Os jovens e os idosos são as pessoas que mais tem dificuldade em se inserir no mercado de trabalho. No caso dos jovens o que mais pesa é a falta de experiência ou cursos na área ao qual desejam atuar. De acordo com uma pesquisa divulgada IPEA, a taxa de desemprego no Brasil está em torno de 11%, entre os jovens o valor aumenta para 26%.
Já para os idosos essa situação é um pouco mais complicada, isso porque a maioria das empresas não contratam profissionais com uma idade avançada pela falta de aptidão física para desenvolver as funções. As organizações entretanto, não levam em consideração a capacitação e experiência da maioria deles.
O Governo Federal lançou em novembro de 2019, uma série de medidas para facilitar o acesso dessa categoria ao mercado de trabalho. O intuito é inserir cada vez mais jovens e idosos no ramo de empregadores.
Se você se encaixa em alguma dessas categorias, fique atento aos detalhes do plano do Governo.
Conheça o plano do Governo
A ideia do Governo é diminuir as taxas pagas pelos empregadores, caso eles contratem jovens de 18 a 29 anos ou pessoas com idade acima de 55 anos. Alguns técnicos que analisaram a situação, afirmam que o FGTS cairá de 8% para 2%, esse e outros benefícios, terão uma duração de 2 anos.
Um risco que estaria previsto para ocorrer é que, alguns empregadores poderiam tentar fazer a substituição de alguns funcionários só para se beneficiar das medidas. Contudo, o Governo já disponibilizará medidas para que isso não ocorra. Conhecido como "Verde e Amarelo", o programa visa ampliar a força de trabalho das empresas.
As medidas preliminares do programa
Existem algumas medidas preliminares anunciadas e vamos comentar sobre algumas delas aqui. Em primeiro lugar, a ideia é gerar capacitação. Para isso existirá uma parceria entre o Governo e algumas instituições privadas que trabalham com capacitação profissional.
Estendida para todo o território nacional e tendo validade de dois anos por contrato, o outro objetivo do plano é evitar a demissão dos trabalhadores e consequentemente, a contratação de mão de obra mais barata.
Há também um microcrédito para os brasileiros
Também foi implementado um programa de microcrédito para famílias baixa renda e para pessoas que não possuem acesso a serviços bancários. Os beneficiários terão acesso a crédito, principalmente se o objetivo for algum tipo de investimento. Há novidades também para os empreendedores individuais e aqueles que atuam em grupos como cooperativas.
Atuando no mercado de maneira formal ou informal, essa categoria poderá abrir uma gratuitamente, e os gastos deverão ser divididos (no caso das contas em grupo) para que se diminua o risco de calote.
Haverá uma ação, para ajudar a recuperar trabalhadores afastados das suas atividades por motivos de doença ou acidente. Logo mais serão anunciados alguns outros detalhes no entanto, vale a pena ficar alerta para poder se beneficiar com algumas dessas medidas. A nova modalidade de contratação será instituída através de uma medida provisória.
Para encontrar uma série de oportunidades de emprego espalhadas pelo Brasil, basta acessar o site "Empregos" e ficar atento aos cargos disponíveis.
Vale a pena participar do programa?
Se você se encaixa em alguns dos perfis mencionados aqui e está em busca de uma nova recolocação profissional, ou gostaria de uma oportunidade para empreender, com certeza vale a pena avaliar as condições do governo.
Lembre-se que em uma jornada profissional, é importante abraçar todas as oportunidades que aparecem, objetivando suas conquistas futuras!