Uma nota de agradecimento pós-entrevista deve incluir pelo menos cinco componentes:
Gratidão genuína, destaques da entrevista, uma declaração de valor agregado, uma aprovação confiante e suas informações de contato.
O guia a seguir explica com mais detalhes quais detalhes incluir em cada uma dessas seções e como enquadrar sua carta para ser profissional, assertiva e memorável.
5 componentes para destacar sua nota de agradecimento
Sinceridade
Como executivo, você pode apreciar o tempo, esforço e dinheiro necessários para recrutar funcionários - certifique-se de que o entrevistador compreenda o quanto você aprecia a oportunidade. Agradeça ao entrevistador por compartilhar informações com você sobre o cargo no início da carta e nas considerações finais.
É importante demonstrar inteligência emocional porque as organizações procuram líderes que possam navegar com destreza nas relações e parcerias interpessoais. Isso também pode ajudar a mostrar a adequação cultural - ser o tipo de pessoa com quem as pessoas desejam trabalhar.
Leia também: Como descrever seu estilo de liderança para fazer os entrevistadores falarem "sim"
Detalhes da entrevista
Faça anotações sobre sua entrevista: Quais foram os momentos mais importantes? Quais perguntas você respondeu particularmente bem? Inclua pelo menos um ou dois detalhes específicos em sua nota de agradecimento para memorizar essas ideias e fazer sua candidatura se destacar.
Adicionar valores
A reciprocidade é a chave para a colaboração. Se você deseja que uma organização trabalhe com você, encontre maneiras de contribuir para os objetivos dela de maneira proativa. Por exemplo, se você discutiu as projeções anuais durante a entrevista, você poderia:
- Pesquise o mercado e compartilhe um recurso relevante com o entrevistador (por exemplo, um link para um artigo, webinar ou estudo de caso).
- Reúna uma folha que descreva suas ideias.
- Enfatize um ponto convincente sobre suas qualificações e o que você gostaria de fazer para ajudar a construir a organização.
Essa estratégia funciona bem porque as pessoas são criaturas naturalmente sociais - quando alguém ajuda, a maioria de nós se sente compelida a retribuir o gesto.
Esse instinto explica como fazemos networking e construímos sociedades integrativas; é por isso que pagamos impostos para apoiar a comunidade, doamos para instituições de caridade e trocamos favores entre amigos. Ao agregar valor a uma organização, você planta a semente para uma parceria, não apenas para uma entrevista.
Veja também: Desenvolva sua carreira por meio de oportunidades de aprendizagem online
Aprovação confiante
A confiança é a base da escrita persuasiva. Você pode comunicar a presença de executivos em sua escrita usando uma linguagem positiva que pressupõe que o entrevistador irá discutir mais sobre sua candidatura.
Por exemplo: "Obrigado novamente por sua consideração e espero falar em breve."
A diferença é sutil, mas palavras como "esperança" e "gostaria" minam sua autoridade. Falar em termos absolutos aqui ajuda a reforçar seu valor para a organização e fará com que você pareça assertivo.
Informações de Contato
Torne o mais fácil possível para o entrevistador entrar em contato com você. Use uma assinatura de e-mail com suas informações de contato, incluindo seu número de telefone, endereço de e-mail e quaisquer contas de mídia social ou páginas da web relevantes.
Modelos de cartas tradicionais também vêm com o endereço residencial do candidato, mas isso é opcional hoje e pode prejudicar suas chances se você tiver um longo trajeto.
Fique por dentro: Sempre diga isto quando você se relacionar com alguém novo
Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste
Fonte: Ivy Exec