Do serviço militar ao empresarial: um veterano e estrategista compartilha 4 verdades de liderança

ANÚNCIO
Do serviço militar ao empresarial: um veterano e estrategista compartilha 4 verdades de liderança
Foto: (reprodução/internet)

A liderança, nos dias de hoje, especialmente durante uma pandemia, é um problema sério no local de trabalho. 

Hoje, são necessários líderes dinâmicos para liderar equipes, pois a sociedade e a economia estão em constante mudança. Novas demandas surgem e o local de trabalho de hoje é a notícia de ontem. Tentar observar as tendências tornou-se um trabalho de tempo integral.

ANÚNCIO

A Sociedade de Psicologia Industrial e Organizacional (SIOP) publica uma lista das 10 principais tendências no local de trabalho anualmente. natureza mutável do trabalho ocupou o sétimo lugar em sua lista das 10 principais tendências em locais de trabalho em 2019 e entrou na lista pelo terceiro ano consecutivo. 

Prova de que o local de trabalho está evoluindo consistentemente diante de nossos olhos. Nenhum local de trabalho, gerente ou líder tem todo o conceito de liderança definido. Se o fizessem, haveria regras padronizadas sobre isso. Os negócios estão se movendo mais rápido a cada dia.

O trabalho remoto ganha mais força a cada dia

À medida que o mundo acelera e o local de trabalho tradicional evolui, até se tornou tradicional fazer as coisas de forma não tradicional. Cinco anos atrás, a ideia de mais de 50% de sua força de trabalho trabalhando remotamente, de suas salas de estar, faria você rir da sala de reuniões. Hoje, é realidade.

ANÚNCIO

No entanto, mesmo que as coisas mudem mais rapidamente do que nunca, alguns princípios básicos de liderança se mantêm e continuarão a mudar. Recebi essas 4 verdades como um jovem líder militar, há quase 15 anos. 

São verdades pelas quais devemos liderar porque são princípios básicos de liderança que se mantêm constantes ao longo dos anos e das situações. E muitas vezes ficamos presos na gestão do trabalho e esquecemos a liderança que ainda é muito necessária. 

As 4 Verdades da Liderança são as coisas que todos nós sabemos fazer, mas devemos nos lembrar de fazer. 

Seguir essas 4 verdades como princípios de liderança fará de você um gerente melhor e um líder melhor durante a pandemia e depois dela.

Leia também: Use princípios de coaching para se tornar um gerente melhor

As quatro verdades da liderança

1. Motivar

A razão, ou razões, que alguém tem para agir ou se comportar de uma maneira particular.

Seu trabalho como líder é inspirar, conduzir e motivar as pessoas. Uma equipe pode atingir pontos difíceis, fadiga da batalha e obstáculos criativos. Como você os está motivando e inspirando a enfrentar essas coisas?

A motivação é fundamental. Todos têm fatores motivadores. Esses fatores podem variar de apenas receber um cheque de pagamento a sentir-se realizado em seu trabalho. 

As pessoas têm outros motivadores fora do local de trabalho que direcionam seu comportamento. O estresse em casa pode mudar a maneira como as pessoas pensam no trabalho e vice-versa.

Seu trabalho como líder não é apenas motivá-los diariamente a fazer seu trabalho, mas descobrir o que os motiva individualmente. Cada membro da equipe tem dois tipos de motivações:

  • Motivações de trabalho
  • Motivações Pessoais

É importante extrair essas motivações dos membros de sua equipe e compreender o significado mais profundo. Como pai, as atividades do meu filho são tudo para mim. Portanto, realizar esse projeto para garantir que meu bônus chegue significa que meu filho ganhará novos patins de hóquei na próxima temporada.

Como profissional, significa muito para mim produzir um bom produto. Se não, quero saber por quê. O feedback é importante para mim, então eu o peço. Um bom feedback, mesmo que seja uma má notícia, me motiva a trabalhar mais e a dar mais atenção ao meu trabalho.

No fundo, cada membro da equipe tem motivadores. Encontrá-los, embora seja um desafio, será um grande fator para o sucesso da equipe. É sua responsabilidade como líder entender os fatores motivacionais individuais de sua equipe e usá-los.

2. Ensinar

Você deve ensinar o trabalho para que seu pessoal possa aprender habilidades para fazer o trabalho diário, ter sucesso e realizar tarefas. Só porque você contratou ou contratou uma pessoa qualificada, não significa que pode negligenciar esse princípio. O ensino geralmente requer instrução prática e demonstração

O objetivo é ensinar mais e mais sobre as obrigações, tarefas e responsabilidades diárias conforme um membro da equipe encontra seu lugar. O crescimento nas áreas de eficiência, desempenho e conhecimento de habilidades básicas não pode ocorrer se você não incorporar o ensino à sua liderança.

Ensinar é um primeiro passo essencial no desenvolvimento da equipe. Membros da equipe mais bem preparados estarão prontos para enfrentar projetos maiores, problemas no local de trabalho e desafios pessoais. Pense em ensinar como um investimento. 

Quanto mais você ensina, mais habilidades a equipe tem. Quanto mais habilidades a equipe possui, mais eficiente ela pode funcionar. Agora, como líder deles, você pode sentar e apoiar a equipe, em vez de ter de dirigir a equipe. 

A equipe agora é um objeto autossustentável, capaz de grandes coisas por causa das ferramentas com as quais tem que trabalhar.

Do serviço militar ao empresarial: um veterano e estrategista compartilha 4 verdades de liderança
Foto: (reprodução/internet)

3. Educar

Dê instrução intelectual, moral e social a alguém. Existe uma diferença vital, mas simples, entre ensinar e educar. Você ensina as pessoas para que possam realizar as tarefas corretamente. Você educa seu pessoal para que se tornem especialistas por meio do desenvolvimento profissional.

O desenvolvimento profissional é deliberado, pois você mantém discussões e oportunidades para que os membros da equipe cresçam além das habilidades do trabalho. Os tópicos aqui não são específicos do trabalho, por exemplo, você pode ter conversas semelhantes com os membros da equipe de contabilidade e membros da equipe de marketing.

O desenvolvimento de equipes e indivíduos deve ser uma prioridade, seu crescimento e contribuições como membros valiosos da organização dependem disso. 

Utilizar o crescimento deles para seus objetivos de negócios é a segunda etapa no desenvolvimento da equipe, pois agora eles podem usar as habilidades que você lhes ensinou e as habilidades que desenvolveram para lidar com grandes projetos

Ofereça a eles exposição a conceitos como gerenciamento enxuto, gerenciamento de projetos, processos de solução de problemas e conceitos de gerenciamento para que eles possam reter seus processos de trabalho. O objetivo é moldá-los no maestro para que possam reger a orquestra.

Veja também: Alinhamento estratégico: criando um caminho para equipes de alto desempenho

4. Disciplina

A prática de treinar pessoas para obedecer a regras. Para treinar ou desenvolver pela instrução, especialmente no autocontrole. A palavra disciplina tem muitas formas e algum estigma. Como líder, disciplina significa estrutura, padrões, gerenciamento de tempo e responsabilidade

Os locais de trabalho precisam dessas coisas para sobreviver. Os líderes conhecem e entendem os princípios da disciplina. Chefes sabem disciplinar. Nesse contexto, disciplina não é aplicar punições, advertências ou ações disciplinares. Trata-se de manter as pessoas responsáveis ​​pelos padrões.

A disciplina é importante no local de trabalho, pois as boas práticas mantêm a equipe no trabalho, no prazo e pronta para entregar. É aí que um bom líder entra e mantém o ímpeto da equipe por meio de práticas disciplinares e mantém a equipe avançando. 

As rotinas são frequentemente esquecidas, mas são muito importantes. Quando uma equipe começa a funcionar bem, ela se torna uma máquina, pronta para dar resultados.

Para fazer isso, considere definir algumas diretrizes com a equipe que manterá o ambiente ou a vibração do local de trabalho. A contribuição da equipe sobre essas diretrizes ajudará a manter todos responsáveis ​​e responsáveis ​​pelo processo disciplinar. 

Do serviço militar ao empresarial: um veterano e estrategista compartilha 4 verdades de liderança
Foto: (reprodução/internet)

Depois que as diretrizes forem estabelecidas, certifique-se de que sejam comunicadas e que todos conheçam os padrões a serem seguidos. 

Nesse ponto, seu trabalho como líder é manter um ambiente de trabalho feliz e dar à sua equipe espaço suficiente para fazer o trabalho. Se você incutiu a disciplina como um valor no local de trabalho, eles se orientarão para os padrões esperados.

Uma base sólida

Utilizar essas quatro verdades em sua estratégia de liderança deve ajudar a solidificar sua base. Parece clichê e monótono falar sobre a pandemia, mas, honestamente, quem estava pronto para isso? No mínimo, ressaltou a importância de verdades básicas como essas, que podem ser aplicadas em qualquer situação imprevista. 

De acordo com esses princípios de liderança, nenhuma ideia deve ser deixada de fora da mesa de soluções e a inovação deve ser fomentada pela liderança – mesmo em tempos difíceis. A pandemia permitiu que uma boa liderança brilhasse e a inovação e resiliência ocupassem o centro do palco. Enquanto muitas empresas fecharam.

E porque? Por causa de bases sólidas de liderança. Saber quando tomar boas decisões e segui-las. Ter vontade de seguir em frente e uma ótima estratégia de liderança.

Quando o mundo joga uma chave em seus planos, você usa isso como uma ferramenta para começar a trabalhar, não como uma desculpa para não liderar.

Fique por dentro: Avalie onde você está em sua carreira para se desvencilhar

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO