Como assumir um projeto extenso sem se queimar?

Como assumir um projeto extenso sem se queimar?
Foto: (reprodução/internet)

Sua organização pode estar navegando em águas desconhecidas agora, mas você pode realmente utilizar esta oportunidade para mostrar seu potencial de crescimento.

Assumir um projeto extenso fora de suas responsabilidades do dia-a-dia pode não apenas ajudar sua organização a inovar, mas também dar a você a chance de brilhar como um profissional de ponta. 

No entanto, você não pode beber de um poço vazio, e ainda acreditamos que é possível fazer de 2020 o ano de zero burnout. Nós lhe daremos conselhos sobre como planejar, executar e demonstrar sucesso com um projeto extenso sem se sobrecarregar.

Os elementos-chave de um plano forte

Sua estratégia para executar o projeto deve ser detalhada, mas também dinâmica o suficiente para antecipar possíveis feedback, mudanças e obstáculos. Um dia inesperado cheio de reuniões e prazos que te levam embora de seu projeto de expansão não deve atrapalhar você. 

Elaborar cronogramas e cronogramas de projetos realistas mostrará a seus colegas como você pode integrá-los ao seu dia de trabalho e mantê-lo no caminho certo para que você gerencie seu tempo com eficácia. 

Se, depois de uma inspeção mais detalhada, uma grande iniciativa parecer muito assustadora, você pode escolher projetos de prazo mais curto para lançar mais facilmente. 

Claro, você não pode realizar projetos extensos sozinho. Você precisará incluir pelo menos um consultor de confiança para trabalhar com você para mantê-lo no caminho certo, orientá-lo na direção certa em direção às pessoas e recursos certos e mantê-lo responsável. 

O consultor também pode defender seu projeto em toda a empresa. Identifique essa pessoa e convença-a antes de apresentar sua ideia.

Leia também: 5 razões para procurar emprego regularmente

Como fazer a pergunta?

Primeiro, você precisa de planos sólidos sobre como solicitará o projeto extenso e como executá-lo, incluindo os elementos acima. Quando você conseguir elaborar e comunicar uma estratégia, terá um controle firme de como gastará seu tempo para evitar o esgotamento. Também ajudará a inspirar as partes interessadas a aderir ao seu projeto. 

Ao fazer a pergunta, você precisará declarar o objetivo do projeto imediatamente. Por exemplo, talvez você queira implementar uma iniciativa de serviço comunitário, fazer uma apresentação para um cliente VIP ou organizar um encontro virtual de funcionários. 

Visto que você precisará do tempo, da equipe e dos recursos da empresa, você desejará delinear claramente como seu projeto extenso será valioso para o negócio. 

Os resultados esperados podem ser qualquer coisa, desde métricas de negócios tradicionais, como aumentar a receita, até ganhos mais suaves, como construir relacionamentos externos e internos importantes. Em seguida, justifique por que o projeto é importante para você, e por que você é a pessoa certa para assumir.

É aqui que sua paixão por sua ideia vai brilhar, o que vai ressoar com as pessoas que terão interesse em seu projeto e os deixará entusiasmados com sua ideia.

Como assumir um projeto extenso sem se queimar?
Foto: (reprodução/internet)

Mostre seu sucesso

Para manter o ritmo de sua nova iniciativa, você precisará demonstrar sucesso em intervalos regulares. Isso também permitirá que você demonstre suas capacidades de uma forma que o manterá no radar.

Você pode começar com ‘ganhos rápidos’ – por exemplo, você está apresentando uma nova ferramenta de software e fornece treinamento para sua equipe. 

Outra ideia é comunicar três itens de ação principais a cada semana que você planeja realizar, com base no que aprendeu durante o projeto. Isso manterá seu projeto focado e evitará que você se sinta sobrecarregado. Por fim, sugerimos que você se esforce para entregar em excesso neste projeto. 

Afinal, você está conduzindo uma iniciativa que está fora do escopo de suas responsabilidades principais, exigindo tempo e energia extras. Suas organizações e consultores confiam em você para explorar novos territórios que beneficiarão seus negócios.

Veja também: Como prosperar em sua transição de startup para corporativa?

Ir além irá garantir confiança, destacá-lo como um funcionário excepcional e posicioná-lo para oportunidades de avanço na carreira.

Valorize o processo, não apenas os resultados

Você tem reservas em embarcar neste novo caminho? Adotar uma mentalidade construtiva pode ajudá-lo a desbloquear seu potencial e traçar seu caminho para o sucesso.

Embora cada indivíduo tenha uma mistura de mentalidades fixas e de crescimento, uma mentalidade fixa é mais uma percepção focada em resultados, tudo ou nada – ou seja, se você não alcançar o resultado desejado, você falha.

Uma mentalidade construtiva ajuda a valorizar o processo do que está fazendo, em vez do que se fixar no resultado desejado. Afinal, quando você assume um projeto extenso, está pensando de forma diferente, fazendo networking, aprendendo novas habilidades e aumentando sua visibilidade na organização. 

Quando você deriva o significado de cada etapa, isso o energizará e o impulsionará a fazer maisTambém é importante silenciar seu crítico interno no processo e quebrar o ciclo de negatividade, o que significa que tendemos a lembrar de eventos negativos de maneira mais fácil e específica do que os positivos.

Como assumir um projeto extenso sem se queimar?
Foto: (reprodução/internet)

Para compensar isso, quando você assumir seu projeto de alongamento, mantenha uma lista de algumas coisas positivas que você obteve apenas para seus olhos. 

Talvez você tenha aprendido uma ferramenta de tecnologia que sempre quis, ou fez um novo contato valioso ou teve uma conversa interessante. Quando estiver animado com o que está fazendo, não se sentirá exausto.

Dê uma chance à sua carreira

Quer os resultados sejam conexões valiosas ou visibilidade aprimorada, um projeto extenso pode trampolar sua carreira. Gerenciar estrategicamente seu tempo pode ajudar a evitar o esgotamento. 

Criar e comunicar planos, cronogramas e vitórias irá prepará-lo para um projeto extenso de sucesso que não o levará ao chão. Depois de atingir seus objetivos, você estará em uma ótima posição para negociar seu próximo passo na carreira!

Fique por dentro: Quer um plano estratégico de busca de emprego que funcione? Veja como começar

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec