Demitido por coronavírus? 7 coisas para fazer imediatamente

Demitido por coronavírus? 7 coisas para fazer imediatamente
Foto: (reprodução/internet)

A crise do COVID-19 atingiu repentinamente e pegou muitas pessoas desprevenidas. Se você está entre os milhões de desempregados de repente, pode se consolar sabendo que não está sozinho. 

Você também ainda tem o arbítrio para lidar com sua situação e criar a melhor base para superar essa crise e encontrar seu próximo papel. Se você for dispensado devido ao coronavírus, siga estas etapas imediatamente para voltar ao caminho certo.

1. Avalie suas finanças

Ninguém espera uma pandemia global, muito menos perder seus empregos em meio a um desemprego sem precedentes. Tome um momento para respirar. Você vai superar isso! A demissão não é sua culpa e não tem relação com seus méritos pessoais ou profissionais. 

Você tem, objetivamente, as habilidades e os atributos que os empregadores desejam e há uma boa chance de alguém querer contratá-lo. Nesse ínterim, fazer um balanço de suas finanças o ajudará a permanecer estratégico e a construir um plano de ação.

Tente estabilizar sua situação financeira atual realizando as seguintes etapas:

  • Reveja suas despesas. Destaque qualquer coisa não essencial que você possa cortar.
  • Verifique suas economias. Identifique quais fundos você tem disponíveis.
  • Descubra se você se qualifica para um cheque de estímulo Covid-19 do IRS, também conhecido como pagamento de impacto econômico.
  • Inscreva-se para o seguro-desemprego.

Assim que isso for resolvido, você pode se sentir mais seguro apenas por saber onde está e poder tomar medidas imediatas para reduzir seus custos mensais.

Leia também: Construa sua marca pessoal: seja publicado em uma publicação confiável

2. Opções da indústria de pesquisa

Acontece que nem todas as indústrias estão sofrendo perdas devido à Covid-19. Descubra quais empresas e setores de mercado estão prosperando. Eles também podem estar contratando. 

Pesquise quadros de empregos online para ver quais empresas precisam de pessoas. Fornecimento de alimentos, compras online e serviços de videoconferência continuam indo bem. Pode haver uma função para você em uma dessas áreas.

Considere fazer um trabalho fora de sua área regular, mas também faça um trabalho com o qual se sinta confortável. A pandemia não durará para sempre, e muitas pessoas ganham um senso de propósito e energia renovados fazendo um trabalho. Portanto, pense fora da caixa quando se trata de encontrar um trabalho adequado.

3. Prepare-se para uma busca de emprego virtual

Durante anos, o discurso de elevador em pessoa foi a chave para conseguir um emprego. Causar uma boa impressão durante uma entrevista no escritório o coloca acima de outros candidatos

Agora, tudo é virtual. Até mesmo setores que não eram totalmente digitais foram forçados a fazer a transição online. Existem empresas que estão contratando agora, mas todo o processo foi alterado devido à realidade atual.

Para se preparar para essa mudança, aprenda um pouco sobre a busca de empregos online e as melhores práticas de entrevista. 

Pratique apenas conversar com um amigo por meio de um serviço gratuito como o Skype e certifique-se de ter todas as ferramentas de que precisa para causar uma ótima primeira impressão. Isso pode significar pedir um novo microfone ou webcam, por exemplo. Afinal, quando você conseguir o emprego, será assim que você trabalhará. 

Portanto, é melhor se sentir à vontade com essa tecnologia o mais rápido possível.

Demitido por coronavírus? 7 coisas para fazer imediatamente
Foto: (reprodução/internet)

4. Utilize sua rede

Mesmo que você se sinta isolado fisicamente, digitalmente você ainda tem acesso a toda a sua rede pessoal e profissional e deve usá-los. Entre em contato por e-mail, LinkedIn ou mídia social. Deixe as pessoas saberem que sua situação de trabalho mudou e que você está procurando novas oportunidades.

Há boas notícias sobre essa etapa durante a Covid-19. Já que esta pandemia afetou a todos, você não terá que explicar muito sobre sua situação atual. Sua rede entenderá e será compreensiva. Eles também podem estar pensando em maneiras criativas de lidar com a pandemia. 

Você pode se beneficiar e se inspirar nisso. Organize uma sessão de brainstorming de vídeo com colegas que estão na mesma posição que você e criem estratégias para procurar emprego juntos.

5. Retrabalhe seu currículo

Ao atualizar seus materiais de inscrição, reflita honestamente sobre as circunstâncias atuais. Seu antigo trabalho pode não estar mais disponível. Você pode ter que girar significativamente. Isso significa que você deve examinar suas qualificações em termos de conjunto de habilidades, além de realizações e responsabilidades.

Mantenha a lista padrão de histórico profissional e escolaridade, mas também destaque as habilidades transferíveis em uma seção separada do seu currículo. Essas são habilidades suaves e duras – tudo, desde comunicação forte até especialização técnica. Sempre olhe para o positivo.

Use técnicas como reenquadramento para apresentar essas habilidades a oportunidades em novos setores. Existem coisas que você faz bem e oferece a um novo empregador.

Veja também: Pensando em contratar um redator de currículo? Aqui está o que você precisa saber

6. Aprenda novas habilidades

Agora é o momento ideal para expandir seu conjunto de habilidades. Usando a Internet, você pode aprender uma variedade de novas habilidades para ajudá-lo na procura de emprego. Existem muitos portais online onde você pode ter aulas, como Skillshare, edX, Udemy e muito mais. 

Atualmente, muitas empresas de educação estão oferecendo testes gratuitos mais longos ou uma seleção maior de ofertas de aulas gratuitas. Isso significa que você pode atualizar seu conhecimento com pouco ou nenhum investimento financeiro.

Ter aulas tem outro benefício. Isso lhe dará novas ideias sobre o que está lá fora. Se você teve uma carreira de sucesso, provavelmente se destacou em uma área específica. Agora é um momento oportuno para ver que outras possibilidades estão por vir, agora ou quando o mundo se recuperar de Covid-19.

Demitido por coronavírus? 7 coisas para fazer imediatamente
Foto: (reprodução/internet)

7. Ponha-se no ritmo

É fácil se deixar levar pelo sentimento de urgência. Na verdade, é benéfico para você tomar medidas ativas como as descritas aqui o mais rápido possível. 

Mantenha sua energia alta, estabelecendo uma rotina regular para atividades de procura de emprego com tempo embutido para descanso e recreação. Aproveite o tempo que você tem para atualizar suas habilidades e cuidar de si mesmo.

Mas lembre-se também de que pode demorar algum tempo até que um novo emprego seja apresentado. 

Se sua busca por emprego for mais longa do que o previsto, não se preocupe, pois não é você – e a maior parte do mundo está em uma situação semelhante e altamente incomum. Quando essa circunstância passar, você pode estar em um lugar muito diferente – mas pode ser um lugar que funcione bem para você.

Fique por dentro: Quer um plano estratégico de busca de emprego que funcione? Veja como começar

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec