3 dicas para você finalmente conseguir um estágio

É sempre muito comum encontrar um jovem universitário em busca de um estágio. Na verdade, este deve ser o maior objetivo de alguém que está em plena graduação. Afinal, para tudo o que se for fazer no mercado de trabalho, será necessário ter experiência.

Em alguns casos frequentes, até mesmo um estágio de graça é aceito apenas para ter mais prática com aquilo que se está estudando. Porém, às vezes, nem mesmo nesses contratos gratuitos o universitário tem sucesso.

um estágio
Foto: (reprodução/internet)

Para te ajudar a vencer este obstáculo, hoje queremos te dar algumas dicas para finalmente conseguir ser um estagiário. Continue a leitura deste artigo e confira três conselhos que poderão mudar o resto da sua vida profissional.

A avaliação do estágio começa cedo

Antes de tudo, queremos que você compreenda que o seu processo de avaliação começa desde que pisa o pé no seu futuro local de trabalho. Emily Sabaini, que é diretora da Super Estágios e psicóloga, pontua:

“A partir do momento que o estudante entra na empresa, já deve ficar atento. A avaliação começa ali, naquele instante. A entrevista para o programa de estágio deve ser impecável, pois revela muito do profissional que aquela pessoa será no ambiente corporativo”

Com isso, confira agora as dicas concedidas pela própria Emily Sabaini.

1. Esteja atento ao comportamento e às roupas

Tenha certeza de que está formal e apresentável. É importante que a sua vestimenta passe seriedade para quem estiver lhe recrutando. Mas, tenha o cuidado de não parecer mecânico.

Leve o pensamento de que você, como estagiário, estará naquele lugar para suprir uma necessidade existente. Portanto, é preciso que as pessoas sintam segurança na sua postura para saberem que podem contar com você.

Dispense o uso de gírias e mostre um bom domínio da fala, com questionamentos necessários e pontuais. Demonstre o seu interesse em fazer parte do time e contribuir positivamente pela vaga que está sendo ofertada.

2. Faça uma pesquisa sobre a empresa

Antes de ir à entrevista, adquira um pouco de conhecimento sobre o seu futuro local de trabalho. Isso será de suma importância para que a sua fala seja segura, afinal, você saberá exatamente o que dizer em algumas situações.

Entenda bem sobre o segmento de atuação da companhia, aprenda sobre os valores, a visão e a missão. Com isso, será possível demonstrar uma clareza sobre o porquê de estar ali e como você se encaixa com o perfil da empresa.

3. Um estágio requer pontualidade e confiança

Se tem um dia que você não poderá passar da hora é no dia da sua entrevista de estágio. A primeira impressão é a que fica e que fará toda diferença no restante do processo. Ao invés de se atrasar, chegue de 15 a 30 minutos antes do horário marcado e demonstre responsabilidade.

Além da boa impressão que isso irá causar, talvez até seja possível conseguir ter um diálogo informal com o seu recrutador antes da entrevista. A antecedência também lhe proporcionará uma boa ambientalização, de modo que você se sinta à vontade durante o processo.

Vá confiante e seja firme com as suas palavras. Ninguém gosta de trabalhar com uma pessoa que não transmita confiança. Esqueça a pressão de precisar de um estágio para se formar, relaxe e dê o seu melhor.