3 perguntas que um ótimo treinador de carreira fará – mais 3 perguntas para fazer a eles em troca

3 perguntas que um ótimo treinador de carreira fará - mais 3 perguntas para fazer a eles em troca
Foto: (reprodução/internet)

De acordo com dados coletados pelo Bureau of Labor dos EUA, as pessoas levam em média cerca de 5 meses para conseguir um novo emprego depois de ficarem desempregadas.

Com tempo suficiente, a maioria das pessoas pode encontrar um emprego por conta própria – mas um coach de carreira pode acelerar sua transição e ajudá-lo a identificar um trabalho que seja significativo para você.

ANÚNCIO

Um coach experiente pode oferecer qualquer um dos seguintes serviços:

  • Conselhos práticos para ganhar força com seu currículo e carta de apresentação
  • Ajuda na preparação para uma entrevista
  • Conversas perspicazes para ajudá-lo a definir seus objetivos de carreira
  • Sugestões para explorar suas opções profissionais
  • Metodologia praticada para decidir qual deve ser o próximo passo em sua carreira
  • Informações privilegiadas sobre o mercado de trabalho e tendências de recrutamento
  • Incentivo e construção de confiança
  • Ajude a desenvolver um “argumento de venda de elevador” e uma marca profissional
  • Estratégias de busca de empregos comprovadas e verdadeiras com resultados comprovados
  • Dicas para fazer networking com colegas
  • Conselhos úteis para ganhar uma promoção
  • Orientação para a recuperação após um revés profissional
  • Coaching de negociação para que você obtenha os melhores termos possíveis em sua próxima oferta

O coaching de carreira abrange uma ampla gama de benefícios, razão pela qual não pode ser uma prática única para todos. Alguns coaches se especializam em estratégias de busca de emprego, enquanto outros podem ajudá-lo a descobrir um novo entendimento sobre você mesmo e suas aspirações.

A abordagem e o foco de cada treinador são únicos, por isso você precisa revisar suas qualificações e experiência antes de contratar seu serviço.

Os estilos variam entre os indivíduos, mas existem alguns conceitos básicos que você deve abordar com um coach de carreira no início da sessão.

Leia também: Como os CEOs podem construir uma base para o sucesso durante os primeiros 100 dias

3 perguntas que um ótimo treinador de carreira fará

O que fez você decidir seguir carreira em seu setor?

Sua resposta a esta pergunta pode ajudar o coach a entender suas motivações e histórico. Como acompanhamento, eles também podem pedir que você fale sobre o que mudou desde que você começou seu último trabalho que o levou a buscar algo novo.

De quais aspectos de sua carreira você gosta e o que gostaria de mudar ou parar completamente?

Essa distinção pode ajudar seu coach a identificar em quais habilidades ele deve se concentrar em seu currículo e na marca geral. A clareza sobre este assunto também pode ajudá-los a revelar novos insights sobre como escolher um empregador-alvo ou buscar uma nova posição ou vertical.

Como você adapta seus materiais de inscrição e estratégia de entrevista para cada empregador em potencial?

Um ótimo coach de carreira o ajudará a explicar sua narrativa geral de carreira, demonstrar uma progressão linear e tornar seu perfil de funcionário atraente para uma variedade de tipos de empregadores.

Embora você deva adaptar seu currículo a todas as oportunidades às quais se candidatar, seu coach pode mostrar como estruturar sua experiência para que seja relevante, mas não ocupe todo o seu tempo.

Aprenda a criar uma marca online que gere clientes potenciais.

Quando você trabalha com um coach de carreira, a conversa deve ser em ambos os sentidos. Anote algumas perguntas antes do seu compromisso para estar preparado para cobrir tudo em sua agenda. As sugestões a seguir podem ajudá-lo a começar.

