Há vários jeitos diferentes de ganhar dinheiro morando em um condômino de casas ou apartamentos. O nosso foco foi encontrar ideias que possam ser praticadas por quem está nessa situação e quer se reinventar durante as épocas de crises financeiras.
Ou seja, dá para prestar serviços para outros moradores locais ou para gente que esteja mais longe, através do acesso remoto, o que conhecemos como internet. Logo, são ideias muito práticas, simples e que consideram profissões, recursos e práticas comuns. Veja só!
10 - Os serviços de manutenção
Não dá para começar de outro jeito, se não falar sobre os serviços de manutenção. Isso porque é um tipo de trabalho que é bem comum hoje em dia. Como assim? A gente explica. Com um grande número de pessoas que moram sozinhas, alguns serviços se tornaram importantes.
Assim, elas optam por contratar seguros residenciais para eles. Mas, durante algumas crises, o que se nota é que nem toda família ou pessoa tem esse tipo de serviço embutido no pacote. Na verdade, a pessoa acaba tendo dificuldade em fazer esse tipo de serviço.
Mas, qual serviço estamos falando? Aqueles de manutenções simples de uma casa ou apartamento, como trocar lâmpadas, desentupir vasos sanitários, limpar as calhas, rejuntar os banheiros, pregar quadros, entre outros afazeres que não precisam de cursos técnicos.
9 - Os serviços cotidianos
Uma próxima dica tem a ver com serviços cotidianos, como ir ao mercado ou a uma farmácia. Nesse caso é preciso considerar o público que está ali ao seu redor. Por exemplo, podem haver idosos ou mães solteiras que precisam cuidar dos pequenos.
Assim, essas pessoas ficam restritas a fazer esses pequenos “passeios” até o mercado, a farmácia, ao banco, etc. Logo, em época de pandemia, considere que cada vez mais as pessoas estão evitando sair de casa e isso também cria uma nova função no mercado de trabalho.
Sendo assim, vamos pensar na possibilidade de criar grupos nas redes sociais do condomínio, entre os moradores, e oferecer esse tipo de serviço. Sendo assim, você pode ganhar alguns trocados em cada serviço que prestará sem precisar divulgar seu trabalho pra pessoas que vivem longe.
8 - Os serviços de cuidados com a saúde
Se você é um profissional da saúde pode pensar em oferecer alguns serviços para os moradores do seu condomínio. Se não é profissional da saúde, saiba que há ainda algumas áreas que permitem o seu trabalho sem que se tenha a especialização.
Por exemplo, para os profissionais em fisioterapia dá para oferecer aulas de pilates e de ioga para os moradores locais. Já para quem não tem especialização, mas conhece do assunto dá para oferecer serviços em casa, como de manicure e pedicure.
Além disso, tem os serviços de massagens, de cuidados com a pele, com o cabelo, entre outros.
7 - Os serviços de computação
Mais uma dica que vale muito a pena é sobre prestar serviços de computação e isso faz todo sentido em época de pandemia. O motivo? Mais gente trabalhando de casa e tendo dificuldade em se adaptar a esse novo modelo, o famoso Home Office.
Ou seja, na prática, a gente tem grandes gerentes e executivos tendo que aprender a usar ferramentas digitais. Logo, se você é um expert que já nasceu nesse mundo moderno, então, tem a chance de passar os seus ensinamentos para essas pessoas.
Ou mais do que isso, se você entende de formatação de notebooks ou de instalação de drives, então, também pode oferecer esse tipo de prestação de serviços de computação no seu condomínio e ainda dá para fazer promoções para os vizinhos, o que acha?
6 - Os serviços de costura
Obviamente, esse é um tipo de serviço muito verdadeiro que pode ser prestado dentro de condomínios porque é uma região onde muita gente acaba aceitando devido as facilidades. Isso porque não tem gasto com transporte e, além disso, é muito mais rápido.
Ou seja, ao levar até uma costureira, o que acontece é que é preciso esperar o tempo de atendimento, ir até lá e ainda ter que aguardar alguns dias até que a entrega seja feita. No caso de ter alguém do condomínio que faça isso, há várias vantagens.
Sem falar que ainda dá para combinar tudo pelos grupos, pagar em mãos e buscar em qualquer dia da semana, inclusive, nos finais de semana, como sábado e domingo. E acaba sendo uma chance ótima para quem tem uma máquina de costura também, não acha?
5 - Os serviços de artesanato
Se você pegou a ideia da costura, esse tópico aqui vai ficar bem mais fácil entender. Saiba que não será preciso ter muito espaço em casa para produzir as suas peças de artesanato. E isso vai desde tapetes até mesmo crochês, patchwork, imãs de geladeira, entre outros.
O mais legal de tudo é que além de vender para quem está dentro do seu condomínio, através dos grupos criados ou mesmo em feiras ou eventos, você também terá a chance de começar a negociar online, para outras cidades e lugares do mundo.
Afinal, após o produto estar pronto, você pode ir até o Correios para fazer a entrega. Agora, se essa é a sua ideia, estude um pouco mais sobre as vendas online e como elas funcionam. Atualmente, é muito fácil conseguir fazer isso. Só que é preciso tomar alguns cuidados.
4 - Os serviços de entretenimento infantil
Esse é um tópico interessantíssimo para quem gosta de lidar com crianças e também para quem mora em condomínios que possuem áreas externas. Assim, ainda que a gente tenha que tomar várias medidas de prevenção de doenças, dá para considerar a possibilidade.
Vale lembrar, que também é preciso respeitar as regras do condomínio. De todo modo, pensar em atividades como desenhos ou pinturas de quadros ao ar livre pode ser bacana. Dá para reunir várias crianças ao mesmo tempoe ainda pensar na criação de peças de teatros.
Ou em jogos que não exijam um relacionamento tão próximo dos pequenos. Se você vai ser o “professor” dessa turminha, a sugestão está justamente em criar um plano pedagógico pensando nas atividades que podem ser realizadas naquele espaço.
3 - Os serviços de aulas particulares
Obviamente, as aulas em escolas estão passando por adaptações. Com isso, muita gente acabou optando pelas aulas online. Ainda assim, como é uma novidade, é comum que a pessoa fique com dúvidas. Portanto, oferecer aulas particulares pode ser bacana.
Com o uso de máscaras e respeitando as medidas de higiene, dá para criar um ambiente de estudo em um espaço pequeno e com ventilação. A partir disso, dá para pensar no salão do condomínio, em áreas de churrasco e até mesmo em outros ambientes.
Quanto aos serviços prestados, considere aulas de reforço de algumas matérias que geralmente trazem dúvidas ou mesmo de idiomas, que sempre é uma opção lucrativa.
2 - Os serviços que podem ser oferecidos online
Além de tudo o que falamos que dá para oferecer no próprio condomínio, saiba que dentro da sua casa ou apartamento você também pode atuar na internet, oferecendo serviços online. Ou seja, dá para dar aulas online, oferecer consultorias ou trabalhar de forma remota mesmo.
Hoje em dia, os trabalhos que geram renda extra na internet são os mais variados possíveis, sendo que passam pela criação de artigos para blogs até mesmo a edição de vídeos para o Youtube. Sem contar ainda que dá para trabalhar com várias áreas do marketing digital.
Para os mais antenados nessa área digital, tem a questão de vender infoprodutos também, além de trabalhar como afiliado. Aliás, você sabia que dá para ter uma loja virtual sem precisar ter uma loja física? A venda é feita diretamente do produtor para o cliente. Pesquise sobre.
1 - A fabricação de alimentos
Além de prestar serviços, a gente também pode pensar em vender produtos. Nesse caso, estamos falando sobre a venda de produtos que você pode fazer em casa. Por exemplo, bolos caseiros ou até mesmo pratos salgados, como escondidinhos, carnes, etc.
O que vale considerar é que se você manda bem na cozinha, então, você tem uma ótima oportunidade para oferecer os seus produtos para esse público. Assim, você nem tem gasto com a entrega e ainda pode criar uma rotina de entregar em determinados dias.
Quer ver só uma ideia? A gente já ouviu falar de pessoas que fazem pizzas pré-assadas para vender para vários moradores de condomínios e as entregas costumam ser de sexta-feira à noite. Portanto, isso pode fazer todo sentido para muita gente e para quem compra também.
As regras de cada condomínio
Para terminar o texto, a gente quer deixar claro aqui que cada condomínio tem as suas próprias regras, ok? Além disso, você jamais deve atrapalhar ou interferir na “paz” de outro morador. Por isso, alguns tipos de trabalhos não podem ser executados nesse tipo de moradia.
Mas, por outro lado, como os serviços que citamos acima, a maioria pode ser feita sem problemas. De todo modo, aconselha-se que você tenha uma conversa franca com o síndico e outros moradores para saber sobre a sua ideia de prestação de serviços ou vendas.