Confira 7 dicas para ir bem no processo seletivo online

O processo seletivo online é algo que te assusta? Saiba que não deveria ser assim. Com esse formato sendo uma alternativa para os dias atuais, ele é muito mais comum do que parece. Aliás, muitos recrutadores passaram a usar ele como principal ferramenta de falar com candidatos.

Então, se você é alguém ativo no mercado de trabalho, que busca vagas de emprego ou recolocação, saiba que é bastante aconselhável que esteja preparado para esse tipo de teste. Aliás, teste, entrevista, áudio, vídeo, mensagens. Tudo isso vale pontos na hora de se comportar à distância. Veja algumas dicas que ajudam a fazer diferença.

ANÚNCIO
Confira 7 dicas para ir bem no processo seletivo online
Foto: (reprodução/internet)

O que é um processo seletivo online

Vamos começar essa parte dos tópicos e das dicas explicando o que é um processo seletivo online, tudo bem? De modo rápido, tem um processo que visa a contratação do candidato, só que é feito no formato online, digital, pela internet.

Confira 7 dicas para ir bem no processo seletivo online
Foto: (reprodução/internet)

Ou seja, ao invés de marcar um horário e ir até o escritório da empresa e falar com as pessoas de lá, você vai ligar o seu celular ou computador e conversar com as pessoas de lá, mas de outro lugar, como em casa. Um ponto bacana é que isso pode acontecer de vários modos.

Assim sendo, o mais comum é que aconteçam as entrevistas de emprego por vídeos. Mas, também podemos falar em testes virtuais, com perguntas em um questionário. Ou até mesmo o envio de cartas de apresentação em vídeos ou mesmo áudios, o que depende da empresa.

1 – Tenha noção de informática

Se há uma boa dica para começar é sobre ter conhecimento de informática. É comum que, independente da vaga, isso seja exigido. E na hora de participar de um processo de seleção online, com certeza, os recrutadores já poderão testar isso, não é mesmo?

Confira 7 dicas para ir bem no processo seletivo online
Foto: (reprodução/internet)

Aliás, para ir um pouco mais além, saiba que não basta saber ligar o computador, a webcam, o celular ou mexer no teclado, abrir e-mail, esse tipo de coisa. Se há uma dica ainda mais valiosa é: esteja preparado para uma videoconferência ou uma chamada de vídeo, como queira dizer.

Independentemente se vai usar o computador, notebook, tablet ou celular, o conjunto audiovisual (vídeo e áudio) precisa estar funcionando bem. Logo, deixe tudo isso preparado e testado com antecedência. A boa conexão com a internet também importa, viu.

2 – Esteja pronto para imprevistos

Se é para sermos mais focados na questão da entrevista online ou do processo seletivo digital, vamos pensar nos possíveis imprevistos que podem acontecer nessa hora. E não vamos falar do problema em ter uma bateria descarregada ou ficar sem internet, que já falamos acima.

Confira 7 dicas para ir bem no processo seletivo online
Foto: (reprodução/internet)

Mas, saiba que a entrevista pode demorar mais do que você pensa. Então, nada como evitar comer algo muito pesado alguns minutos antes de “entrar no ar”, né. Deixar um copo de água ao lado também ajuda para não ter que se retirar da sala de reunião.

Além disso, evite deixar o celular ligado em um volume muito alto ou deixar a TV ligada, evitando as possíveis distrações. Pense ainda na escolha do seu ambiente (falaremos disso abaixo) porque isso pode dizer muito sobre a sua organização e planejamento, hein. 

3 – Procure um lugar silencioso

Outra forma de estar preparado para os imprevistos é estar em um lugar que você se sinta confortável, mas, ao mesmo tempo, que lhe permita uma concentração maior. Ou seja, ainda que seja possível, não se recomenda uma entrevista de emprego online no shopping.

Confira 7 dicas para ir bem no processo seletivo online
Foto: (reprodução/internet)

Você até pode ir lá na sala de reuniões dele, mas pode ser que mais pessoas façam isso e você estará cercado de gente rapidamente. Se você não tem problema em se concentrar, ótimo, só que é muito mais fácil  se manter seguro e confortável em casa ou no escritório, né.

Já se você tem um cachorro que late muito e alto ou se tem um bebê em casa que pode chorar ininterruptamente ou ainda se está passando por uma reforma, a ideia melhor pode ser se deslocar para outro lugar. Lugares como escritório e salas de reuniões podem ser ideias.

4 – Vista roupa adequada para a entrevista online

Também focado no assunto do processo online, vamos lá. Qual é a roupa que você deve usar? Tem muita gente que acha que está tudo bem em colocar apenas uma camisa bonita e ficar de cueca/calcinha. Só que na verdade, não se recomenda isso por vários motivos.

Confira 7 dicas para ir bem no processo seletivo online
Foto: (reprodução/internet)

Primeiro porque os imprevistos podem acontecer e você pode acabar mostrando mais do que deve, literalmente. Além disso, essa falta de “comprometimento” em se vestir pode ser complicada já que você perde o “espírito” de estar trabalhando ou sendo entrevistado.

Então, vamos ser breves agora: vista-se como se estivesse indo para uma entrevista de emprego presencial, com calça, camisas, sapatos, cintos. Penteie o cabelo e, se preferir, passe perfume. Isso pode fazer com que se sinta seguro durante as perguntas-respostas.

5 – Tenha paciência ao falar e ouvir

Essa é uma das dicas que valem ouro. Então, muita atenção aqui. Em uma entrevista de emprego tradicional, presencial, muita gente fica nervosa e não consegue se expressar muito bem. Por isso, vários cursos e até mesmo aconselhamentos são valiosos.

Confira 7 dicas para ir bem no processo seletivo online
Foto: (reprodução/internet)

No caso da entrevista online, isso não é diferente. Obviamente, a hora de falar ou de ouvir é sempre mais temida. Afinal, não se pode interromper quem está falando, mas recomenda-se que a pessoa se expresse também, sendo que apenas ouvir não é legal.

Então, vale muito a pena você treinar algum tipo de conversa com amigos, parentes e outras pessoas para começar a ter mais experiência no “time” das conversas virtuais. A dica é participar ativamente do processo online, mas sabendo respeitar o seu momento de falar.

6 – Use a câmera como seu principal instrumento

A gente já falou aqui de algumas questões técnicas, como no tópico 1, onde citamos o teste do microfone e da câmera. Só que essa dica aqui é diferente. A ideia não é partir do ponto técnico, mas sim da comunicação. Sabe aquela coisa de falar em frente a câmera?

Confira 7 dicas para ir bem no processo seletivo online
Foto: (reprodução/internet)

É mais ou menos isso mesmo. É claro que você não tem que fazer um curso de repórter para participar de um processo de seleção online. No entanto, olhar para a câmera e ver quem está do outro se torna necessário. Evite desviar a atenção ou fazer outra coisa ao mesmo tempo.

A ideia de estar o tempo todo olhando na câmera ou ao menos para a pessoa que está na tela do seu celular ou do seu computador é ideal porque transmite segurança e não apenas para você, mas também para quem está do outro lado da “linha”. 

7 – Esteja preparado para perguntas pessoais, elas podem acontecer

Para fechar as dicas mais focadas na questão online dos processos seletivos, considere que muita gente é pega desprevenida quando alguma pergunta pessoal é feita. Porém, isso é mais comum até mesmo do que no caso das entrevistas físicas e presenciais.

Confira 7 dicas para ir bem no processo seletivo online
Foto: (reprodução/internet)

O motivo é que os avaliadores podem usar alguns minutos antes de o “teste” começar para justamente saber se está tudo certo com a conferência ou até para quebrar o gelo. Então, podem perguntar sobre o clima da sua cidade, um jogo de futebol, o que você fez ou fará no feriado, entre outras coisas.

O ideal é que você esteja preparado para as respostas e consiga transmitir uma sensação de tranquilidade e pessoalidade, sem ter que se expor demais. Tudo isso ajuda na hora de começar a “falar sério”. Então, nada de travar na hora de receber essas perguntas, ok?

As dicas usadas nos processos seletivos presenciais

Além dessas 7 dicas que são focadas em processos online, a gente também tem que considerar aqui o fato de que existem outras que são as mesmas de sempre, aquelas usadas em todo tipo de processo seletivo, da pequena à grande empresa. Isso porque também são valiosas.

Confira 7 dicas para ir bem no processo seletivo online
Foto: (reprodução/internet)

Você pode estar pensando sobre ser pontual na sua entrevista virtual, assim como ser totalmente transparente com quem está falando com você. Até mesmo saber expor os seus pontos fortes durante os testes coletivos e individuais, correto?

É isso mesmo: considere que apesar de mudar o formato, os processos seletivos continuam visando pessoas que sabem falar em público, se comunicar, que são sinceras e, obviamente, que tenha potencial para o trabalho, seja técnico ou comportamental. 

O que não se pode fazer em uma entrevista online

Só para concluir o artigo, a gente trouxe aqui uma curiosidade que vale a pena conhecer e considerar. Você está pronto para ela? Uma boa dica é você evitar ter um documento/discurso pronto para a entrevista online. Você até pode ter, mas desde que saiba usar, ok?

Por isso, o que aconselhamos é que você tenha um briefing, com os pontos fortes a serem destacados ou alguns detalhes da empresa. Mas, jamais fique lendo o que você escreveu, que é o mesmo que decorar um discurso pronto, o que não é nada legal para entrevistas de emprego.

ANÚNCIO