3 perguntas que um ótimo treinador de carreira fará - mais 3 perguntas para fazer a eles em troca
Foto: (reprodução/internet)

3 perguntas que você deve fazer a um coach de carreira

O que posso fazer para obter o maior benefício da minha sessão de coaching com você?

Seu treinador sabe o que funciona melhor para seu estilo de ensino. Peça-lhes que expliquem se têm alguma recomendação específica para se preparar para uma sessão e se têm um modo preferido de comunicação. 

Eles podem elaborar outros detalhes, como levar uma caneta e um bloco de notas para compromissos ou compartilhar seu currículo com antecedência.

Acho que meus maiores pontos fortes são X, Y e Z. Meu currículo e a marca do funcionário apoiam essas ideias? O que posso fazer para expandir essas qualidades e convencer um empregador a fazer a oferta?

Não presuma que seu currículo e carta de apresentação já deixam esses pontos claros. Em vez disso, descreva em detalhes o que você acha que são seus cinco principais diferenciais no mercado e o que o torna um ativo nos negócios. 

Discutir esses pontos explicitamente garante que os materiais de seu aplicativo sejam consistentes e destaquem as informações mais importantes.

Veja também: Alinhamento estratégico: criando um caminho para equipes de alto desempenho

Que mudanças devo fazer para aumentar minha visibilidade na indústria?

Um coach de carreira profissional pode descobrir lacunas na marca de seu funcionário que, de outra forma, você poderia ignorar. Por exemplo, existem oportunidades para você contribuir para um evento comercial ou publicação? Como você pode tornar mais fácil para os recrutadores encontrar informações sobre você online? 

Quando você está competindo contra centenas de outros candidatos, sua reputação e visibilidade são fundamentais para conseguir uma posição com influência substancial.

3 perguntas que um ótimo treinador de carreira fará - mais 3 perguntas para fazer a eles em troca
Foto: (reprodução/internet)

Pontos de Ação Imediata

Preparação para sua primeira reunião com um treinador de carreira

Você não precisa esperar até sua consulta para começar. Na verdade, se você refletir sobre sua carreira antes de se encontrar com um coach, terá mais chances de ter uma troca produtiva.

Aqui estão alguns pontos de ação que você pode começar hoje:

  1. Pergunte aos seus contatos sobre a carreira deles e o que os levou a isso. Falar sobre trabalho pode ajudá-lo a descobrir o que está faltando em sua experiência profissional e a entender suas prioridades.
  2. Seja transparente sobre suas ambições. É mais provável que você encontre uma rede de apoio se você se colocar por aí. Outros irão admirar sua tenacidade e visão.
  3. Avalie o seu bem-estar emocional e mental. Um coach de carreira pode ser um recurso inestimável, mas se você tiver sintomas latentes de ansiedade ou depressão, essas condições podem impedir sua capacidade de garantir um emprego gratificante e agradável. 
  4. Coaching de carreira e aconselhamento em saúde mental são campos distintos – tente cuidar de sua saúde e bem-estar antes de aumentar sua carga de trabalho atual.
  5. Defina como será uma experiência de coaching bem-sucedida para você. Pense em seu relacionamento com um coach como uma parceria – você precisa participar ativamente das sessões e se comunicar igualmente na conversa. 
  6. Seu coach também pode ajudá-lo a definir expectativas antes da sessão e oferecer sua perspectiva sobre o que é realista para os objetivos de curto e longo prazo.
  7. Pense no avanço de sua carreira como um sprint. Para fazer alterações, você precisa dedicar mais tempo ao seu desenvolvimento profissional. Anexe métricas específicas ao seu desempenho e monitore seu progresso. 
  8. Por exemplo, comprometa-se a passar duas horas por semana em um workshop, participe de pelo menos um evento de networking por mês ou dedique mais tempo à leitura sobre as tendências e desenvolvimentos do setor. Bloqueie essas atividades em seu calendário e responsabilize-se por seus objetivos.

Fique por dentro: Avalie onde você está em sua carreira para se desvencilhar

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO