Tecnologia facilita na hora de procurar um emprego

Há um bom tempo atrás, era muito comum recorrer aos famosos anúncios classificados em jornais. Nestas publicidades, era possível encontrar inúmeros tipos de coisas, mas, o que todo mundo queria saber mesmo era sobre as vagas de emprego. Mas, com a tecnologia, esta realidade mudou.

Atualmente, com a evolução dos meios de comunicação, a missão de encontrar um emprego se tornou muito mais simples. O avanço foi tão grande que não apenas quem quer trabalhar pode ir atrás de uma empresa, como o contrário também é verdadeiro. Por meio de redes sociais, é muito comum as grandes companhias avaliarem perfis em busca de novos funcionários.

tecnologia
Foto: (reprodução/internet)

Quer saber mais? A seguir, queremos te falar mais a respeito. Vamos te mostrar como a tecnologia conseguiu tornar mais simples este processo e como você pode se utilizar disso em sua vida profissional!

Tecnologia possibilita o ‘match do emprego’

É exatamente do mesmo jeito que você está pensando, assim como no famoso aplicativo de relacionamento, o Tinder. Assim como a maneira de ir em busca de um emprego mudou, a divulgação de postos de trabalho disponíveis também está diferenciada.

Na melhoria deste processo, a grande responsável é a tecnologia. Afinal, quando se estabelece uma conexão online, é possível demonstrar um perfil que pode ser exatamente o que um patrão está procurando. Da mesma forma, as empresas podem demonstrar suas culturas com mais precisão, assim como especificar bem o que está buscando para a sua equipe.

ANÚNCIO

Além da facilidade de busca e divulgação, o encurtamento da distâncias também é uma vantagem. Ao invés de ficar limitado às oportunidades que estão sendo ofertadas em uma determinada cidade ou região, por que não olhar o que outros Estados e até países têm para oferecer?

Um caso real

O portal GazetaOnline colheu alguns relatos de pessoas que viveram essa experiência e hoje estão super bem, profissionalmente falando. O primeiro caso foi o do jornalista Leonardo Nunes, de apenas 37 anos. Através da rede LinkedIn, Leonardo ficou sabendo de uma oportunidade para trabalhar como coordenador regional de comunicação da Pró-Saúde.

Mas, naquele momento, ele estava morando na cidade de Vitória. A vaga, por sua vez, seria para trabalhar na capital do Pará, em Belém. Graças à tecnologia e à rede de conexões que o LinkedIn oferece, essa distância não foi um problema.

“Eu trabalho com comunicação. É minha obrigação diária acompanhar os noticiários e os debates nas redes sociais. E justamente, em uma destas plataformas, eu vi uma oportunidade profissional que me chamou a atenção por ser um cargo de gestão. Fiz uma pós-graduação e uma MBA para justamente atuar nesta função, mas sempre soube que era um passo de cada vez. Pensei, chegou o momento”

Nunes também conta como a rede social foi fundamental neste processo de realização de um sonho.

“Jamais imaginei sair de Vitória e vir para Belém. Nas grandes empresas, vejo que esse é um movimento natural com bons gestores e me esforço para entrar neste time. Aqui tenho experiências únicas.”

Saiba como utilizar a tecnologia a seu favor

No caso relatado acima, a rede utilizada foi o LinkedIn. No entanto, esta não é a única plataforma que pode viabilizar isso para você. Abaixo, listaremos algumas opções para você ficar atento a partir de agora.

Facebook

Através de grupos ou em suas próprias páginas oficiais, as empresas costumam divulgar as vagas que estão em aberto. Por isso, siga aquelas que você tem interesse em trabalhar e fique sempre atento às notícias publicadas nos perfis.

Google

Este motor de buscar não serve apenas para pesquisas sobre curiosidades ou trabalhos de escola. Seja inteligente, utilize esta tecnologia a seu favor e procure pelas vagas que está interessado através da própria caixa de busca.

Aplicativos

Na loja de aplicativos do seu smartphone, você poderá instalar plataformas como o Vagas, Infojobs, Indeed, Catho, Get Ninjas, Sine Fácil e TAQE. Nelas, diariamente, são publicadas oportunidades de emprego, cabe a você procurar o que mais se encaixa com a sua realidade e se candidatar.

ANÚNCIO