Avalie onde você está em sua carreira para se desvencilhar

ANÚNCIO
Avalie onde você está em sua carreira para se desvencilhar
Foto: (reprodução/internet)

Em algum momento, a maioria dos profissionais faz uma pausa para refletir. Eles se perguntam se alcançaram o ápice de sua carreira ou se apenas estagnaram. Muitas vezes, um sentimento de insatisfação está na raiz dessas questões.

Olhando objetivamente para onde você está através das lentes de uma avaliação de carreira, você pode desenvolver um caminho claro a seguir. Deve ser um caminho que o leve à próxima etapa, que ofereça satisfação profissional e pessoal.

ANÚNCIO

Por mais que essa avaliação de carreira possa ter uma sensação clínica, você deve usar seu próprio julgamento e objetivos para torná-lo um processo mais pessoal. É fácil olhar para sua carreira em termos de métricas, números e fatores externos. Mas lembre-se de que vale a pena usar sua intuição para decidir aonde você quer ir em seguida.

Realizar uma avaliação de carreira

Identifique o que é importante para você

Nem todo mundo quer a mesma coisa em sua carreira. É por isso que seu primeiro passo deve ser um inventário pessoal de seus objetivos de carreira. Eles devem incluir os resultados pessoais que você obtém de sua carreira, bem como marcadores específicos que indicam movimento ao longo do tempo. Pense em coisas como:

  • Equilíbrio trabalho-vida, tempo para a família e hobbies;
  • Cargo de alto escalão em uma organização, com ampla responsabilidade;
  • Histórico de inovação e contribuição social ou profissional;
  • Segurança financeira ou riqueza pessoal.

Seus próprios objetivos de carreira podem ou não incluir o que está nesta lista. Mas depois de ter seus objetivos em mente, você pode prosseguir para avaliar se sua carreira está realmente proporcionando o que você deseja.

ANÚNCIO

Leia também: As 5 principais resoluções a serem tomadas em relação ao seu 2021 profissional

Faça um balanço da progressão em áreas-chave

Em seu trabalho, você provavelmente está familiarizado com o uso de métricas para determinar o sucesso de um projeto. 

Use o mesmo método para ver como sua carreira está se saindo quando se trata do que você fez nos últimos tempos – e como os outros o apoiaram. Veja essas áreas como uma espécie de “lista de lavanderia” das implicações de seu trabalho. Em seguida, faça o possível para combinar o conteúdo de cada categoria com seus objetivos pessoais.

Conquistas

Liste as realizações de sua carreira. Concentre-se em coisas das quais você tem orgulho, como um produto que teve um impacto positivo na comunidade ou um programa de desenvolvimento interno que apoiou novos funcionários.

Se já faz um tempo que você não sente uma sensação de realização, preste atenção nisso. Pergunte a si mesmo se ainda há potencial para replicar suas realizações passadas em sua organização atual, ou se pode ser hora de buscar novos desafios em outro lugar.

Avanço

Dê uma olhada na sua trajetória dentro da empresa. O seu avanço foi lateral ou você progrediu dentro da organização? Se você não está mais recebendo as promoções de antes – e isso é algo que você deseja – pergunte se você atingiu o teto.

Se sim, o problema pode não ser você. É possível que a estrutura da sua empresa simplesmente não permita um avanço acima de onde você está atualmente. Pense um pouco sobre como seu potencial de avanço – ou a falta dele – se alinha com o que você deseja de sua carreira.

Avalie onde você está em sua carreira para se desvencilhar
Foto: (reprodução/internet)

Reconhecimento

Cada carreira tem alguns parafusos e porcas básicos. Salário e benefícios são dois exemplosO mesmo ocorre com as vantagens comuns dos funcionários, como o reconhecimento do trabalho que você realiza em toda a empresa

Nem todo mundo precisa desse tipo de reconhecimento, mas algumas pessoas veem isso como indicadores-chave de valor para a organização.

O dinheiro é uma consideração importante, especialmente se você acha que pode procurar uma função em uma organização diferente. 

Sua posição atual paga o suficiente? O cargo paga muito caro, no sentido de que você pode relutar em sair em favor de um cargo que paga menos, mas oferece mais satisfação pessoal? Dê uma olhada realista no papel do dinheiro em suas escolhas de carreira, especificamente em termos do que você está procurando.

Impacto

Existem diferentes maneiras pelas quais seu trabalho pode ter impacto. Talvez sua função tenha se tornado menos central para a missão da empresa, devido a uma mudança no foco geral da organização. 

Talvez seu avanço tenha surtido um efeito contrário surpreendente – como você assumiu um papel de liderança, tem menos envolvimento direto no trabalho que costumava gostar.

O impacto também pode envolver a indústria e a comunidade em geral. Sua empresa ficou para trás em sua capacidade de inovar e, como resultado, deu a você menos chances de fazer a diferença? Anote seus pensamentos a esse respeito e compare-os com suas ideias pessoais sobre o que contribui para uma grande carreira.

Veja também: Desenvolva sua carreira por meio de oportunidades de aprendizagem online

Oportunidades de crescimento

Olhe para o seu futuro potencial com a empresa. Você pode ter esgotado todas as vias de crescimento e não há muito o que fazer. Também pode haver novas maneiras de aprender e se desenvolver profissionalmente, mas terá que avançar lateralmente para isso.

Oportunidades de crescimento são um indicador importante de estagnação. Embora o crescimento em uma organização seja tipicamente automotivado, geralmente existem parâmetros em torno do que se pode alcançar dentro de uma empresa. Pense no lugar do crescimento em seu plano de carreira e nos próximos passos que você pode dar.

Desenvolva um plano de ação

Depois de examinar sua carreira de perto, pense no que fazer a seguir. Aqui estão algumas sugestões:

  • Avalie as oportunidades internas. Olhe para sua empresa como um todo e pense se você pode subir, mover lateralmente, mudar de divisão ou de outra forma refinar sua função para proporcionar mais satisfação.
  • Considere uma nova indústria. Veja outras oportunidades de fazer seu trabalho em outro setor econômico. Por exemplo, um advogado que trabalhou por anos em direito do entretenimento pode encontrar uma nova satisfação trabalhando para uma organização sem fins lucrativos da área de saúde.
  • Pense em uma nova função. Veja outros empregos que você pode ter em sua indústria. Talvez você possa levar sua experiência no setor para uma nova função, em uma nova organização, no mesmo setor. Se você considerar isso, lembre-se de documentar suas habilidades transferíveis.
  • Converse com contatos fora de sua organização. Fazer uma mudança de carreira é um grande passo. Falar com alguém que conhece você e conhece sua empresa pode lhe dar uma nova perspectiva útil.

Em última análise, você deve criar sua carreira. Não tenha medo de pensar fora da caixa, se você se sentir confortável com isso. Lembre-se de que os planos podem mudar, então você sempre pode mudar de função se surgir uma oportunidade inesperada.

Avalie onde você está em sua carreira para se desvencilhar
Foto: (reprodução/internet)

Se mantenha positivo! Lembre-se de que você tem opções

Você colocou muito em sua carreira. Felizmente, essa carreira dá algo em troca. Quando você se sentir bloqueado, encare como um desafio decidir o que você realmente quer. Seus objetivos de carreira podem ser diferentes agora do que eram quando você começou. Faça mudanças e busque novas oportunidades para revigorar a si mesmo e a sua carreira.

Fique por dentro: Novo emprego, mesma empresa – e agora?

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO