5 dicas para networking em um novo emprego

5 dicas para networking em um novo emprego
Foto: (reprodução/internet)

Muitas vezes, os profissionais de negócios fazem networking apenas quando estão em busca de emprego. Muitos também trabalham exclusivamente fora do escritório – por exemplo, em uma convenção ou evento profissional.  

Mas essa abordagem limitada negligencia oportunidades de construir conexões significativas com indivíduos com relevância imediata para sua carreira. Ao contrário da crença popular, o networking não é uma ocorrência única que só acontece na companhia de estranhos. 

Em vez disso, os líderes eficazes entendem que isso deve acontecer com cada interação em uma capacidade profissional, independentemente do ambiente.   

Um novo trabalho traz consigo uma maneira conveniente e despretensiosa de se apresentar e expandir sua rede autenticamente. Desenvolver relações de trabalho com seus colegas provavelmente melhorará suas perspectivas de carreira no futuro, independentemente de quanto tempo você permanecer na organização. 

Veja como fazer networking continuamente após iniciar um novo trabalho.  

Como fazer networking em um novo emprego?

1. Seja proativo

Todo mundo precisa de aliados no trabalho. Se você for um novo contratado, inicie conversas com as pessoas chave que deseja recrutar para o seu canto. Essas pessoas podem incluir seu departamento imediato e além, em vários níveis da organização,  desde que  você respeite seu tempo e possa demonstrar uma conexão clara com o trabalho.  

Para começar, convide um colega para um café ou almoço e apresente-se brevemente. Da forma mais concisa possível, compartilhe o que você traz para a mesa, incluindo uma visão geral de sua posição, experiência anterior, habilidades e visão de como deseja melhorar a organização. Tudo o que você faz deve operar sob um princípio orientador: reciprocidade 

Pergunte sobre seus objetivos e como você pode apoiá-los. Tente entender o máximo possível sobre o papel deles e como seu trabalho se cruza com o deles. O  objetivo desta reunião inicial é criar um ponto de contato fácil e identificar cenários benéficos para todas as partes.  

Em apenas 10 ou 15 minutos, você pode iniciar uma troca colaborativa, aprender sobre sua empresa e criar uma primeira impressão positiva.

Leia também: Demitido por coronavírus? 7 coisas para fazer imediatamente

2. Compartilhe detalhes sobre você

Mesmo que o networking seja uma estratégia de negócios, você não precisa ser totalmente voltado para os negócios em seu comportamento ou assunto. Conhecer seus colegas de trabalho socialmente é a chave para criar relacionamentos duradouros 

Tente incluir algumas informações pessoais na conversa para dar aos seus colegas uma ideia de quem você é como pessoa. É normal contar histórias sobre sua vida fora do trabalho, desde que seja apropriado para o escritório

Por exemplo, geralmente é aceitável discutir tópicos despreocupados, como um filme que você viu recentemente, mas não diga nada que possa comprometer sua integridade, respeito ou posição na empresa. 

Nem todos os relacionamentos de rede precisam ser amizades. As parcerias profissionais podem ser robustas e gratificantes, mesmo que não sejam pessoais.

5 dicas para networking em um novo emprego
Foto: (reprodução/internet)

3. Procure dicas em seus colegas

Para ter sucesso em seu novo trabalho, você precisa se adequar à cultura da empresa

Reserve um tempo para aprender e apreciar a atmosfera. Os sinais estão por toda parte – por exemplo, como a equipe gosta de se comunicar (Slack, e-mail ou Microsoft Teams)? Quais são seus passatempos favoritos (futebol, música ou degustação de vinhos, por exemplo)?  

Integre as normas culturais da empresa em sua vida cotidiana, explorando pontos em comum. Por exemplo, você provavelmente não deseja usar e-mail para todas as comunicações se a equipe preferir usar o Slack.

Veja também: Como prosperar em sua transição de startup para corporativa?

4. Participar de atividades organizadas no escritório

Muitas empresas realizam eventos de caridade, como uma caminhada ou campanha comunitária de alimentos. 

Atividades de construção de equipes, como um piquenique anual ou uma liga esportiva, também são comuns. Essas atividades em grupo são partes integrantes da cultura da empresa e criam oportunidades para você aprofundar e diversificar organicamente suas conexões

Como essas iniciativas geralmente incorporam funcionários em todos os níveis, também são ótimas para fazer networking e interagir com diferentes departamentos.  

Se você puder, seja voluntário nesses compromissos, mas não se sinta pressionado a assumir a liderança em todos os projetos. Não pise em nenhum dedo do pé e, se você já trabalha em uma posição de liderança, apoie outras pessoas para que tenham a chance de comandar mais responsabilidade e influência na empresa.

5 dicas para networking em um novo emprego
Foto: (reprodução/internet)

Liderança e networking eficazes devem dar poder a seus colegas em vez de buscar ganhos pessoais. 

Na mesma linha, se um funcionário de longa data executa uma atribuição todos os anos, não se ofereça para assumi-la, mesmo se você tiver mais experiência. Caso contrário, o indivíduo pode reagir defensivamente, criando assim uma tensão desnecessária. 

5. Aprecie seus colegas de trabalho como indivíduos – não como degraus

Se você se relacionar bem, ouvirá ativamente seus colegas sobre sua experiência profissional e os detalhes pessoais que os tornam únicos. Você pode aproveitar essas informações para ajudar a expandir sua rede, facilitar apresentações entre colegas e reforçar seus relacionamentos para que durem ao longo de sua carreira.  

Por exemplo, se você aprender que um de seus colegas canta em um coro, use esse detalhe como um quebra-gelo durante uma conversa com um novo contato que canta acapella. Geralmente, as pessoas apreciam ter uma conexão pessoal com seus colegas de trabalho e são mais receptivas a trabalhar com eles novamente no futuro.  

Seja genuíno ao falar com as pessoas e demonstre interesse real pela vida delas. Ao adaptar uma perspectiva altruísta, você pode encontrar novas maneiras de se relacionar com as pessoas – o que, por sua vez, o ajudará a progredir profissionalmente.

Fique por dentro: Quer um plano estratégico de busca de emprego que funcione? Veja como começar

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec