Pensando em contratar um redator de currículo? Aqui está o que você precisa saber

Pensando em contratar um redator de currículo? Aqui está o que você precisa saber
Foto: (reprodução/internet)

Você é um profissional em meio de carreira procurando um novo emprego, tentando fazer uma mudança de carreira ou procurando um cargo no conselho? Você provavelmente já sabe que a melhor maneira de abordar uma pesquisa é alavancando sua rede profissional. Mesmo assim, em algum momento, você será solicitado a enviar um currículo.

Se você não faz isso há algum tempo, estamos aqui para lhe dizer que a paisagem mudou. 75% dos currículos nunca são vistos por uma pessoa real. Os Applicant Tracking Systems (ATS) estão sendo usados ​​por mais de 95% das empresas Fortune 500

ANÚNCIO

A varredura ATS continua procurando palavras-chave e características. É o primeiro obstáculo que você terá que saltar.

Depois de superar esse obstáculo, você ainda terá que colocar seu currículo na linha de chegada. Como você faz seu currículo se destacar em uma pilha de candidatos? Aqui está uma coisa a não fazer: ir num serviço barato de redação de currículos online. Você pode obter um currículo genérico que supere ATS – talvez – mas não o levará mais longe.

Quando você está procurando contratar um redator de currículo profissional, está colocando sua busca de emprego nas mãos dele. Você deve ter certeza de que eles sabem o que estão fazendo e têm as habilidades para criar o currículo de que você precisa. Aqui estão algumas das perguntas que você deve fazer ao escolher um redator de currículo.

Leia também: Do serviço militar ao empresarial: um veterano e estrategista compartilha 4 verdades de liderança

Eles têm experiência?

Você deseja testar sua experiência em vários níveis.

  1. Retomar a experiência de redação: Você deseja trabalhar com alguém experiente e que obtenha resultados. Eles devem ser capazes de fornecer exemplos específicos de como seu trabalho levou a resultados bem-sucedidos. Se você quiser ter certeza de que eles estão sendo francos, peça uma indicação para você ligar.
  2. Experiência no setor: Eles devem ter experiência no setor que você almeja. Isso ajuda a estruturar seu currículo e inclui as informações necessárias para chamar a atenção de um recrutador ou gerente de contratação.
  3. Experiência no cargoEles também devem ter experiência em trabalhar com pessoas de seu nível profissional. O currículo de um CEO varia muito de alguém que procura seu primeiro cargo de gestão. Peça exemplos.

Você também deseja alguém com experiência no seu tipo de pesquisa. Se você está mudando de carreira, deve trabalhar com alguém habilidoso na elaboração de currículos de transição.

“Se você estiver se candidatando a cargos no conselho, o redator precisará entender como melhor posicioná-lo para esses tipos de funções”, disse Andjela Milenkovic, Consultora de Carreira da Ivy Exec. “De preferência, o redator deve ter alguma experiência em nível de conselho.”

Como eles lidam com informações confidenciais?

Durante o processo de criação, você compartilhará muitas informações pessoais e profissionais. Algumas delas podem ser informações proprietárias. Embora as informações não sejam incluídas no currículo final, pode ser necessário ajudar o escritor a contar sua história.

É especialmente importante em alguns campos, como informações confidenciais para currículos de consultoria ou currículos de advogado.

Pensando em contratar um redator de currículo? Aqui está o que você precisa saber
Foto: (reprodução/internet)

Como eles vencem o ATS?

As empresas podem ter milhares de currículos em um banco de dados que ninguém jamais viu. Uma palavra-chave ausente pode ser suficiente para eliminá-lo de consideração. Os redatores de currículos profissionais devem ter uma lista de palavras-chave que se aplicam a cargos e empresas. 

Eles devem ser capazes de anotar uma lista de empregos e discernir as palavras e frases certas para que seu currículo ultrapasse o ATS.

ATS é apenas a parte um, no entanto. Em seguida, você precisa passar no teste de seis segundos. Essa é a quantidade média de tempo que um recrutador ou gerente de contratação gastará antes de decidir se vai mais fundo ou seguir em frente.

Como eles vão contar sua história?

Seu currículo é mais do que apenas uma lista de lugares onde você trabalhou e onde estudou. É preciso um redator habilidoso para comunicar seu valor exclusivo para fazer seu currículo se destacar.

“Para os profissionais mais experientes, a marca também é importante”, disse Milenkovic. “Não se trata apenas de fornecer conteúdo específico do setor, mas também de contar uma história.”

Isso significa contar sua história de forma sucinta, mas poderosa. Isso significa demonstrar resultados quantificáveis ​​que se traduzem na posição para a qual você está se candidatando. Aqui estão alguns exemplos.

  • Para uma posição de vendas: Excedeu as metas de vendas por 18 meses consecutivos
  • Para uma posição de gerenciamento de vendas: Gerenciei uma equipe de 20 vendedores e excedeu o orçamento em 18% em 2020
  • Para um cargo de CEO: aumento da margem de lucro em 12% e patrimônio líquido em 37%

Um conselho: se você estiver fazendo uma reclamação, certifique-se de que pode comprová-la. Você pode ser solicitado a oferecer provas de suas realizações.

Veja também: Faça com que suas ideias sejam implementadas, mesmo quando os processos parecem imutáveis

Eles irão personalizar seu currículo para diferentes organizações e oportunidades?

Quando as empresas estão contratando, muitas vezes procuram habilidades e atributos específicos. Você é um especialista em turn-around? Você tem experiência em levar startups a IPOs? Elaborar a mensagem de marca certa é tão importante para você quanto para as empresas que tentam vender para os clientes.

“Diferentes tipos de organizações se preocupam com coisas diferentes”, disse Milenkovic. “Seu escritor deve estar ciente dessas diferenças e saber como criar sua mensagem.”

Eles também ajudarão com o LinkedIn?

A maioria dos recrutadores usa o LinkedIn quando está procurando ou verificando candidatos. Uma pesquisa, por exemplo, relatou que mais de 35 milhões de pessoas foram contratadas por alguém com quem se conectaram no site. Seu perfil do LinkedIn é uma peça importante do quebra-cabeça.

Quer alguém descubra você no LinkedIn ou não, eles provavelmente irão verificar seu perfil social para ver o que ele mostra. Você precisa ter certeza de que seu perfil conta uma história consistente como seu currículo. 

Se você não estiver disposto a compartilhar publicamente algo que colocou em seu currículo, um gerente de contratação pode se perguntar se é uma avaliação precisa.

Pensando em contratar um redator de currículo? Aqui está o que você precisa saber
Foto: (reprodução/internet)

Faça muitas perguntas

Se você vai gastar dinheiro para ter alguém escrevendo seu currículo, você precisa trabalhar com um redator de currículo profissional que tenha experiência e obtenha resultados. Antes de assumir um compromisso, faça muitas perguntas. Em última análise, você precisará se sentir confortável para saber se é o ajuste certo.

Fique por dentro: A pesquisa mostra: a política de seu empregador pode afetar sua motivação

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO