Você sabia que, atualmente, os recrutadores pesquisam as redes sociais dos candidatos? Pois é! A rede que é mais pesquisada por eles é o Instagram. Muitos funcionários ainda tentam disfarçar dos seus empregadores quem são na internet. Mas, existem aqueles que conseguem arrumar um novo emprego graças aos seus perfis nesse tipo de site.
Algumas empresas entram nos perfis dos candidatos para conhecer seus valores, seu estilo de vida e sua atividade profissional. É por isso que o Instagram está cada vez mais valorizado pelos recrutadores. Trata-se da rede social mais visual, na qual há uma abundância de fotos e vídeos.
Existem algumas pessoas que conseguem arrumar um novo emprego graças aos seus perfis nesse tipo de site. Para os especialistas, a plataforma significa uma grande quantidade de informação sobre os candidatos, seja para poder conhecer seus valores, como também para poder determinar se seu perfil é adequado para a companhia.
Ao passo que, para os usuários, o Instagram serve como canal para mostrar habilidades, conhecimentos e destrezas. A seguir, selecionamos algumas dicas bem interessantes para você conseguir entrar ou voltar para o mercado de trabalho, através dos seus perfis virtuais na internet.
Nome de usuário
O seu nome de usuário deve ser profissional, sem apelidos ou brincadeiras feitas pelos seus amigos. Uma dica válida é adicionar a sua profissão no seu nome de usuário.
Biografia
Crie uma biografia curta que diga quais são os seus objetivos, as suas especialidades e o que você gosta de fazer. O olhar dos recrutadores vão se voltar para você.
Redes sociais
Conecte a sua conta do Instagram às outras redes sociais, como o Facebook e o LinkedIn. Assim, será mais fácil para os recrutadores encontrarem as suas outras páginas e contatos.
Conteúdo
Agora que a sua conta está devidamente preparada, é hora de trabalhar no conteúdo. Evite fotos constrangedoras e tente manter a sua imagem online profissional. Você pode até adicionar fotos ou vídeos enquanto trabalha ou montar um portfólio por meio do Instagram.
Informações buscadas pelos recrutadores
Pessoas que possam dar referências sobre você
Ao acessar o seu perfil, os recrutadores podem pesquisar na sua lista de amigos, quem são os mais próximos, identificando-os através das suas fotos e comentários frequentes. Ao identificar essas pessoas, eles fazem perguntas específicas sobre suas referências pessoais, valores e principalmente perguntas sobre o seu caráter.
Sua experiência e histórico profissional
Quando entram no seu perfil, a primeira informação disponível é a sua biografia, portanto, seja claro nas especificações sobre quem é você e como você enxerga a vida.
Comportamento, conteúdo, escrita…
Nas suas postagens, é muito fácil identificar se você é respeitoso, se tem o comportamento procurado pela empresa e se é uma pessoa centrada. Também, para temas mais específicos, eles olham se o seu perfil se encaixa no que é procurado pela empresa.
Um exemplo disso são as empresas que trabalham com moda. O perfil procurado é o de garotas estilosas e que postam fotos rotineiramente. Afinal, essas são características marcantes em um profissional desta área.
Alguns recrutadores contam que já houveram casos em que candidatos foram desclassificados na fase final do processo de seleção, exatamente nessa etapa da “investigação das redes sociais”.
Conclusão
Para serem efetivamente benéficas aos usuários, é importante seguir uma conduta positiva nas redes sociais. Portanto, com essas informações, podemos perceber que o nosso perfil online diz muito sobre nós. Por isso, é necessário ser realista e bem expressivo, somente dessa forma será uma ferramenta positiva.