Como trabalhar em casa sem que isso tome conta da sua vida?

Como trabalhar em casa sem que isso tome conta da sua vida?
Foto: (reprodução/internet)

Manter um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal é difícil, mesmo se você for um veterano que trabalha em casa, por isso é essencial que todos verifiquem seus limites de vez em quando. Isso não apenas melhorará sua saúde física e mental, mas também melhorará a qualidade do seu trabalho. 

Você pode ter escorregado e ficando mais exausto ultimamente, então aproveite a oportunidade para reavaliar seu equilíbrio entre vida pessoal e profissional e implementar essas práticas recomendadas.

Prepare-se para o trabalho

Desenvolva e mantenha hábitos que reforcem a fronteira entre o trabalho e o resto de sua vida.

Mantenha uma rotina matinal

Levante-se na mesma hora todos os dias, tome um banho, tome o café da manhã e vista-se para o trabalho. Isso não apenas ajuda a manter hábitos saudáveis ​​de sono e o abastece durante o dia, mas também enfatiza a diferença entre um dia de trabalho, seu tempo pessoal e seus fins de semana.

Fazer almoço

Assim como faria se fosse trabalhar, planeje seu almoço. Isso pode ser preparar algo para comer naquela manhã ou na noite anterior e colocá-lo na geladeira, pedir uma entrega de comida com antecedência ou planejar uma viagem para almoçar em um horário programado.

Leia também: Dicas de busca de empregos para profissionais de nicho

Planeje o que você vai vestir

Faça a distinção entre seu guarda-roupa de trabalho e o resto de suas roupas. Isso não precisa significar vestir-se tão formalmente quanto se fosse para um escritório, mas ter um conjunto diferente de roupas para o trabalho e “não para o trabalho” desempenha um papel psicológico importante.

Retome seu trajeto

A ida e volta do trabalho serve como uma barreira subconsciente, dando-nos tempo para entrar no modo de trabalho no início do dia e tempo para descomprimir no final do dia.

Você não precisa fazer algumas viagens ao redor do quarteirão. Em vez disso, sente-se por 10 ou 15 minutos e faça o que você normalmente faria em seu trajeto. Ouça uma música ou um podcast, leia um livro, o que funcionar para você está bom.

Como trabalhar em casa sem que isso tome conta da sua vida?
Foto: (reprodução/internet)

Estabeleça Seu Espaço de Trabalho

Manter a casa e o trabalho separados quando os dois acontecem no mesmo lugar é difícil.

Se você tem o luxo de um quarto vago para montar um escritório doméstico ou até mesmo um escritório dedicado, isso não é um problema. Mas para aqueles de nós que não têm esse espaço, existem outras maneiras de criar um espaço de trabalho funcional.

Aproveite o tempo para configurar

Se possível, evite trabalhar em seu quarto. Encontre um lugar com um lugar para sentar, uma superfície de trabalho, uma janela e tomadas suficientes para atender às suas necessidades. Faça desta sua mesa.

Se você tiver que usar o balcão da cozinha ou a mesa de centro, encontre uma caixa grande o suficiente para armazenar todos os seus equipamentos de trabalho e arquivos. Aí, no final da jornada de trabalho e no final de semana, coloque tudo na caixa, tampe e coloque em algum lugar fora de vista.

Mantenha os eletrônicos para o trabalho e para casa separados

Se possível, mantenha um computador ou laptop exclusivamente para o trabalho e outro apenas para uso pessoal.

Se você tiver o mesmo dispositivo tanto para o trabalho quanto para casa, configure dois perfis. Mantenha todos os seus itens pessoais, feeds de mídia social, e-mail doméstico, etc. em um perfil. Isso tornará mais fácil limitar as distrações fora do trabalho.

Também permite que você configure seu computador com seu perfil pessoal no final do dia de trabalho. Isso reduz os lembretes sobre o trabalho quando você abre o computador para uso pessoal.

De qualquer forma, evite fazer coisas como pagar suas contas online enquanto você está “no trabalho” e evite verificar o trabalho durante o tempo de inatividade.

Tenha um dia de trabalho

A distinção entre tempo pessoal e de trabalho é tão importante quanto a distinção entre espaços.

Estabeleça o horário de trabalho

Se você tiver que trabalhar em determinados horários, isso é mais fácil, mas se você tiver a flexibilidade para trabalhar quando quiser, essa liberdade pode ser uma faca de dois gumes. Programe o mesmo horário para o trabalho todos os dias ou, ao final da jornada de trabalho, planeje sua programação para o dia seguinte.

Ao definir sua programação, certifique-se de incluir blocos de tempo ocioso, incluindo uma pausa para o almoço, e cumpra-a.

Veja também: Faça a si mesmo essas perguntas para encontrar um trabalho que atenda aos seus objetivos

Comunique a sua disponibilidade

Avise a todos no trabalho e em casa quando você estiver disponível e quando não estiver. Aborde as comunicações da mesma maneira que faria se estivesse trabalhando em um escritório.

Configure mensagens automáticas

Automatize suas respostas a comunicações por telefone e e-mail usando mensagens para compartilhar quando você estiver disponível pessoalmente e quanto tempo levará para responder.

Estabeleça quando seu dia terminará

Decida a que horas terminará o seu dia e cumpra-a. Isso não significa que você precisa parar no ponto, no meio da frase, mas significa que você deve planejar para encerrar o dia em um determinado horário e não voltar ao trabalho.

Seja realista

Se você trabalha em casa com crianças por perto, não é razoável esperar um dia inteiro de silêncio, livre de qualquer interrupção. No entanto, é razoável que eles mantenham o ruído baixo e não o incomodem quando você estiver em uma reunião.

Colaboração e comunicação são essenciais

Poucos de nós podem fazer tudo sozinhos, e é fundamental se comunicar com sua família e seus colegas.

Discuta as expectativas

Contate o trabalho e estabeleça medidas quantificáveis  para monitorar a qualidade de seus resultados. Isso minimizará o risco de se estressar por fazer o suficiente.

Além disso, sente-se com sua família e pergunte o que eles precisam e esperam de você e vice-versa. Você pode descobrir que está se culpando desnecessariamente por não ser um pai ou parceiro bom o suficiente.

Arranje tempo para fazer o check-in

Pode parecer estranho e não natural programar horários para reuniões familiares, mas na verdade é uma coisa extremamente saudável de se fazer. Quando os membros da família sabem que há uma hora e um lugar em que podem compartilhar o que pensam, isso minimiza o risco de problemas inflamados.

Traga de volta o gráfico de tarefas

OK, então você pode não querer ter um gráfico de tarefas real, mas o princípio é essencial para o seu trabalho em casa.

Dê tarefas a todos para aliviar a pressão e agende horários específicos para tarefas barulhentas, como passar o aspirador.

Não caia na armadilha de fazer tarefas no meio do dia de trabalho. Isso quebrará sua concentração e tornará mais difícil para você recuperar o foco no trabalho.

Como trabalhar em casa sem que isso tome conta da sua vida?
Foto: (reprodução/internet)

Diga não

Não assuma mais do que você pode suportar se já estiver se sentindo estressado; espere até que uma coisa saia do seu prato antes de assumir outra coisa.

Compartilhar

Se você está lutando para lidar com a situação, conte a alguém. Converse com seu gerente ou um colega e procure maneiras de aliviar um pouco seu estresse. Ou, se sua vida familiar for estressante, reserve um tempo para sentar-se com alguém e descubra exatamente o que está errado e o que você pode fazer a respeito.

Cuide de si mesmo

Estamos todos familiarizados com a analogia de fazer malabarismos entre a vida profissional e a vida doméstica e tentar manter todas as suas “bolas no ar” (lidar com muitas coisas diferentes ao mesmo tempo).

Faça um favor a si mesmo e refine esse conceito. Para o trabalho e para casa, algumas das “bolas” são de borracha e não fará diferença se você deixá-las cair. Outros são de vidro e, se atingirem o chão, se estilhaçam.

É normal deixar cair uma “bola de borracha” para evitar deixar cair uma de vidro. Às vezes, é normal colocar o trabalho em primeiro lugar. Da mesma forma, não é o fim do mundo se seu filho cair e vier correndo para você em lágrimas enquanto você está no meio da chamada de zoom.

Respeite o fim de semana

Deixe seu trabalho de fim de semana livre e isso ajudará a distinguir entre trabalho e casa. Se você começar a trabalhar todos os dias, parecerá que nunca terá uma folga do trabalho.

Pegue um feriado

Mesmo que você não possa ir a lugar nenhum, reserve alguns dias de férias e faça uma pausa completa no trabalho.

Alimente-se bem, faça exercícios, durma

Manter-se o mais saudável possível é fundamental quando você trabalha em casa.

Faça o possível para comer bem e regularmente, estocar lanches saudáveis ​​e reduzir a ingestão de calorias se não for tão ativo.

Faça algumas pausas durante o dia, além de parar para almoçar, e faça um esforço para tomar um pouco de ar fresco. Se possível, dê uma volta no quarteirão. Se você não conseguir fazer isso, tente se mover e pelo menos tomar um pouco de ar fresco abrindo uma janela.

Vá para a cama e levante-se ao mesmo tempo; vai ajudar a dar estrutura ao seu dia.

Como trabalhar em casa sem que isso tome conta da sua vida?
Foto: (reprodução/internet)

Lembre-se de que você é humano

Trabalhar em casa parece fabuloso em teoria, mas pode ser extremamente estressante. Trabalhar duro para manter uma fronteira entre o tempo de trabalho e o tempo de inatividade não apenas reduzirá a sensação de estresse em geral, mas também minimizará as chances de você se sentir permanentemente no trabalho.

Fique por dentro: Desenvolva sua carreira por meio de oportunidades de aprendizagem online

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec