3 dicas de busca de emprego para uma mudança vertical

3 dicas de busca de emprego para uma mudança vertical
Foto: (reprodução/internet)

Esteja você procurando avançar da linha de frente para a gestão, da gestão para o diretor ou do diretor para o executivo, a mudança vertical exige visão e paciência. Uma coisa é conseguir um emprego – outra bem diferente é mantê-lo, criar valor dentro de uma empresa, definir uma posição como alvo e executar o plano para obtê-la. 

Quanto mais alto você vai, menos oportunidades existem. Cada salto requer uma mudança fundamental na maneira como você interage com seus colegas e sua empresa. 

ANÚNCIO

Você terá que lidar com a política do cargo, bem como com as responsabilidades diretas. Se você está olhando para além das paredes de sua própria empresa, deve equilibrar o potencial conflito de interesses com suas funções atuais.

Leia também: Estudo: as startups que têm sucesso pagam um prêmio pelo talento

Como avançar para uma função de nível superior no trabalho

1. Suje suas mãos

Quanto mais para cima na cadeia você se move, menos você pode pagar por antolhos em seu processo de tomada de decisão. 

Se você está atuando como líder de equipe de TI ou chefe de publicidade, considera apenas a perspectiva desse departamento. Suas decisões são corretas e você as ignora na cadeia para que as quantias chorudas resolvam os detalhes. 

À medida que avança, você deve aprender a fazer escolhas difíceis e sujas. Você será o único encarregado de encontrar um propósito comum para equipes diferentes. A missão da empresa entra em seu campo de ação e tem precedência sobre a missão de qualquer departamento. 

ANÚNCIO

Essa mudança de prioridade pode ser difícil de navegar se você estiver pensando da perspectiva de sua competência central. Pode ser hora de se treinar nas noções básicas de outros departamentos para que possa equilibrar mais adequadamente as decisões que afetam toda a empresa.

3 dicas de busca de emprego para uma mudança vertical
Foto: (reprodução/internet)

2. Priorize o negócio

Se você está procurando mobilidade ascendente, deve abandonar a noção de estar na linha de frente de tudo. As atividades em nível de departamento que pareciam tão importantes agora são de baixo impacto e você deve deixá-las para os especialistas. 

Como tomador de decisões, seu telefone será o único a explodir com pedidos de ajuda. Você deve aprender a delegar em vez de assumir tarefas diretamente, embora seja responsável pelo resultado desses projetos. 

Se você está pensando seriamente em um cargo de gerência de nível superior, provavelmente o alcançou sendo prestativo e indo além de sua obrigação. 

Se você quiser subir de posição, no entanto, deve entender que seu novo objetivo é encontrar pessoas que possam fazer o trabalho sem você. Você deve mostrar que sabe como priorizar os aspectos mais críticos de projetos singulares e gerenciar como esses projetos se encaixam no escopo mais amplo do negócio.

Veja também: Como os alunos de administração estão se preparando para a ruptura digital?

3. Pratique objetividade implacável

As pessoas tropeçam na política do escritório durante sua escalada ao topo. Subir os degraus inferiores requer uma perspectiva subjetiva. Seu trabalho é baseado em táticas e limitado pelas necessidades de seu departamento. 

Conforme você escala, você deve se tornar menos apaixonado por suas próprias ideias e as de seus amigos. Você ainda terá que abrir mão da proposta de sua equipe principal se outra equipe puder oferecer uma proposta mais forte. 

Você fará amigos no seu caminho até o topo. Resista à tentação de ficar em quarentena com indivíduos com ideias semelhantes dentro de uma câmara de eco. Faça amizade com colegas que têm perspectivas diferentes e vêm de vários departamentos. 

Desenvolva um talento especial para tomar as decisões certas, não as fáceis. Todos respeitam os resultados. Siga as métricas e tenha a reputação de objetividade implacável. Assim, ninguém pode dizer que você está jogando favoritos.

3 dicas de busca de emprego para uma mudança vertical
Foto: (reprodução/internet)

Conforme você progride em sua carreira, deve aprender que a empresa nem sempre é “limpa”. Exige um foco singular na delegação e objetividade. Isso vale para todas as empresas, embora a implementação varie de acordo com a cultura da empresa.  

Como uma dica final, certifique-se de combinar seus métodos de tomada de decisão objetiva e sofisticada com a cultura da empresa. Seu temperamento, habilidades de comunicação e processo de execução ficarão bem visíveis aqui. Monitore-os de perto e modifique para o trabalho que você procura.

Fique por dentro: Como criar conexões significativas e duradouras em seu setor

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO