Profissões do amanhã: o que esperar dos próximos 10 anos?

ANÚNCIO

O mercado de trabalho mudou muito nos últimos anos? Profissões sumiram, outras surgiram e o que devemos esperar do amanhã? Você lembra das vídeo locadoras? Atualmente, até mesmo para comprar está difícil de encontrar um DVD.

Encontrar um emprego hoje já não está tão fácil. Mas, como se preparar para as profissões do futuro? Se muito do que existe hoje não existia há 10 anos, o que esperar para a próxima década já que tudo tem mudado com ainda mais velocidade?

ANÚNCIO

Se você está pensando em como se preparar para o mercado do futuro, precisa estar atento às mudanças que têm acontecido. Por exemplo, provavelmente a quantidade de caixas de banco diminuam drasticamente, já que os bancos digitais têm ganhado espaço no mercado.

profissões do amanhã
Foto: (reprodução/internet)

Você está preparado para as mudanças que estão acontecendo e para aquelas que ainda estão por vir?

Antes de olhar para o amanhã, vamos olhar o hoje?

O que se tem visto atualmente é um crescimento constante no uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs). Não é à toa que hoje muitas empresas já adotam home office, compartilham documentos com colaboradores espalhados pelo mundo etc.

ANÚNCIO

A verdade é que a distância não é mais uma barreira, nem para a venda, nem para reuniões. Enfim, praticamente tudo já pode ser feito à distância e por meios digitais. Assim como o espaço físico para arquivos está quase se tornando opcional, até a CNH você pode ter no celular!

Isso é a transformação digital. Até mesmo mercados tradicionais, como os bancos e taxistas estão sendo ameaçados. Um exemplo de ameaça aos bancos digitais é o Banco Inter e quanto aos taxistas, não podemos deixar de mencionar o Uber.

Profissões do amanhã: o que esperar dos próximos 10 anos?
Foto: (reprodução/internet)

Produtos e serviços também estão em evolução

Os produtos também estão mudando e muitos passaram para o formato digital, como é o caso dos DVDs citados anteriormente. Além disso, vale lembrar também os livros físicos que estão sendo substituídos por ebooks e outros.

Há 10 anos, você pensaria que fazer vídeos para o YouTube seria uma fonte de renda ou que poderia usar suas redes sociais para ganhar dinheiro? Aliás, há 10 anos você imaginaria que o Orkut ia acabar?

Pois é, tudo está mudando cada vez mais rápido e o ideal é estar sempre atento, principalmente, às inovações tecnológicas. Atualmente, um cientista de dados ganha mais ou menos uns R$ 6.000,00 por mês, e a tendência é que profissionais da área de TI sejam cada vez mais requisitados pelas organizações!

Uma curiosidade é que a maior rede de hospedagem do mundo não possui nem um único quarto, isso, a Airbnb não possui nenhum quarto. A maior empresa de transporte não tem nenhum carro, afinal, os carros que rodam pela Uber não são dela.

Profissões do amanhã: o que esperar dos próximos 10 anos?
Foto: (reprodução/internet)

Quais as profissões do amanhã?

Diante disso, o que está ficando mais evidente é que as profissões que irão dominar o mercado na próxima década são, especialmente, aquelas ligadas à área de tecnologias e informações, os profissionais de TI. Algumas dessas profissões:

  • Sherlock Holmes, ou quase isso: na realidade, a profissão que eu quero falar é de Detetive de Dados. O detetive de dados é responsável por investigar quais as informações que os dados colhidos trazem. Para isso, é importante que você tenha bons conhecimentos sobre finanças, matemática e data science;
  • Facilitador de TI: é aquele que explora as tendências digitais e cria uma plataforma self-service, onde os usuários podem construir seus próprios ambientes colaborativos (assistentes virtuais). Além de ter conhecimento em informática, ser bom de comunicação e com liderarança é importante também;
  • Oficial de ética de sourcing: para isso você não vai precisar ser bom em matemática. A função do oficial de ética é investigar, acompanhar e negociar acordos de bens e serviços. É necessário ter experiência com ética em ambientes corporativos, habilidades interpessoais e de comunicação, além de trabalhar bem em grupo;
  • Técnico de saúde assistida por IA (Inteligência Artificial): responsável por examinar, diagnosticar e administrar tratamentos apropriados para pacientes. Isso tudo é possível com a ajuda da tecnologia e médicos “presentes” de forma remota. Para essa profissão é necessário ter formação em enfermagem;
  • Coach: também é uma profissão que, ao que tudo indica, será uma do futuro. Para isso é importante que ter um conhecimento da área em que está atuando como coaching: caso seja financeiro, é necessário ter conhecimento em finanças por exemplo.
Profissões do amanhã: o que esperar dos próximos 10 anos?
Foto: (reprodução/internet)

Ainda há muitas outras profissões do futuro, especialmente na área da ciber-genética e saúde. Mas, o que realmente é um ponto comum em praticamente todas, é a necessidade de conhecimento em TI. 

Habilidades necessárias para o futuro 

Entre as principais habilidades que serão necessárias para os profissionais do futuro estão:

  • Flexibilidade cognitiva: isso é, basicamente, ser cabeça aberta no sentido de ter um pensamento flexível;
  • Empatia: colocar-se no lugar do outro também é algo necessário;
  • Perfil analítico: com o tanto de dados gerados, é importante saber analisar para filtrar os que realmente são importantes para a organização;
  • Pensamento crítico;
  • Conhecimentos tecnológicos.

Conclusão

Em meio a transformação digital que estamos vivendo, é importante também estar sempre atualizado. Isso porque como visto anteriormente, a maioria das profissões do futuro envolvem conhecimento tecnológico (e também técnico). Então o interesse é ir se aprofundando na tecnologia, seja no computador, tablet ou celular e ir trabalhando de preferência, na internet.

E você, já está se preparando para as profissões do amanhã?

ANÚNCIO