Quer um plano estratégico de busca de emprego que funcione? Veja como começar

Quer um plano estratégico de busca de emprego que funcione? Veja como começar
Foto: (reprodução/internet)

O seu 2021 inclui uma procura de emprego? Aborde-o como uma campanha militarUm plano de busca de emprego abrangente e bem-sucedido precisa de um ataque direcionado, revisão de dados para se concentrar em estratégias bem-sucedidas e foco na utilização de todas as frentes. 

Veja como construir e executar uma estratégia abrangente de busca de empregos.

ANÚNCIO

Documentar tudo

Não tente manter todas as suas abordagens em sua cabeça – ou simplesmente envie currículos e conte com isso como sua documentação. Você deseja documentar sua divulgação.

Desenvolva uma lista de empresas-alvo. Em seguida, documente quem você contatou, por exemplo, e quando. Você deseja um registro facilmente visualizável (como uma tabela ou planilha), por vários motivos.

Em primeiro lugar, você pode usar vários métodos, como responder a ofertas de empregos, networking e solicitar entrevistas informativas. Você deseja manter a clareza. 

Sua tabela ou planilha deve indicar que tipo de abordagem você usou (postagem, de onde foi a postagem, entrevista informativa, como você fez o contato, atividades do LinkedIn e assim por diante), além de quem você contatou e quando.

Leia também: 9 dicas para manter o foco no trabalho enquanto o mundo cai ao seu redor

Em segundo lugar, cada abordagem exigirá um acompanhamento. Notas de agradecimento para entrevistas, por exemplo, são obrigatórias (e uma oportunidade valiosa de reiterar suas principais qualificações e entusiasmo pelo cargo). 

Documente quando você enviar um. (Eles devem ser enviados o mais rápido possível e, certamente, dentro de 24 horas após a entrevista.)

Algumas abordagens podem exigir outros acompanhamentos. E se um contato de rede indicar que eles podem estar contratando vários meses depois? Documente esse fato e, sim, entre em contato assim que chegar a hora. Sem uma documentação e estratégia de acompanhamento que funcione para você, isso pode escapar de sua mente.

Terceiro, use sua tabela / planilha de documentação para relacionar as respostas. Quantas respostas a ofertas de empregos você está recebendo, por exemplo? Quantas entrevistas levam a uma segunda (ou terceira) entrevista? Com que frequência as solicitações do LinkedIn para entrevistas informativas levam a uma?

Quer um plano estratégico de busca de emprego que funcione? Veja como começar
Foto: (reprodução/internet)

Analise seus dados sobre abordagens. Descubra suas estratégias mais eficazes. Digamos que COVID o levou a sair do setor em que tradicionalmente trabalhou.

As abordagens no novo setor estão funcionando? Você está recebendo respostas? Nesse caso, acerte com mais força as estratégias de sucesso. Caso contrário, pode ser hora de redefinir estratégias.

Organize e rastreie seus ativos de aplicativos

Cada pesquisa de emprego inclui vários ativos de aplicativo, como currículos e cartas de apresentação. Cada um deve ser personalizado para a posição específica. Sua tabela ou planilha deve incluir quando você enviou um currículo e uma carta de apresentação.

As melhores práticas incluem a criação de um arquivo para cada currículo e carta de apresentação enviada, com o nome da empresa ou pessoa a quem foi enviada. 

Se você receber um pedido de entrevista, é uma boa ideia revisar seu currículo e carta de apresentação antes de a entrevista acontecer. Você quer que seja imediatamente localizável.

Não é incomum trabalhar com vários currículos diferentes, então você também deseja organizar com eficácia os diferentes tipos que seu plano de busca de emprego exige. Se estiver fazendo a transição entre setores, por exemplo, você pode ter currículos adaptados ao seu setor anterior e currículos adaptados ao novo.

Veja também: Pensando em contratar um redator de currículo? Aqui está o que você precisa saber

Como resultado, você precisa organizar os currículos por setor. O objetivo é direcionar sua pesquisa de forma eficiente. Se vir um anúncio de emprego no setor pretendido, por exemplo, pode utilizar os currículos já desenvolvidos para esse setor para servirem de modelo, que depois personaliza de acordo com o anúncio de emprego.

Complemente sua estratégia atualizando seu LinkedIn

Procurar e responder são, obviamente, dois elementos cruciais na procura de emprego. Mas existem muitos mais! Sente-se e analise o que mais você precisa fazer para conseguir um emprego em 2021.

Uma possibilidade é renovar seu perfil do LinkedIn (ou criar um se você ainda não tiver um). Não negligencie o LinkedIn. Você precisa de um perfil do LinkedIn ativo e atualizado se estiver no mercado de trabalho. 

Muitos funcionários e recrutadores de Recursos Humanos usam o LinkedIn. Não apenas isso, mas muitas das pessoas com quem você entrará em contato irão procurá-lo no LinkedIn.

Certifique-se de que seu título reflete sua posição atual. Consulte seu currículo para destacar realizações e sucessos específicos.

Quer um plano estratégico de busca de emprego que funcione? Veja como começar
Foto: (reprodução/internet)

Use seu tempo com sabedoria

Acima de tudo, planeje usar seu tempo de maneira eficaz. Reserve um determinado número de horas por dia (ou semana) para pesquisar vagas, por exemplo. Quando essas horas forem concluídas, passe para outras tarefas (não relacionadas à procura de emprego). Você não quer cair na armadilha de horas de busca que drenam sua energia.

Quando o tempo que você determinou gastar terminar, recompense-se. A recompensa pode ser uma barra de chocolate, um treino ou um novo filme em streaming. O objetivo é manter-se em um estado de espírito positivo – e pronto para voltar às atividades de busca de emprego amanhã.

Envie seus currículos e cartas de apresentação o mais rápido possível. Quando a taxa de desemprego é alta, como está atualmente, os candidatos a emprego precisam usar todas as vantagens – e um currículo oportuno pode ser uma delas.

Se você estiver planejando uma procura de emprego no ano novo, crie estratégias para documentar, como organizar e rastrear ativos de aplicativos e criar um plano de ataque.

Fique por dentro: A pesquisa mostra: a política de seu empregador pode afetar sua motivação

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO