Como aproveitar projetos de consultoria para conseguir um emprego em tempo integral

Como aproveitar projetos de consultoria para conseguir um emprego em tempo integral
Foto: (reprodução/internet)

Ter uma série de funções de consultoria em seu currículo é automaticamente uma bandeira vermelha? Depende. Se você não assume a responsabilidade pelo impacto líquido de como esses projetos são representados em seu histórico de trabalho, então definitivamente! 

A percepção é crucial quando se trata de aumentar sua visibilidade durante a procura de emprego e ganhar uma oferta. Os ex-consultores muitas vezes cometem o erro de perder o controle da narrativa em torno de suas circunstâncias específicas.

Aqui estão três estratégias eficazes para apresentar vários projetos de consultoria de curto prazo ou meio período em seu currículo.

Leia também: 4 razões pelas quais sua equipe não está motivada (e o que você pode fazer para consertar)

3 maneiras de derrotar a “consultoria-itis” durante uma procura de emprego

1. Reestruture o currículo

O Método de Consolidação

Ao consolidar, você cria um “trabalho” independente dentro da seção “Experiência Profissional” que reúne vários anos de trabalho de consultoria. Os anos em que você assumiu esses papéis não precisam ser sequenciais, mas pense nos temas que os conectam. Você deseja que sua experiência geral pareça coesa e lógica

Em seguida, insira uma série de pontos, pelo menos um por função de consultoria, que forneçam uma visão geral de seu impacto geral. 

Aqui está um exemplo de como você poderia estruturar esta seção:

Nome da empresa: Consultoria Independente – Desenvolvimento Estratégico de Negócios, Marketing Digital e Inovação Enxuta

Datas: 2008-2011, 2013-2015

Cargo: Diretor

  •   Atuou como consultor sênior da [Inserir nome da empresa] para o lançamento de uma nova plataforma global de comércio eletrônico, superando alvos agressivos por meio de [inserir métricas X, Y e Z].
  •   Atuou como Diretor de Marketing Sênior (Consultor) para [inserir o segundo nome da empresa] …
Como aproveitar projetos de consultoria para conseguir um emprego em tempo integral
Foto: (reprodução/internet)

O Método Breakout

Uma ruptura é um movimento de reestruturação mais sério – considere esta opção apenas quando você tiver uma ampla consultoria de história e isso sobrecarregar sua experiência como funcionário em tempo integral.

Neste cenário, após a seção “Experiência profissional”, adicione uma nova seção separada intitulada “Contratos de consultoria”. Use este espaço para mergulhar em seus projetos de consultoria em profundidade

Se você escolher este layout, comprometa-se com ele. Adicione tantos detalhes, paixão e foco quanto você faria em um cargo de tempo integral. Anexe métricas ao seu desempenho quando for apropriado e use vários pontos por projeto.

Veja também: Por que suas tentativas de encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional não são bem-sucedidas?

2. Construa relacionamentos de alto nível

Não se deixe intimidar por fazer networking e buscar oportunidades nos níveis de C-suite, SVP e Diretor Sênior – essas pessoas têm uma perspectiva diferente sobre o que constitui uma contratação valiosa em comparação com os guardiões de nível inferior. 

A alta liderança não se importa se suas qualificações correspondem a um anúncio de emprego. Eles estão interessados ​​em identificar e resolver problemas que afetam o negócio.

Os pontos problemáticos são onde você pode capitalizar sua perspectiva única como consultor. Faça disso um componente central de sua marca (especialmente no LinkedIn) e você desenvolverá uma rede de tomadores de decisão com o poder de oferecer um caminho interno para a contratação. 

Na hora da entrevista, posicione-se como alguém com vasta experiência em consultoria e um valor agregado único. Realmente o possua – as empresas se beneficiam de trabalhar com alguém com experiência em várias organizações e estilos de liderança diferentes.

Como aproveitar projetos de consultoria para conseguir um emprego em tempo integral
Foto: (reprodução/internet)

Em minha experiência, 90% de uma busca de emprego bem-sucedida envolve desaprender as dicas de “bons candidatos” que nos ensinaram e, em vez disso, adaptar uma postura empreendedora.

3. Centralize sua marca em torno de sua experiência de consultoria

Você está preocupado com um “Te peguei!” momento em que o entrevistador vai perguntar sobre seu histórico de trabalho não convencional? Evite isso levantando a questão por conta própria.

Discuta os desafios, os momentos de aprendizagem e as vitórias conquistadas com dificuldade que você conquistou como consultoria. Não fuja de sua experiência – ela lhe deu uma visão exclusiva e é um poderoso diferenciador. A maioria dos outros candidatos não terá a experiência “nas trincheiras” que você passou anos refinando. 

Não deixe que a “consultoria” o impeça de tirar a foto. Adquira e alavanque sua perspectiva

A maioria das pessoas sofre para encontrar maneiras de se diferenciar de seus concorrentes. Uma trajetória de carreira não convencional torna você excepcional.

Fique por dentro: 5 coisas que você deve saber sobre uma empresa antes de entrevistar sua equipe de liderança

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec