5 razões para procurar emprego regularmente

5 razões para procurar emprego regularmente
Foto: (reprodução/internet)

Como parte do crescimento saudável de sua carreira, você deve sempre procurar um novo emprego – ativa ou passivamente. 

Uma busca ativa de emprego envolve a busca de oportunidades excepcionais no mercado de trabalho, mas uma abordagem passiva exige apenas que você posicione seu currículo, perfis e portfólios para novas oportunidades em potencial.

Você deve procurar emprego regularmente

Estima-se que cinco candidatos em cada cem chegam ao estágio de entrevista cara a cara, e uma procura de emprego média leva cerca de cinco meses nos Estados Unidos. 

Portanto, quanto mais cedo e com mais regularidade você enviar seu currículo e cartas de apresentação, maiores serão suas chances de ser chamado para uma entrevista quando estiver pronto para fazer uma mudança. 

Você também estará mais familiarizado sobre como passar pela primeira rodada de entrevistas para garantir o emprego. Além de aumentar suas chances de conseguir uma nova função quando surge uma oportunidade inesperada, existem outros benefícios adicionais em manter um dedo do pé no mercado de trabalho.

Aqui estão os 5 principais motivos para realizar pesquisas regulares de emprego:

1. Permaneça qualificado, permaneça competitivo

A era digital tem uma competição acirrada em quase todos os setores, pois os principais participantes ajustam seus modelos de negócios para se adequar às tendências atuais e futuras. Manter-se informado sobre as qualificações desejadas permitirá que você saiba se deve buscar certificações ou outras oportunidades educacionais. 

Você também estará melhor equipado para descobrir quais programas realmente valem o tempo e o dinheiro. Dessa forma, você ficará atualizado em vez de se descobrir repentinamente desatualizado quando estiver pronto para fazer uma mudança. 

Você também ficará atento às mudanças no jargão do setor e compreenderá melhor a progressão de seu setor ao longo dos anos. Por fim, compreender as tendências de qualificação em seu setor maior também o ajudará a fazer melhores contratações à medida que monta sua própria equipe.

Leia também: Demitido por coronavírus? 7 coisas para fazer imediatamente

2. Atualize estrategicamente seu conjunto de habilidades

Manter-se competitivo não envolve apenas os certificados que você tem em seu nome, mas também ser capaz de demonstrar capacidade de aprender e se adaptar e de executar novas habilidades em alto nível. 

A procura regular de empregos o manterá em contato com as habilidades mais procuradas que você não possui no momento. Aprender novas habilidades sempre aprimora sua capacidade de ter sucesso na carreira, esteja você procurando mudar de emprego ou assumir uma nova função na organização atual. 

Atualizar suas habilidades é uma das melhores maneiras de atingir seus objetivos de carreira. Mudanças constantes na maioria dos setores tornam os empregos dinâmicos, portanto, você precisará se adaptar para crescer.

Muitos benefícios vêm com um conjunto versátil de habilidades, como:

  • Maior competitividade e comercialização
  • Autoconfiança aprimorada
  • Melhores oportunidades de carreira
  • Maior desenvoltura
  • Prontidão para enfrentar novos desafios
  • Maior segurança no trabalho
  • Melhor situado para receber uma promoção

Com mais habilidades a oferecer, você estará em melhor posição para negociar um salário mais alto com os empregadores atuais e potenciais. Além disso, se notar que há demanda por habilidades das quais seu empregador atual não tem conhecimento, você pode adquirir e potencializar essas habilidades em seu local de trabalho atual.

5 razões para procurar emprego regularmente
Foto: (reprodução/internet)

3. Aumente o potencial de ganho

Uma das maneiras mais rápidas de aumentar seu potencial de ganhos é conseguir um emprego bem remunerado. De acordo com especialistas, é possível receber aumento de até 20% no salário com a mudança de emprego. 

Às vezes, mudar de emprego pode não proporcionar um aumento de salário, mas você ainda terá várias oportunidades de progressão na carreira que o levarão a um aumento de ganhos no futuro, como melhores benefícios, um título melhor, mais recursos ou novas oportunidades de liderança.

Se você conseguir ofertas melhores, poderá usar as novas taxas para negociar um aumento salarial com seu empregador atual. Ou você pode se contentar com seu trabalho atual para um treinamento ou curso patrocinado para uma nova habilidade que está em demanda.

Veja também: Como prosperar em sua transição de startup para corporativa?

4. Atualize seu currículo regularmente

A busca regular de empregos é uma ótima maneira de garantir que você está avaliando, ajustando e melhorando regularmente seu currículo. Isso também o manterá informado sobre as práticas recomendadas para currículos atuais.

Estima-se que 75% dos currículos não passam pelos Sistemas de Rastreamento de Candidatos (ATS), portanto, nunca chegam ao gerente de contratação. Um currículo desatualizado sem o formato e conteúdo essenciais não passará para a próxima fase devido à ausência de palavras-chave correspondentes à descrição do trabalho. 

Além disso, um currículo atualizado e bem elaborado aumentará seu potencial de ganho em 7%, segundo consultores.

Cada vez que você vai à procura de emprego, seu currículo muda devido a atualizações em suas habilidades, status educacional, realizações, etc. Uma cópia atual de seu currículo com todas as quebras de carreira explicadas aumentará suas chances de passar por esses bots e chegar aos olhos do gerente de contratação. 

Com o seu currículo sempre atualizado, é fácil personalizar as inscrições para as oportunidades de trabalho que correspondem à sua experiência.

5 razões para procurar emprego regularmente
Foto: (reprodução/internet)

5. Esteja pronto para o desconhecido

Especialmente na esteira da grande turbulência do mercado durante a crise do COVID-19, nunca ficou mais claro que você nunca pode estar muito preparado para o inesperado. 

Mesmo em tempos normais, as empresas podem se comportar de maneiras inesperadas – algumas frequentemente reorganizam suas estruturas, enquanto outras reduzem sua força de trabalho devido a uma infinidade de razões, incluindo a manutenção da lucratividade.

Um dia você pode ser um dos melhores funcionários, mas no dia seguinte pode estar desempregado. 

Se você está sempre procurando emprego, fará a transição sem muitos desafios. Isso ocorre porque você já tem uma presença online atual, portfólio e currículoAlém disso, o conhecimento interno que você obterá dos alertas regulares do setor o manterá à frente da concorrência. 

Você também terá uma noção melhor das oportunidades disponíveis com requisitos de correspondência e expectativas de salário.

Perda de emprego

Quando você está sempre conduzindo uma busca passiva de emprego, pode rapidamente convertê-la em uma busca ativa de emprego. Existem várias estratégias para prepará-lo para uma perda repentina de emprego, incluindo:

  • Seja um usuário ativo de mídia social criando perfis robustos em várias plataformas de rede profissional, como o LinkedIn.
  • Reserve um tempo para construir uma rede de carreiras, pois quanto mais ampla for sua rede profissional, mais chances você terá de conseguir emprego ao procurar emprego.
  • Crie uma lista das empresas para as quais gostaria de trabalhar se surgir a vaga do emprego dos sonhos. Verifique seus sites com frequência para ver os empregos disponíveis e os requisitos para os candidatos.
  • Inscreva-se para receber notificações por e-mail de vários painéis de empregos. Você pode até definir preferências (como local, faixa salarial e conjuntos de habilidades) para garantir que receberá apenas informações relevantes.
  • Esteja sempre pronto para uma entrevista, reservando um pouco do seu tempo de férias e tendo várias roupas prontas.

Sempre vale a pena procurar um novo emprego. Dessa forma, você ficará atualizado sobre oportunidades bem pagas e os requisitos de educação ou habilidade em seu setor. Os especialistas recomendam uma busca passiva de emprego para ficar à frente de qualquer eventualidade, mesmo se você não estiver planejando mudar de emprego.

Fique por dentro: Quer um plano estratégico de busca de emprego que funcione? Veja como começar

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec