Para fugir do desemprego ou de um chefe complicado de se lidar, muitos tomam a decisão de empreender, abrir seu próprio negócio e tornar-se independente. Mas, você sabe quais são os primeiros passos para uma iniciativa empreendedora?
Atualmente, conseguir emprego não é simples e ter seu próprio negócio não parece ser uma má ideia para poder pagar as contas. Mas, por onde começar na hora de abrir seu negócio? O que fazer?
Você está pensando em abrir algo mas está se sentindo meio perdido? Calma, não é impossível. Mas a primeira coisa que você precisa saber é se realmente é isso que quer para sua carreira profissional. Isso porque ser o dono de uma empresa implica em muitas responsabilidades.
Se você quer abrir algo e não quer fazer parte das estatísticas, que dizem que a maioria das empresas quebram antes de 5 anos, precisa dar alguns passos indispensáveis antes.
Passo 1 para empreender: planejamento
A primeira coisa que você precisa fazer e que vai continuar fazendo enquanto a empresa estiver aberta é o planejamento. É preciso analisar quais serão seus concorrentes, quem você quer atender, e saber qual produto seu público quer.
Quanto vai custar para abrir seu negócio? Você tem a renda necessária para isso? Faça os cálculos para saber se vai conseguir dar continuidade ao processo da abertura do seu negócio. Não comece sem essa estimativa, porque o investimento certo vai ser necessário para o negócio dar certo.
Esteja preparado para as adversidades
Saiba também, quais são os riscos do seu projeto, o que pode acontecer pra “dar ruim” e já pense em como evitar que isso aconteça. E, se acontecer, o que fazer para resolver esse problema? Como solucionar esse problema?
É importante também saber quais são as premissas, isso é, aquilo que já tem como certo para ter êxito em seu projeto. Assim, você vai conseguir diminuir a chance de ter problemas no futuro.
Um planejamento bem feito já diminui uns 50% as chances de quebra do negócio. E tão importante quanto realizar o planejamento antes de abrir, é continuar monitorando se a empresa ainda está no caminho desejado.
Passo 2: Defina um objetivo
Já viu o filme ou leu o livro Alice no País das Maravilhas? Em um momento um dos personagens fala algo “se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve”. Isso também é verdade quando se trata do seu próprio negócio!
Você precisa saber onde quer chegar nos próximos anos, qual o motivo, qual a missão da sua empresa: para que ela existe? Steve Jobs dizia que “foco é saber dizer não”. Resumindo, sem um objetivo, você não vai sair do lugar.
Planos para os próximos 10 anos
Você precisa tomar suas decisões com uma base sólida de onde quer chegar, no mínimo, na próxima década. Não tome decisões que não irão te levar para mais perto do seu objetivo, há escolhas que podem ser muito boas, mas o fim delas não é legal.
Esse passo é muito alinhado com o anterior, tenha um objetivo e planeje como alcançar esse objetivo, saiba o que vai fazer para chegar no seu destino para poder crescer.
Aqui você vai encontrar muito material de como elaborar um projeto com o modelo do PMBOK, o que pode te ajudar bastante no seu projeto.
Passo 3: Saiba escolher a sua equipe
Para ter sucesso, é quase certo que você vai precisar de uma equipe. Vai ser necessário saber escolher quem fará parte da sua equipe. O seu time pode te ajudar ou te prejudicar, por isso é muito importante saber escolher os integrantes.
Procure pessoas com um ponto forte onde é seu ponto fraco. Por exemplo, se você não é bom em lidar com pessoas, procure uma pessoa que seja boa em relações interpessoais. Se o seu forte não é a parte do controle financeiro, procure alguém que seja (é importante escolher alguém de confiança para essa área).
Uma equipe bem estruturada pode ser a diferença entre seu sucesso e o seu fracasso. Quando for empreender, deixe seus objetivos bem claros para a equipe, uma boa comunicação é indispensável.
Conclusão
Como visto anteriormente, empreender é a chave de sucesso da atualidade. Em tempos de pandemia, muitas pessoas viraram empreendedoras e estão conseguindo crescer no mercado. Porém é muito importante sempre se manter atualizado, ter persistência e principalmente, dedicação.
Seguindo esses 3 passos, é possível começar a empreender, na medida em que há um crescimento pessoal a profissional. A iniciativa de ser empreendedor é capaz de mudar vidas e também carreiras, basta ter um bom planejamento, ser objetivo e escolher a equipe certa para o negócio.