Se você é um profissional desse cargo vai dizer que a profissão não vai acabar tão cedo. Só que se fizer uma avaliação mais abrangente vai notar que pode demorar 1, 5, 10 ou 20 anos, mas que a profissão está com os dias contados, ah, ela está.
E nós vamos dar alguns detalhes que podem “provar” isso. Afinal, enquanto a gente tem um campo em que fala de profissão do futuro, de outro lado a gente tem aquelas que estão sendo substituídas por máquinas ou simplesmente deixarão de existir para dar lugar as novas.
10 - Correios
Aqui nesse tópico a gente vai resumir, porque a conversa seria bem longa. Primeiro, considere que várias funções dos Correios devem ser extintas em breves. Por exemplo, carteiro, superintendente, assistente, processador, classificador, entregador.
O motivo? As pessoas estão recebendo menos cartas e documentos e boletos a cada dia porque isso está sendo disponibilizado através da internet, mas não é só isso. Quanto às entregas, hoje há empresas que fazem isso por um preço mais atraente.
Então, aqui há dois pontos a serem considerados, e sim para um médio ou longo prazo, que os Correios vão precisar se reinventar para continuar atuando e que, ainda assim, eles devem ser extintos em breve devido a tecnologia agregada em aplicativos e programas.
9 - Metal e Plástico
A gente foi bem genérica aqui porque o assunto também diz respeito à uma área geral, que envolve operadores, forjadores, desenvolvedores de modelos, modeladores e muito mais.
Há um relatório feito pelo BLS, com foco no mercado de trabalho americano, que diz que os profissionais ligados a produção, corte ou forja de metal e plástico estão com os dias contados. Inclusive, eles citam incidência de queda dos cargos nos últimos 10 anos.
Para se ter um exemplo real disso, saiba que em 2014 eram 12 mil trabalhadores fabricantes de moldes de fundição. Para 2024, estima-se que só haverá 8,7 mil e isso dá uma queda de quase 28% em 1 década. E também se acredita que isso se tornará cada vez mais intenso.
8 - Bancos
Na lista dos bancos também entram vários profissionais, do atendente ao gerente. Afinal, você deve ter ouvido falar do banco digital, não ouviu? Obviamente, ele tem conta gratuita, cartão sem anuidade, faz TEDs e pagamentos sem custo algum.
Assim, o cliente parece não ter muita dúvida sobre a troca de um banco tradicional por um digital. A questão é que esse digital não tem agência física espalhada pelo mundo. Logo, sem agência física os funcionários dos bancos não serão interessantes.
Agora, ainda que seja digital, o banco precisa de gente por trás e caberá há quem é da área se adaptar para esse novo modelo de negócio, que pode permitir até mesmo trabalhos remotos, home office, etc. Abaixo, temos mais profissões ligada ao setor, continue lendo.
7 - Contabilidade
A área da contabilidade já foi muito importante e hoje, a passos lentos, está sendo substituída sim. Especialmente no caso das novas empresas, que optam por não ter grandes gastos no começo. O que elas fazem é usar programas de computadores para auxiliar nessas contas.
Há aplicativos gratuitos de gestão de empresa, tem outros que fazem o imposto de renda, tem aquele que emite e envia as notas. Aliás, tem alguns que fazem tudo em um só programa e com um custo baixíssimo no mês. Logo, essa é a tendência.
E assim, a gente acaba tendo contadores e funcionários da contabilidade como posicionados no grupo dos “extintos” ou melhor “em extinção”. Se você pesquisar na internet algo como “contabilidade digital”, por exemplo, vai ter muitas respostas.
6 - Analista Financeiro
Esse analista é aquele que calcula os riscos através dos dados de um cliente, de uma empresa, de um negócio. O motivo dele estar em processo de extinção é que hoje há computadores que fazem isso de modo mais rápido, automático, mais barato. Através do big data e machine learning.
Já foi comprovado ainda que esse tipo de tecnologia tem uma assertividade maior e pode ser usada também para realizar cotações, fazer vários tipos de cálculos, avaliar custos, simular, etc. Logo, parece que há uma grande tendência por trás dela.
E aqui podemos considerar ainda que o setor financeiro é um dos que mais têm evoluído na questão da tecnologia. Tanto é que hoje em dia todos os grandes bancos estão buscando modos e modelos para se tornarem mais digitais também.
5 - Caixa de Supermercado
É verdade, pode ser que demore um pouco para essa profissão acabar. Mas, ela está sim com os dias contados e você não precisa morar em uma cidade altamente tecnológica para saber disso. Cidades do interior já contam com os caixas automáticos, em um autoatendimento.
É óbvio que ainda há uma certa resistência, tanto por parte dos compradores, que gostam do contato humano, do olho no olho como por quem está por trás do caixa, passando cada produto no leitor de barras. Mas, a configuração financeira é muito vantajosa para o lojista.
Tanto é que há nos Estados Unidos lugares que só funcionam através do self-checkout ou que tenham esse sistema em horários mais “perigosos” como durante o dia. Ah, e se você não sabe o que é, lembre-se dos postos de combustíveis sem frentistas. Ops, aqui temos outro tópico.
4 - Frentista
Tanto é que em solo norte americano já é uma profissão totalmente em extinção. Se você é um sul-americano que vai para os Estados Unidos pode se espantar com o fato de que algumas cidades americanas não possuem frentistas em seus postos de combustíveis.
Então, como é que se faz? Obviamente, o motorista faz tudo. E o funcionamento é como se fosse com um cartão automático ou uma daquelas tags de pedágio, sabe? Onde o valor vem na fatura, cobrado no fim do mês. É bem por aí que tudo acontece.
Além de ser barato para o dono do posto, isso também evita que eles tenham que ter trabalhadores noturnos, que é um período onde a demanda não é tão grande. Portanto, de fato, temos aqui uma profissão em extinção para se observar.
3 - Operador de Telefonia (e Telefonistas)
Essa parte do texto é um pouco mais curiosa, só que nada surpreendente, né? O telefonista ou operador de telefonia é aquele que realiza o atendimento ao cliente ou outras pessoas através do telefone, fazendo e recebendo ligações externas ou internas.
E por que é uma profissão com os dias contado? Porque a tecnologia tem se mostrado mais eficaz, mais barata, mais rápida e mais objetiva nos dias de hoje. Estamos falando de chats inteligentes, de mensagens automáticas ou mesmo de páginas de dúvidas frequentes.
É claro que isso não vai fazer com que os clientes ou quem precisa de atendimento fique à mercê do atendimento por telefone. Só que ele será atendimento de outra forma, no que ganhou o nome de multicanal, o que envolve redes sociais, e-mail, Whatsapp, etc.
2 - Piloto de Avião
Também é o tipo de notícia que deixa muita gente com frio na barriga. Será que você teria coragem de voar em um avião que não tivesse um piloto lá? Na verdade, uma pesquisa da PwC garante que a profissão será automatizada até 2025.
A previsão é de uma automação que vai ser ainda mais viável depois de 2030. Isso porque é possível controlar o avião por sistemas de computador. Obviamente, você já ouviu falar do “piloto automático”, certo? E é mais ou menos sobre isso que se trata a questão.
Atualmente, o piloto humano é mais importante na hora de decolar e pousar o avião. No entanto, empresas já tem testado aviões totalmente autônomos, que fazem tudo. No caso de bimotores, com 16 lugares, já há no mercado opções, como da Universal Robots.
1 - Anestesista
Sim, essa é uma das profissões que mais surpreendem quando a gente cita como em extinção. Mas, há uma boa explicação para isso. Aliás, há um ótimo exemplo para isso: recentemente, a empresa Johnson e Johnson criou o Sedasys.
Quem é esse robô? Uma máquina capaz de aplicar anestesia em clínicas e hospitais para vários tipos de tratamentos. Assim, para o paciente a boa notícia é que o custo seria reduzido. De outro lado, em cirurgias simples, usando a tecnologia de vídeo, bastaria um único médico.
E por se tratar de máquina e tecnologia, a dosagem seria toda computadorizada. Para quem acha que é algo muito distante da realidade, saiba que o robozinho já está fazendo testes por aí, especialmente nos hospitais norte-americanos.
A tecnologia como mudança no mercado de trabalho
Agora, se você faz parte de um dos grupos citados, saiba que não há motivos parar criar pânico. Como mencionamos no começo do texto, enquanto umas profissões devem deixar de existir outras estão nascendo. Isso vai exigir do mercado uma adaptação.
Logo, para quem está buscando uma formação agora, a dica é pensar nesses trabalhos mais tecnológicos, mais futurísticos. E para quem já está inserido nele, não há outra dica se não a busca por especializações, conhecimento e uso das tecnologias que surgem a cada dia.