Abordagem direcionada: por que e como criar uma lista de empregadores-alvo

Abordagem direcionada: por que e como criar uma lista de empregadores-alvo
Foto: (reprodução/internet)

A maioria das pessoas começa a procura de emprego procurando a posição em que está interessada, mas essa não é a única estratégia. A segmentação do empregador envolve pesquisar e examinar empresas potencialmente interessantes e realizar uma pesquisa dirigida e altamente direcionada.

Criar uma lista de empregadores-alvo irá ajudá-lo a se concentrar imediatamente para que não perca tempo se candidatando a empregos em empresas que, mais tarde, descobrirá que não se encaixam em seu estilo de vida. 

ANÚNCIO

Outra vantagem é que isso o ajudará a ter uma resposta pronta quando as pessoas perguntarem como podem ajudá-lo na procura de emprego. 

As pessoas geralmente querem ajudar e ter uma lista de empresas nas quais você gostaria de trabalhar não apenas lhes dá uma ideia do que você está procurando, mas pode levar a algumas oportunidades de networking.

Leia também: Estratégias de caça a empregos durante o coronavírus

O que leva ao maior benefício de criar esta lista: ela permitirá que você se envolva em networking com essas empresas. 

Enquanto alguns especialistas afirmam que cerca de 70% dos empregos são preenchidos devido à rede, outros especialistas colocam esse número ainda mais alto, em mais de 80%. 

ANÚNCIO

Se você criar uma lista de empregadores altamente segmentada, poderá interagir com essas empresas por meio da mídia social, fazer conexões com seus funcionários e aumentar suas chances de conseguir a posição certa.

Veja como construir sua lista de alvos

Esclareça suas prioridades

Você está procurando um escritório físico com horários regulares ou oportunidades de trabalho em casa flexíveis? Você quer a estabilidade de uma empresa bem estabelecida ou a emoção de uma start up? Você se sente confortável com roupas casuais ou roupas de trabalho profissionais?

Qual a importância dos bons benefícios? Você está disposto a aceitar um salário mais baixo se a empresa tiver uma ótima reputação em relação a licenças remuneradas, seguros, aposentadoria e opções de ações? Quão importante é o avanço na carreira, ou seja. você quer uma empresa que tenha oportunidades de promoção ou você prefere um job hop?

Você passará um número significativo de horas trabalhando todas as semanas, então esta é sua chance de trabalhar em um ambiente que parece certo para você. Faça a si mesmo as perguntas difíceis e realmente reserve um tempo para avaliar o que você realmente deseja e o que realmente precisa de um novo empregador.

Abordagem direcionada: por que e como criar uma lista de empregadores-alvo
Foto: (reprodução/internet)

Faça sua pesquisa

Sua pesquisa deve começar com o site da empresa, mas não deve terminar aí. Pesquise os nomes da equipe de liderança, os nomes das pessoas com as quais você trabalharia ou para as quais estaria trabalhando e o nome do departamento para o qual está interessado em trabalhar (junto com o nome da empresa). 

Eles têm alguma imprensa positiva ou negativa?

Explore quaisquer organizações profissionais das quais a empresa possa ser membro, bem como quaisquer instituições de caridade que a empresa possa apoiar para ver qual pode ser sua função. 

Verifique-os nas redes sociais para ver a que tipo de pessoas ou outras empresas estão ligados. As organizações e as causas às quais estão conectadas estão de acordo com seus valores?

Veja também: 8 dicas para procurar emprego após os 50 anos

Investigue comentários online de funcionários atuais e antigos. Utilize as mídias sociais para aprender sobre a cultura da empresa. Que tipo de reputação eles têm entre aqueles que estão lá dia após dia?

Mobilize sua rede

Existem algumas maneiras de usar sua rede para criar uma lista de empregadores-alvo. Use seus contatos pessoais e contas de mídia social para ver se alguém que você conhece trabalha para as empresas que você identificou. 

Entre em contato com eles para verificar as informações que você reuniu e pergunte se há mais alguma coisa que você deva saber, incluindo se há alguma oferta interna de emprego que possa ser do seu interesse. 

Esta também é uma ótima oportunidade para solicitar uma entrevista informativa com o recrutamento, um gerente de contratação ou outro funcionário de interesse.

Outra forma de usar sua rede é fazer uma postagem geral nas redes sociais, informando às pessoas que você está em busca de emprego (se possível) e perguntando se elas trabalham para uma empresa que amam ou se conhecem alguma empresa com grande reputação.

Abordagem direcionada: por que e como criar uma lista de empregadores-alvo
Foto: (reprodução/internet)

Reserve um tempo para acompanhar as sugestões dadas, mesmo que elas possam não parecer imediatamente frutíferas. Você pode descobrir uma empresa da qual nunca ouviu falar.

Os próximos passos

Embora cinco a oito empresas sejam um bom começo, você pode continuar a aumentar sua lista de empregadores-alvo à medida que avança no processo de procura de emprego. 

Depois de ter uma lista sólida, certifique-se de que essas empresas saibam quem você é. Conecte-se com eles nas redes sociais e interaja com suas postagens. Crie ou promova relacionamentos existentes com os funcionários. 

Participe de eventos que eles possam estar realizando ou de eventos em que possam estar como fornecedores ou voluntários. Quanto mais você interage, maiores são suas chances de sucesso.

Fique por dentro: Usando uma oferta externa para negociar um aumento

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO