Passos simples para se automotivar no trabalho

Será que tem como se automotivar para o trabalho? Afinal, vivemos em uma época que o mercado de trabalho mudou muito e a maioria das pessoas acaba se vendo sozinha para encontrar caminhos e soluções. A boa notícia é que sim, tem como se automotivar. 

Trouxemos aqui passos importantes para encontrar essas respostas. Você vai ver que não é preciso de muito para isso. Algumas adaptações na sua rotina já podem fazer surtir muito efeito. Veja só como elas são simples, práticas e funcionam.

ANÚNCIO
Passos simples para se automotivar no trabalho
Foto: (reprodução/internet)

Encontre estímulos

Você sabia que existem vários estímulos que você pode usar no seu dia a dia para se automotivar no trabalho? Por exemplo, ouvir músicas que você gosta é um deles. Isso está comprovado em estudo e pesquisas, ok? Por isso, faz todo sentido.

Passos simples para se automotivar no trabalho
Foto: (reprodução/internet)

Além da música, exercícios físicos também são ótimos estímulos. Outros exemplos passam pelo lazer de um modo geral, o que pode incluir leituras, confraternizações e muito mais. O ideal é que você se estimule o tempo que for possível.

O cérebro acaba funcionando melhor. Na prática é assim mesmo que funciona. Com o cérebro estimulado, você tem mais agilidade e mais assertividade nas tomadas de decisões. Só não se esqueça de que deve também ter um tempo de descanso para o seu cérebro, hein. 

Tenha hobbies

Para complementar o que acabamos de falar acima, considere que os hobbies entram aqui como dica valiosa para se motivar no trabalho. Ué, mas como usar hobbies para a motivação no trabalho? É isso mesmo, amigos. E você vai entender.

Passos simples para se automotivar no trabalho
Foto: (reprodução/internet)

Sabia que encontrar tempo livre para fazer o que você gosta vai influenciar todas as áreas da sua vida? Então, trabalhar das 6 horas da manhã até 18 horas da tarde e entregar o seu melhor resultado pode ser bom sim. Mas quando é que você vai fazer o que gosta de verdade?

Nós não estamos falando que você não gosta do seu trabalho. No entanto, a ideia do lazer é bem diferente. Por isso, o hobby vale a pena para você “esvaziar” a cabeça e isso é bem motivador e evita o desânimo. Então, bora praticar sobre os seus hobbies?

Busque o conhecimento

Esse talvez seja o ponto mais curioso desse artigo. Pouca gente sabe, mas saber fazer algo é bastante estimulante e motivador. Então, mesmo que você não saiba fazer, então, busque o conhecimento para isso. Aliás, vá além do você deve fazer no trabalho.

Passos simples para se automotivar no trabalho
Foto: (reprodução/internet)

Não entendeu? Calma, vamos por partes. Entrar em uma sala de faculdade pode não ser tão estimulante como parece. No entanto, conseguir resolver um problema de alguém é, você não concorda? Então, como é que se faz isso? Com conhecimento. 

O conhecimento, por sinal, vai além da faculdade e da sala de aula. Você adquire com experiência, em um bate-papo com amigos, nas palestras online, avaliando os comportamentos das pessoas, entendendo a teoria das coisas e tudo mais. 

Encontre um propósito

Essa é uma boa dica para quem quer se automotivar em qualquer situação, inclusive, no trabalho. A ideia é que o propósito possa ser algo que faça ver sentido em algo. Especialistas falam em motivo certo para se encontrar no trabalho, como subir de carreira ou ganhar mais.

Passos simples para se automotivar no trabalho
Foto: (reprodução/internet)

É comum que os mais jovens sonhem em conseguir cargos mais altos e, de fato, isso pode ser um fator motivador. Só que muito além de pensar na ascensão, uma ideia pode ser a de encontrar propósitos para além do trabalho, como uma aposentadoria precoce. 

Sendo assim, a partir disso se cria as metas ou objetivos de curto, médio e longo prazo. Por exemplo, pode ser trabalhar mais agora para conseguir a liberdade de trabalhar metade do tempo depois. É um propósito bacana, você não acha?

 Pense em como conseguir recompensas

Esse tópico não poderia faltar em alguma parte do texto. Afinal, você acha que tem algo mais motivador do que receber um bônus no fim do mês pelo bom trabalho feito? Então, busque recompensas e não fique preso apenas a questão financeira, hein.

Passos simples para se automotivar no trabalho
Foto: (reprodução/internet)

Tente observar também quantas pessoas mudaram de vida a partir do seu conhecimento. Veja quantas empresas foram para frente porque você apresentou soluções. Saiba ver o sorriso da pessoa que ajudou. Isso pode valer como uma recompensa diária incrível.

A gente sabe que esse tipo de recompensa não paga as contas. Por outro lado, é algo que motiva. E motiva você a continuar trabalhando e a trabalhar cada vez melhor. Então, observe esses detalhes e pense em recompensas além do dinheiro. Combinado?

Ame desafios

O desafio é diferente do propósito, ok. Assim, deve-se sempre ter um propósito no trabalho, mas também é bacana criar desafios. Os desafios podem ser periódicos também, como diários ou semanais, mensais ou anuais. E você já vai entender isso.

Passos simples para se automotivar no trabalho
Foto: (reprodução/internet)

O desafio é o que vai fazer com que a pessoa queira sempre fazer algo que está fora do que é comum de acontecer. Vamos a um exemplo. Para quem treina todos os dias, um desafio pode fazer um treino diferente algum dia da semana ou no fim de semana. 

Essa ideia de se desafiar é muito estimulante. No trabalho também deve ser. Então, ainda mais se o seu trabalho é sempre muito parecido, todos os dias da semana, considere criar novos desafios sempre, seja bater uma meta ou aprender algo novo também. 

Corra atrás dos resultados

Outra forma de buscar estímulos para motivação no trabalho é você sempre verificar os seus resultados. Isso pode mostrar como dar duro no trabalho essa semana foi interessante porque gerou mais resultado. Então, considere isso.

Passos simples para se automotivar no trabalho
Foto: (reprodução/internet)

Sendo assim, use métodos diferentes para esse tipo de avaliação. Você pode ter aquela sua planilha de controle de vendas, por exemplo. Essa é uma ideia. Só que pensar fora da caixa também é legal. E a gente explica mais disso. Veja só como é que funciona.

Saiba que pode medir resultados de outras formas. Por exemplo, contabilizar o número de pessoas que você ajudou. A quantidade de horas que passou sem se estressar. Ou até mesmo o quanto ajudou a empresa a economizar com medidas simples. 

A importância da motivação

Já parou para pensar que você pode ser a motivação de alguém? Mais do que isso, saiba que ao fazer isso, você acaba se motivando também. Então, sempre que for possível seja sim um exemplo, alguém que é visto pelos outros como um exemplo. 

Passos simples para se automotivar no trabalho
Foto: (reprodução/internet)

Aliás, para isso, não precisa ser alguém com muita experiência ou anos de carreira. No mercado de trabalho atual nem sempre o saber fazer bem feito é o que mais importa. Mas líderes podem ser vistos de todos os ângulos. Então, seja um líder.

Isso será motivador de forma consequente. Você vai notar que isso pode ser algo até mesmo mais importante do que ser aquela pessoa que tem o salário mais alto da empresa. Essa pessoa é visada, mas nem sempre vai ser uma motivação para todo mundo.

Ter uma inspiração pode motivar

Se por um lado você pode ser a pessoa que motiva outras, de outro também pode buscar referências no mercado de trabalho. Observe e estude aqueles profissionais que fazem do jeito que acha que é o melhor. Inspire-se neles.

Passos simples para se automotivar no trabalho
Foto: (reprodução/internet)

A inspiração não é copiar o que eles fazem, está bem? Mas entender o processo e a trajetória deles porque isso pode ensinar muito para você. No Brasil e no mundo há histórias de empreendedores que inspiram e você com certeza já ouviu falar de alguma.

Veja só. Ao ver um filme de inspiração na Netflix no domingo a noite é bem possível que na segunda-feira de manhã você esteja mais “animado” para trabalhar e buscar os resultados. Porque isso é motivador. Então, faça isso mais vezes, entendeu?

Evite a comparação

Só para não ficar com dúvidas, saiba que uma coisa é se inspirar e outra é sobre se comparar. Cuidado para não se comparar com alguém que começou a trilhar o próprio caminho há muito mais tempo do que você. Por isso, é um erro.

Passos simples para se automotivar no trabalho
Foto: (reprodução/internet)

Uma boa dica para isso é se comparar consigo mesmo, sempre observando o seu avanço ao longo do tempo. A gente explica, veja. Uma coisa é sobre se inspirar naquela pessoa que grava vídeos de forma muito natural, o que é um sucesso.

Outra coisa é você ver o quanto você melhorou desde gravou o primeiro vídeo. Isso é muito melhor do que se comparar com essa pessoa que te inspirou. Até mesmo porque você não tem que fazer como ela, né. Então, faça esse tiop de autoanálise.

Mantenha a positividade 

Pode parecer bobagem. Mas não é. Considere que a positividade também é um dos sentimentos que se pode ter que mais motivam as pessoas em quaisquer lugares do mundo, inclusive, no trabalho. Então, sempre tente pensar positivo sobre algo. 

Passos simples para se automotivar no trabalho
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, cuidado. Porque a ideia não é que você seja alguém fora da realidade. Mas, não é! A positividade é algo que vai fazer você sempre visar os melhores resultados e pensar nas melhores ações. Ser positivo é ver a metade do copo meio cheio.

Ah e para quem tem dúvidas sobre como conseguir encontrar a sua positividade, algumas dicas funcionam bem: procure os seus pontos fortes, trabalhe o seu inconsciente e mantenha contato com pessoas positivas (veja mais disso no último tópico). 

Saiba o que pode desanimar

Para fechar o texto, considere que entender e aceitar o que desanima no  trabalho também pode ser uma boa resposta para se manter motivado. Se está em um lugar que não gosta, possivelmente, vai se desmotivar mais rapidamente. 

O mesmo vale para quem trabalha fazendo algo que não gosta. Você já ouviu falar de pessoas tóxicas? Isso também pode ser algo desanimador para você. Então, a saída é sobre fazer aquela faxina de toxicidade no seu trabalho, entendeu?

ANÚNCIO