5 etapas para garantir o seu bônus de 2020

5 etapas para garantir o seu bônus de 2020
Foto: (reprodução/internet)

Cortes de salários e demissões são tendências infelizes em 2020. Mas nem todos os setores ou empresas estão no mesmo barco. Alguns superaram a incerteza melhor do que outros – o que pode significar que os bônus de final de ano ainda podem estar em jogo.

Pergunte diplomaticamente para descobrir onde você está e tenha um plano de jogo se não houver bônus chegando este ano.

ANÚNCIO

5 etapas para obter o bônus de 2020

1. Leia a sala

Considere como seu setor tivesse, como um todo, afetado pelo COVID-19. Lembre-se dos nichos dentro de cada mercado: a COVID coloca pressões únicas em subconjuntos de determinados setores.

Comida e entretenimento são dois exemplos: os restaurantes finos tiveram um grande sucesso, mas os serviços de comida para viagem foram bem. Os cinemas fecharam, mas as assinaturas do serviço de streaming aumentaram.

Então dê uma olhada em sua empresa. Houve demissões, congelamento de salários ou aumentos cancelados?

Tudo isso pode lhe dar uma noção de onde a empresa está financeiramente, mesmo que a liderança seja omissa sobre o quadro geral. É também a melhor evidência de como a empresa pode lidar com a remuneração dos funcionários em um ambiente econômico perigoso.

A liderança de sua empresa pode seguir as tendências do setor. Portanto, se os concorrentes cancelaram os bônus, eles podem fazer o mesmo. Converse com colegas ou outras pessoas em sua rede sobre as tendências nos pagamentos de bônus em 2020.

ANÚNCIO

Leia também: 5 citações inspiradoras de líderes empresariais para ajudá-lo a se manter motivado

As coisas podem não ser tão desanimadoras quanto você supõe – The Wall Street Journal relatou em agosto de 2020 que algumas empresas estavam restaurando cortes de salários e bônus enquanto algumas se ajustavam às novas condições econômicas .

2. Conheça seus direitos

Reveja as regras quando se trata de bônus. Entenda o tipo de bônus que você recebe. Pode ser discricionário ou uma questão de contrato. A maioria dos bônus é discricionária, o que significa que seu empregador pode optar por retê-los por qualquer motivo.

No entanto, você pode receber um bônus de acordo com métricas específicas do ano, e estas podem fazer parte do seu salário. Nem sempre é fácil saber se o seu bônus é discricionário ou um direito.

Revise sua papelada com a empresa, em particular, seu contrato de trabalho e qualquer coisa que você tenha recebido do RH após análises anuais e discussões de gerenciamento de desempenho.

Um advogado pode ajudá-lo a interpretar quaisquer cláusulas importantes. Por exemplo, seu empregador pode ter uma saída durante um ano extraordinário como 2020.

Mesmo que seu bônus não seja discricionário, o contrato pode dizer que a empresa pode se recusar a pagar no caso de condições econômicas terríveis ou pressões sem precedentes sobre as operações.

5 etapas para garantir o seu bônus de 2020
Foto: (reprodução/internet)

3. Peça para ter um bate-papo

Escolha um bom momento para discutir o assunto com seu chefe. Evite um dia em que sua agenda esteja lotada de reuniões ou quando ela estiver enfrentando prazos importantes. Procure um tempo mais lento, onde você possa ter uma conversa mais longa.

Imagine que você está pedindo um aumento e decida quando se sentiria confortável com essa conversa. O humor do seu chefe e a falta de distrações são muito importantes.

Tente ter uma ideia se a decisão sobre os bônus é final e, se não for, quando poderá ser. Se seu chefe estiver preparado para ter uma conversa prolongada, discuta seu futuro papel na empresa.

Você pode indicar seu compromisso contínuo com a equipe. Você também pode obter alguns insights sobre o que sua empresa vê no futuro, tanto para sua função quanto para a organização em geral.

Veja também: Sempre diga isto quando você se relacionar com alguém novo

4. Mostre empatia

Pergunte sobre o bônus, mas use a diplomacia. Expresse compaixão pela empresa e sua liderança enquanto eles passam por um momento difícil. Explique o motivo da sua consulta com um toque de honestidade. Talvez você queira planejar seu próprio futuro financeiro ou precise cuidar de sua família.

Você pode enfrentar pressões adicionais se seu cônjuge tiver perdido o emprego devido ao COVID-19. O bônus, portanto, é consequência de suas circunstâncias pessoais.

Mesmo se você tiver um direito contratual a um bônus, queira formular a consulta como uma pergunta, não como uma demanda.

Não há necessidade de queimar reputação. Faça parte da equipe o máximo que puder. Você pode ter opções de trabalho limitadas fora da empresa. Você também pode ter que negociar um novo salário ou estrutura de bônus nesta empresa mais tarde.

5. Sugira alternativas

A empresa pode oferecer outros benefícios, como mais folgas remuneradas, turnos de tarefas e horários flexíveis.

Crie sua própria lista de tais benefícios. Em seguida, pergunte se você poderia ter um desses em vez de um bônus, se esses estiverem descartados esse ano. Na verdade, isso pode funcionar para sua situação. Talvez o tempo extra possa ajudar você e seu cônjuge a conciliar a mudança de emprego e as responsabilidades familiares.

Confirme se a decisão sobre os bônus é definitiva antes de perguntar por essas alternativas. Esclareça se você deseja que este seja um acordo temporário. Você pode correr o risco de trocar permanentemente seu bônus por folga, quando prefere pegar o dinheiro quando estiver disponível.

5 etapas para garantir o seu bônus de 2020
Foto: (reprodução/internet)

Descubra onde você está

Seu interesse no bônus não deve ser uma surpresa para seu empregador. Pergunte onde você está indo para o final do ano.

Você pode descobrir quanto dinheiro você pode esperar. Também é uma grande oportunidade de demonstrar seu compromisso com a empresa e encontrar a melhor maneira de fazer com que seu contrato de trabalho funcione para você e para a organização.

Fique por dentro: As 5 principais resoluções a serem tomadas em relação ao seu 2021 profissional

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO