Estratégias de caça a empregos durante o coronavírus

Estratégias de caça a empregos durante o coronavírus
Foto: (reprodução/internet)

Devido às recomendações recentes em torno da disseminação do COVID-19, existe alguma incerteza no mercado de trabalho. Alguns campos diminuirão enquanto outros, aumentarão, então, ajuste suas expectativas e estratégia de busca de emprego com base no que você encontrar. 

Independentemente disso, você deve continuar sua pesquisa, mesmo que seu campo esteja diminuindo, porque, depois que a ameaça passar, as empresas buscarão voltar aos negócios o mais rápido possível e precisarão de pessoas qualificadas para ajudá-las a fazer isso.

ANÚNCIO

Como manter a caça ao emprego durante o Coronavirus

Abaixo estão algumas dicas para se manter ativo no mercado de trabalho atual:

Revise sua lista de empregadores-alvo

Não há dúvida de que alguns dos empregadores em sua lista de empregadores-alvo serão afetados de alguma forma por esta pandemia.

Verifique seus sites, verifique com suas conexões e verifique as contas de mídia social desses empregadores em potencial para ver como eles estão lidando com o surto. 

Eles mudaram para um modelo de isolamento social no qual a maioria dos funcionários trabalha em casa? Eles estão operando seus negócios normalmente tanto quanto podem? Eles estão modificando seus resultados? Eles estão fechando completamente? Eles estão mais ocupados do que nunca?

Na verdade, você pode até descobrir que há uma nova necessidade nessas empresas com as quais você pode ser capaz de ajudar.

Leia também: Por que a confiança na economia é importante durante uma pandemia?

Não tenha medo de pensar fora da caixa, e se você encontrar uma solução para um problema que seus empregadores-alvo estão enfrentando agora, certifique-se de chegar e apresentar essa ideia. Pode ser uma ótima maneira de colocar o pé na porta.

Foco em rede

Aproveite o fato de que muitas pessoas de repente estão trabalhando em casa. Você pode não conseguir se encontrar para tomar um café, mas esta é uma ótima oportunidade de alcançar aqueles em sua rede que podem estar socialmente isolados. 

Estabelecer uma chamada não só o manterá em destaque na mente das pessoas, mas pode ser exatamente o que alguém que trabalha em casa precisa para interromper o dia.

Você também pode aumentar sua visibilidade e consistência postando nas redes sociais. Pense no que você quer retratar durante esse tempo e use-o para construir sua marca pessoal: Sim, você ainda está em busca de emprego, sim, você ainda é um bom funcionário em potencial, mas, sim, você também é humano. 

As pessoas já estão chegando ao ponto de sobrecarga de informações, portanto, esteja atento aos tipos de conteúdo que você está postando. Você pode considerar postar algo apropriadamente engraçado ou leve aqui e ali para mostrar seu lado humano, mas mantenha suas postagens centradas em solidificar sua marca.

Estratégias de caça a empregos durante o coronavírus
Foto: (reprodução/internet)

Esteja pronto para entrevistar remotamente

Muitos funcionários estão exigindo que seus funcionários trabalhem remotamente e, mesmo se não, eles provavelmente não o convidarão para ir ao escritório, jantar ou almoçar para uma entrevista. 

Espere ser convidado para uma entrevista em vídeo e esteja preparado quando um pedido chegar. Na verdade, entrevistar por vídeo pode ser uma ótima maneira de avaliar seu desempenho em qualquer entrevista. Aqui estão algumas dicas para uma entrevista de vídeo de sucesso:

Encontre um local em sua casa que tenha um fundo com pouca ou nenhuma distração, como uma parede lisa. Se isso não for possível, preste atenção ao que está em seu plano de fundo e certifique-se de que está limpo e arrumado e sem objetos muito pessoais. 

Mantenha as coisas o mais naturais possíveis; pendurar um lençol atrás de você provavelmente não é o visual que você deseja e pode fazer o entrevistador se perguntar o que você está escondendo.

Veja também:  7 dicas para gerenciar uma equipe remota durante a pandemia de Coronavirus

Use o programa de vídeo do seu computador para testar sua aparência no vídeo. O sol está brilhando em um ângulo estranho, lançando uma sombra ou raio de luz? Mulheres, vocês têm que ajustar sua maquiagem um pouco diferente do que fariam pessoalmente? A câmera está em um ângulo desejável (não apontando para cima ou para baixo)?

Limite as distrações. A única janela aberta em seu computador deve ser o programa de entrevistas. 

Coloque o seu telefone no modo silencioso e até mesmo coloque-o em outra sala para que você não fique tentado a olhar para ele se receber uma mensagem de texto. Verifique se a televisão e o rádio estão desligados e se há pouco ruído ambiente na sala em que você está.

Conecte-se à reunião com antecedência para poder resolver quaisquer obstáculos técnicos antes de começar. Além disso, você deseja estar pronto e aguardando o entrevistador quando ele (a) estiver online para a reunião.

Estratégias de caça a empregos durante o coronavírus
Foto: (reprodução/internet)

Pratique ser entrevistado. Esta é uma grande oportunidade de fazer a si mesmo uma pergunta no software do seu computador e, em seguida, gravar uma resposta e reproduzi-la para ver como você fica ao responder.

Esta também é uma ótima oportunidade para praticar olhando diretamente para a câmera do computador, e não para a imagem na tela. É importante que você mantenha “contato visual” com seu entrevistador, olhando diretamente para a câmera. Se achar difícil fazer isso, você pode considerar minimizar a tela para não se ver durante a entrevista.

Lembre-se de que o entrevistador só pode ver o que está atrás de você, portanto, considere o que está disponível à sua frente que pode ajudá-lo. 

Por exemplo, você pode colocar o contato do quadro branco na parede à sua frente com notas e pontos de toque, ou apoiar um pedaço de cartolina com notas em um lugar que você pode ver, mas o entrevistador não.

Entenda que o RH pode estar sobrecarregado agora

A situação atual permanece fluida e os recursos humanos provavelmente estão trabalhando horas extras para manter os funcionários atuais informados e ajudar a coordenar a resposta da empresa. 

Os funcionários de recursos humanos podem ficar sobrecarregados. Seja extremamente agradável e complacente, e não espere uma resposta imediata. Se eles desejam contratar funcionários rapidamente, torne seu trabalho mais fácil sendo direto ao expressar sua capacidade de ajudá-los a fazer o que fazem.

Se mantenha positivo

Apesar das mudanças no ambiente de trabalho atual, as empresas ainda estão contratando e muitas procuram líderes progressistas. Continue sua busca de emprego com algumas modificações e a função que você está procurando pode aparecer em um lugar improvável.

Fique por dentro: Aceite ou espere: avaliando uma oferta de emprego

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO