Saiba como encontrar vagas de emprego no InfoJobs

Procurar uma vaga de emprego nunca foi tão fácil, depois da evolução da internet e das plataformas voltadas para o recrutamento e seleção de profissionais. Hoje em dia, é possível enviar o currículo online sem a necessidade de sair de casa e entregá-lo nas empresas.

Uma das plataformas mais conhecidas para “vender o peixe” é o Linkedin. A maioria dos profissionais têm utilizado o aplicativo para apresentar seu histórico no mercado de trabalho. Além dele, a página InfoJobs é bastante conhecida para busca de empregos em inúmeras companhias do país com diversas opções de cargos e locais de atuação. 

Saiba como encontrar vagas de emprego no InfoJobs
Fonte: (Reprodução/Internet)

Confira o que nossos leitores vão encontrar neste post:

  • Como procurar emprego pelo celular;
  • Dicas para não errar na hora de fazer o currículo;
  • Passo a passo para encontrar vaga no InfoJobs;
  • Como enviar o currículo.

Dicas para encontrar emprego usando o celular

Para otimizar o tempo, por que não procurar emprego pelo celular? Afinal, isso ajuda a otimizar tempo e facilita muito a vida dos profissionais que procuram novas oportunidades no mercado de trabalho. A primeira forma de melhorar sua busca é encontrar a plataforma ideal para você e que atenda as expectativas.

Saiba como encontrar vagas de emprego no InfoJobs
Fonte: (Reprodução/Internet)

Com aplicativos, o interessado consegue procurar as vagas de emprego e se candidatar quando quiser e de onde estiver. A praticidade dessas ferramentas também é um ponto atrativo, tendo em vista que é possível acompanhar todo o processo seletivo e fazer qualquer alteração no currículo dentro de poucos minutos. 

Sem contar que ao ativar a função de receber notificações, o usuário fica por dentro de todas as oportunidades que se encaixem dentro do seu perfil profissional. Assim que abrir uma nova vaga, ele é avisado podendo acompanhar quando quiser as publicações do app com alguns cliques. 

Mantenha o currículo atualizado

É primordial que os profissionais mantenham seu currículo atualizado para atrair a atenção do recrutador. Afinal, hoje em dia a concorrência é grande para o mesmo cargo. Por isso, você tem que pensar qual o currículo perfeito para as empresas e para aquela função específica. 

Invista em colocar palavras-chaves relacionadas à área que esteja procurando no currículo. Suponhamos que uma determinada empresa esteja buscando por profissionais de programação dentro da Tecnologia da Informação (TI), consequentemente o recrutador irá procurar termos relacionados a esse cargo. 

Logo, caso opte em procurar emprego pelos aplicativos, lembre-se de ser específico nas informações. Além disso, estará ajudando o empregador a identificar quem é o profissional que ele está buscando. Não adianta ter um currículo cheio de dados, mas nenhum deles estar relacionado às funções que serão exercidas. 

Use as mídias sociais 

Em tempos de internet é uma questão de necessidade saber utilizar as mídias sociais ao seu favor. Pode parecer besteira, mas é importante para todo o profissional alinhar o seu perfil das plataformas de comunicação com a sua profissão. Talvez algumas pensem: Ah, mas o profissional não tem nada a ver com o pessoal. É nesse pensamento que se encontra o erro. 

Saiba como encontrar vagas de emprego no InfoJobs
Fonte: (Reprodução/Internet)

Engana-se quem pensa que os recrutadores avaliam apenas o currículo. Durante a entrevista, eles estudam o comportamento do entrevistado e até mesmo suas redes sociais. Inclusive, os perfis bagunçados podem prejudicar a imagem do candidato e pesar na sua desclassificação. 

Dicas simples podem ajudar nisso, como não fazer publicações polêmicas, seja em textos ou fotos. Caso queira compartilhar alguma opinião sobre assuntos em alta, faça no privado ou num grupo com pessoas próximas. Também, escolha uma foto que mostre bem o seu rosto para deixar como imagem principal do perfil.

Participe de comunidades no aplicativo 

É comum que os aplicativos de busca de empregos conte com um grupo específico para informar os usuários. Diariamente, as vagas disponíveis são publicadas bem como outras informações. No InfoJobs, por exemplo, o profissional pode participar da comunidade no Facebook. Recursos como esse podem ajudar a estar na frente de outros concorrentes. 

Quais erros não cometer ao fazer o currículo 

O currículo é uma peça fundamental para pessoas que desejam encontrar um emprego. Junto com a entrevista, ele é uma ferramenta que pode decidir a classificação do candidato. Por este motivo, alguns erros precisam ser evitados na hora de elaborá-lo, já que sem uma boa primeira impressão dificilmente o candidato passará para as próximas etapas do processo seletivo. 

Saiba como encontrar vagas de emprego no InfoJobs
Fonte: (Reprodução/Internet)

Então, o primeiro equívoco que os profissionais devem fugir é cometer erros gramaticais ou ortográficos. Certifique-se de que o seu currículo está devidamente escrito, pois errar o português é algo que jamais pode acontecer se a sua intenção é chamar atenção positivamente do recrutador. Lembrando que cada detalhe conta, tanto na escrita quanto na fala. 

Outro ponto que pode deixar o empregador incomodado ao ter contato com o currículo é uma má formatação. Claro que o documento não precisa ser um trabalho de conclusão de curso, mas algumas tradições precisam ser mantidas como optar pelas fontes Times New Roman ou Arial na hora de escrevê-lo. 

Dicas extras 

Ainda, não esqueça de deixar o arquivo em um formato que seja fácil de abrir como ficheiro PDF ou documento no Word. Facilite o máximo a vida de quem vai analisar o currículo para não causar uma má impressão e já começar com um ponto negativo na empresa. 

Também, evite inserir informações falsas ou erradas no currículo como por exemplo datas, cursos, histórias que não condizem com a verdade. Tenha certeza que os dados serão investigados pelo recrutador, caso inclua informações mentirosas isso pode gerar a desclassificação logo na primeira etapa do processo seletivo. 

Garanta que o e-mail e telefone estão corretos para a empresa entrar em contato. Já pensou perder uma oportunidade de emprego por não ter informado o contato certo. Última dica: evite colocar expectativas salariais no currículo caso não queira ser desclassificado. O ideal é esperar a entrevista para saber quanto o empregador deseja oferecer e, se possível, negociar.

Tutorial para encontrar vagas de emprego no InfoJobs

O InfoJobs, junto com Catho e Vagas, é uma das páginas mais populares para procurar uma vaga de emprego facilitando a vida dos profissionais que querem encontrar uma oportunidade sem precisar sair de casa para distribuir currículos. 

Saiba como encontrar vagas de emprego no InfoJobs
Fonte: (Reprodução/Internet)

Para se candidatar é simples, basta clicar aqui para abrir o site e seguir as demais instruções. Ao navegar pela página, verá um campo escrito “Digite cargo ou área profissional” e outro campo “ Todo o Brasil”. Neste momento, é hora de selecionar qual a o cargo que está procurando e qual é a cidade que deseja atuar. 

Caso deseje saber sobre quais empresas trabalham em parceria com a plataforma basta descer um pouco a página. Dentre as empresas com vagas disponíveis estão Grupo Big, Fast Show, Assaí Atacadista, Indigo e Workon. Ao todo, existem 201.817 vagas disponíveis no momento.

Próximos passos  

Logo na tele inicial, é possível encontrar algumas das vagas que estão em abertos. Atualmente os caros de Gerente de Transportes, Gerente Financeiro, Vendedor, Coordenador Comercial e Psicóloga constam como disponíveis no InfoJobs. Suponhamos que tenha escolhido Gerente Financeiro. 

Assim que clicar na opção que deseja, será direcionado a uma tela com todas as informações sobre a vaga. Neste caso em específico, o candidato que participar do processo seletivo irá disputar pelo cargo de Gerente Financeiro na multinacional RH Brasil com salário bruto de R$ 8.000.

Logo abaixo, ficam todas as descrições do cargo. No exemplo citado, o candidato precisa apresentar especialização em Economia, Finanças ou Contabilidade, ter formação acadêmica em Administração ou Ciências Contábeis e pós graduação nessas áreas. Ainda, as atividades são voltadas para coordenação das áreas contábil, financeira e administrativa. 

Como cadastrar o currículo 

Antes de cadastrar o currículo online, fique atento à página de descrição do cargo pois lá consta ainda as exigências para estar qualificado para participar do processo seletivo e quais são os benefícios extras de cada função. O gerente financeiro deve ter ensino superior, inglês intermediário, veículo próprio e carteira de habilitação categoria B. 

Saiba como encontrar vagas de emprego no InfoJobs
Fonte: (Reprodução/Internet)

Quanto aos benefícios, esse cargo tem direito à assistência odontológica, assistência médica, cesta básica, auxílio farmácia, seguro de vida e participação nos lucros. Agora, vamos ao que interessa! Independente do cargo que você escolha, irá aparecer na página o cargo o campo na cor laranja “Candidatar-se” no campo direito da tela. 

Em letras bem pequenas, a página informa quantas pessoas estão se candidatando à vaga. A título de exemplo, para Gerente Financeiro são 50 candidaturas. Para se candidatar, é necessário fazer um cadastro no InfoJobs informando nome completo, e-mail, CEP, cargo desejado e criar uma senha. 

Passo a passo 

Após fazer o cadastro, o site irá direcionar o candidato para uma ficha de preenchimento online em que todos os dados solicitados precisam ser informados. Confira quais são eles:

  • CPF
  • Descrição breve das habilidades, planos futuros e interesses;
  • Telefone;
  • Data de nascimento;
  • Se deseja receber mensagem via WhatsApp;
  • Estado Civil
  • Se é pessoa com deficiência;
  • Sexo;
  • Formação acadêmica;
  • Experiências Profissionais.

Além dessas informações, a depender do cargo será perguntando se possui conhecimentos de informática nas áreas de programação, sistemas operacionais, aplicações de escritório ou banco de dados. Por isso é bom reforçar esses detalhes no currículo. Ainda, os objetivos profissionais deverão ser preenchidos como jornada, nível hierárquico, tipo de contratação e pretensão salarial. 

No final da página, você irá se deparar com o campo “Guardar CV” e é nele que o anexo do currículo deverá ser feito. Lembrando que só será possível anexá-lo após o preenchimento de todos os campos anteriores. É imprescindível informar todos os dados para que a candidatura seja feita. 

Como procurar a vaga certa

Por fim, separamos uma dica muito importante para quem deseja acertar na hora de encontrar uma oportunidade no mercado de trabalho pela internet. Fique de olho em propostas falsas com vagas muito genéricas e anúncios de emprego com erros de ortografia. Desconfie também se o site é desconhecido pelo público ou não possui qualquer avaliação. 

Além disso, tenha o pé atrás com ofertas com salários estranhamente altos em que é preciso pagar para fazer parte do processo seletivo. Não informe qualquer dado pessoal e nem envie documentos sem se certificar da confiabilidade da página.