Passos para profissionais bem-sucedidos, mas infelizes, encontrarem significado

Passos para profissionais bem-sucedidos, mas infelizes, encontrarem significado
Foto: (reprodução/internet)

Às vezes, você pode se sentir insatisfeito com sua atual posição de trabalho, mesmo quando você é bem pago e ocupa um cargo sênior. Existem motivos pessoais pelos quais você pode se sentir infeliz, como não se sentir mais valorizado pela empresa ou talvez suas responsabilidades tenham se tornado rotineiras demais e você precise de um novo desafio.

Ocasionalmente, esses pensamentos podem surgir de situações fora do seu controle. Por exemplo, se você estiver ciente das próximas redundâncias ou da terceirização de responsabilidades de departamento.

Muitos candidatos a emprego se veem navegando em intermináveis ​​sites de carreiras online em busca de uma nova função. No entanto, isso raramente resulta em conseguir o emprego dos seus sonhos. Considere tomar essas medidas viáveis ​​para encontrar oportunidades de emprego mais gratificantes.

1. Use sua rede existente

Sua função atual oferece acesso instantâneo aos recursos do setor. É provável que você converse regularmente com fornecedores, clientes e concorrentes, e é vital perceber que todos esses profissionais de negócios têm uma opinião sobre suas habilidades.

Se você tem certeza de que faz um bom trabalho, seus associados provavelmente têm a mesma opinião. Em vez de ver esses grupos diferentes como pessoas com as quais você não pode interagir depois de conseguir seu novo emprego, considere-os um caminho possível para encontrar sua função ideal.

Embora possa não ser uma oportunidade óbvia de networking, pense em uma empresa concorrente com a qual você disputa negócios. Você provavelmente respeita a equipe deles, mesmo quando eles tornam o seu dia mais difícil.

Há uma boa chance de que eles também apreciem seus talentos e possam ser o destino ideal para seu próximo passo na carreira.

Leia também: Do serviço militar ao empresarial: um veterano e estrategista compartilha 4 verdades de liderança

2. Não saia muito cedo

Pode ser tentador pedir demissão e começar do zero o mais rápido possível, mas essa estratégia é arriscada. Pode não ser uma avaliação justa, mas os empregadores em potencial podem considerá-lo um candidato melhor se você já estiver em outro emprego.

Os chefes de recrutamento podem especular que um candidato desempregado pode não ter as habilidades para atender às suas necessidades. No entanto, se outra pessoa estiver disposta a pagar por suas habilidades, isso pode fazer você parecer um candidato mais adequado.

Abandonar um emprego também pode adicionar pressão desnecessária porque você não tem mais renda. Esse cenário desconfortável pode deixá-lo mais desesperado em uma entrevista, afetando negativamente seu desempenho.

Além disso, se um empregador estiver procurando contratar um candidato com suas habilidades, você terá mais vantagem competitiva para negociar um pacote aprimorado se ele sentir que terá de afastá-lo de outra empresa.

Passos para profissionais bem-sucedidos, mas infelizes, encontrarem significado
Foto: (reprodução/internet)

3. Faça uma avaliação objetiva

Não há dúvida de que você se destaca em seu trabalho e tem as habilidades para progredir ainda mais na carreira no setor, mas como as outras pessoas percebem suas habilidades? Existem ações inconscientes que você realiza todos os dias que contribuem para a forma como os outros o veem. 

No início deste post, discutimos como concorrentes e clientes formam uma opinião sobre suas habilidades. Se você os impressiona com seu trabalho profissional, esta é uma base sólida para networking ao buscar novas oportunidades de emprego.

No entanto, é crucial entender que seu comportamento pessoal diário também está sob escrutínio. Enquanto você estiver em sua função atual, pense se os colegas o veem como alguém que costuma chegar um pouco atrasado para o trabalho. 

Examine suas postagens de mídia social; há algo que você não gostaria de mostrar a um potencial empregador durante uma entrevista?

Se houver algo em sua própria revisão interna que o deixe desconfortável, mude o comportamento e altere seus hábitos de mídia social, para que não sejam um problema quando chegar a hora de conseguir um novo emprego.

4. Continue avaliando a situação

Quando você está insatisfeito com sua posição atual, pode parecer que a única opção é mudar para uma empresa diferente. No entanto, a situação pode mudar com o tempo. Seus empregadores podem perceber que você está falando com figuras influentes do setor e sentir que você pode estar pronto para mais responsabilidades.

Ou talvez percebam que você está pensando em deixar o emprego e comecem a avaliar o quanto você é valioso para a empresa. Você pode aumentar o reconhecimento da sua importância oferecendo-se para assumir alguns dos projetos de curto prazo menos populares.

Embora os outros possam se esquivar e não dar uma contribuição, seu chefe sem dúvida ficará grato se você ajudar quando necessário.

Veja também: Pensando em contratar um redator de currículo? Aqui está o que você precisa saber

5. Pratique sem risco

Pode ser fácil presumir que a grama é mais verde em outra empresa. Mas nem sempre é assim. Simule o processo de candidatura a um novo emprego sem enviar uma candidatura. 

Aproveite o tempo para alterar seu currículo; muitas empresas maiores agora usam algoritmos para digitalizar documentos de emprego iniciais, portanto, é essencial adaptar cada aplicativo individualmente para incluir as palavras-chave no anúncio de emprego.

Pense nas perguntas que um entrevistador pode fazer e prepare as respostas. Aprenda sobre a cultura da empresa por meio de postagens online de funcionários, publicações do setor e análises de clientes. 

Depois de passar pelos difíceis pátios necessários para qualquer aplicação de emprego, você pode descobrir que a oportunidade não é tão atraente quanto parecia à primeira vista.

Depois de realizar todas as tarefas necessárias, se você ainda acredita que um cargo parece uma excelente oportunidade, talvez seja o momento de enviar esse formulário.

Passos para profissionais bem-sucedidos, mas infelizes, encontrarem significado
Foto: (reprodução/internet)

6. Faça as avaliações recomendadas

É sempre uma boa ideia manter suas habilidades atualizadas e estar ciente dos padrões mais recentes do setor. Use testes de avaliação online, como Myers Briggs Type Indicator (MBTI) e Career Leader.

Você também pode realizar exercícios de carreira recomendados, como o exercício Seven Stories do Five O’Clock Club, exercícios de visão de 15 e 40 anos, exercícios de valores e exercício de “brainstorming de todos os empregos possíveis”.

Seja positivo

Acima de tudo, tente manter uma atitude positiva. As situações de negócios podem mudar rapidamente e você pode descobrir que suas habilidades são exatamente o que sua empresa atual, ou uma empresa diferente, precisa para levar sua empresa ao próximo nível.

Concentre-se em suas habilidades pessoais e assegure-se de que os outros conheçam seus talentos. A mais inesperada das fontes pode contatá-lo com novas oportunidades de emprego.

Se você seguir as etapas acima, estará em uma excelente posição para negociar com os atuais e potenciais futuros empregadores para uma próxima mudança de carreira financeiramente e pessoalmente gratificante.

Fique por dentro: A pesquisa mostra: a política de seu empregador pode afetar sua motivação

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec