Qual carreira, que caminho seguir em 2020?

Quem nunca se perguntou, pelo menos uma vez na vida, qual carreira seguir? Que caminho trilhar? Essa é uma dúvida comum, principalmente entre adolescente e jovens que estão concluindo o Ensino Médio e precisam decidir que curso irão estudar na faculdade.

São tantas as opções que aparecem que quem não possui um foco muito bem definido, pode acabar se perdendo, cada opção nova se mostra como sendo melhor e mais vantajosa que a anterior. Em uma geração imediatista, aquela opção que traz o melhor no momento, muitas vezes é a escolha feita.

Olhando a longo prazo, será que a opção do resultado imediato é a melhor de fato? Muitas vezes, a resposta será não. Steve Jobs dizia “algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Mas não é nada disso. Significa dizer não às centenas de outras boas idéias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente”.

Carreira
Fonte: Imagem Internet

Como, então saber qual caminho trilhar? Quando se está em dúvida, como saber qual escolha tomar, como decidir qual carreira vai seguir?

Se conhecendo

O primeiro ponto, a primeira coisa que você precisa antes de pensar qual carreira seguir, qual faculdade cursar, é se conhecer. Você precisa saber quais seus dons, em quais áreas você “se sente em casa”?

ANÚNCIO

Quais áreas despertam sua paixão e fazem seu coração bater mais forte? Procure realizar atividades que despertem seu interesse, busque realizar os seus sonhos, não os sonhos que dizem que você deve ter.

Não se mova baseado por uma dor, ou sua, ou de sua família. A dor, traz muitas lições e ensinamentos, aprenda com a dor e com as crises do passado, não apenas suas e de sua família, mas, com biografias de homens que você admira também. Mas, não tome suas escolhas, não tome suas atitudes baseadas em dores e frustrações, tome suas decisões baseadas em quem você é.

Faça uma auto análise, procure identificar:

  • Quais seus dons?
  • No que você não é bom?
  • O que te traz alegria?
  • O que você acha um saco fazer?
  • O que você faria se dinheiro não existisse?
  • Quais seus sonhos?

Pense a longo prazo

Se conhecendo, sabendo seus dons e aquilo que te traz alegria, procure estabelecer um objetivo alinhado aos seus sonhos e se mova focado nesse objetivo, não tome decisões olhando apenas no curto prazo, pense e planeje focado naquilo que você planejou a longo prazo. Não se prenda ao passado, tire as lições do passado, mas não se prenda lá.

Não se prenda na armadilha da âncora, no sentido de ficar preso em algum fracasso no passado. Antes de criar a lâmpada, Thomas Edison fracassou diversas vezes, contudo, não desistiu de seu sonho. Fracassou em algum investimento no passado? Levanta a cabeça, veja onde errou, o que gerou o fracasso no passado, e arrisque novamente, sem cometer esse erro.

Capacite-se

Busque se capacitar e se preparar para alcançar a posição que deseja e o suficiente para se manter nessa posição quando chegar lá. Se você sonha viajar para os EUA, estude inglês, tire o passaporte, veja na embaixada quais são os documentos necessários para conseguir o visto.

Sonha em ter seu próprio negócio? Estude planejamento financeiro, procure ver como organizações que atuam na área que você quer entrar agem, faça um benchmarking e procure se capacitar e analisar os riscos do seu negócio.

Estude e se prepare a ser um líder que consiga direcionar seus futuros colaboradores a seguirem a missão, visão e valores do seu negócio.

Se você não sabe pra onde quer ir, qualquer caminho serve. Saiba para onde você quer ir e se mova direcionado a esse objetivo e não espere chegar lá para se preparar. Antes de levantar um prédio, as bases precisam estar bem firmes, antes de alcançar o objetivo que você almeja, esteja com suas bases bem firmes. 

Tão importante como não se prender ao passado, é não se prender no futuro. Viva seu processo, aceite o tempo em que está. Sonhe alto, planeje onde chegar, mas entenda que há um tempo até chegar nesse lugar, entenda o tempo que está vivendo hoje e não fique com crise de ansiedade por não ter chegado ainda. A hora vai chegar.

ANÚNCIO