5 coisas que você deve saber sobre uma empresa antes de entrevistar sua equipe de liderança

5 coisas que você deve saber sobre uma empresa antes de entrevistar sua equipe de liderança
Foto: (reprodução/internet)

Se você está entrevistando para uma posição na equipe de liderança de uma organização, precisa ser um craque na entrevista, assim como faz para um cargo em qualquer nível. 

Você precisa discutir suas realizações, por exemplo, com os principais resultados de forma tangível. (Pense: “Gerenciei uma equipe de 12 profissionais responsáveis ​​pela geração de $ 500.000 em receita.”)

ANÚNCIO

Mas para uma posição de nível superior, você também deve saber várias coisas sobre o negócio e a própria posição. 

Sua adequação e compreensão da cultura organizacional, por exemplo, é importante em qualquer cargo, mas ainda mais crucial quando você está entrevistando para um cargo executivo. Aqui estão os elementos que contribuem para uma entrevista executiva de sucesso. 

1. Qual problema precisa ser resolvido?

Você precisa saber qual problema a empresa está procurando resolver com o cargo. Eles precisam lançar novos produtos com sucesso, por exemplo, ou reformular a marca dos produtos existentes? É uma start-up agressiva que busca revigorar o mercado ou uma empresa legada interessada em manter sua posição e posição na comunidade?

Para descobrir quais problemas precisam ser resolvidos antes da entrevista, faça uma pesquisa completa sobre a empresa. Leia os materiais fornecidos no site, sobre tudo, desde missão e visão até números recentes de vendas e receita. Pesquise histórias na imprensa de negócios e também na imprensa em geral.

Se você tem contatos dentro da empresa, não hesite em escolher seus cérebros coletivos antes da entrevista. Pergunte francamente que problemas espera-se que a posição resolva. 

Finalmente, “quais problemas você precisa resolver?” é uma ótima pergunta para você fazer na entrevista  , se não surgir de outra forma durante a entrevista. Pode ser o trampolim para uma grande discussão sobre como você pode resolver os problemas deles – que é o objetivo do trabalho.

Leia também: Estudo: as startups que têm sucesso pagam um prêmio pelo talento

2. Mergulhe nas necessidades da posição

Depois de identificar os problemas que se espera que a posição resolva, mergulhe fundo no que você precisa para ter um desempenho bem-sucedido. Você terá um orçamento suficiente, por exemplo, ou provavelmente será necessária uma negociação? Você terá uma equipe no local ou deverá contratar funções importantes?

Conhecer as necessidades reais e potenciais ajuda a estruturar o trabalho para o sucesso. Se você já tem uma equipe, por exemplo, pode ajudar a orientar a administração para a integração como a primeira meta de curto prazo. 

O cumprimento das principais métricas para a empresa (aumento da receita ou vendas, por exemplo) será uma meta de longo prazo, dependendo da realização da meta de curto prazo. Mas se você tiver de contratar uma equipe, a contratação completa em si provavelmente será sua primeira meta de longo prazo.

5 coisas que você deve saber sobre uma empresa antes de entrevistar sua equipe de liderança
Foto: (reprodução/internet)

3. História da posição

É sempre importante saber a história do cargo para o qual você está contratando, mas é especialmente importante para funções executivas. Porque? Porque a história da posição frequentemente exerce uma influência sobre a posição que afeta a pessoa que a obtém.

Se o anterior titular do cargo tiver sucesso, por exemplo, você herdará um manto de sucesso. O vento estará nas suas costas, por assim dizer – é muito mais provável que você seja visto como um sucesso potencial. 

Mas se o titular anterior não teve sucesso, você pode ser visto de forma muito menos positiva. Você precisará traçar estratégias para superar as percepções negativas.

Se a posição for inteiramente nova, é importante saber se o alto escalão defendeu a função ou mostrou alguma relutância inicial. Você precisa conhecer a postura do alto escalão em relação à sua função, para capitalizar os elementos positivos e neutralizar os negativos.

Veja também: Por que suas tentativas de encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional não são bem-sucedidas?

4. Conduza entrevistas informativas

Embora a pesquisa possa lhe render informações valiosas sobre uma empresa, as informações diretamente da empresa também podem ser valiosas, como mencionamos acima. Mas como você pode obter essas informações se ainda não tem contatos? Uma solução são as entrevistas informativas

As entrevistas informativas são planejadas para serem curtas (20 minutos, digamos) com pessoas dispostas a falar com você. Geralmente, não são conduzidos com referência a um cargo específico, mas sim para obter informações gerais sobre uma empresa ou como obter um cargo executivo em geral. 

(Na verdade, como os cargos de nível superior raramente são anunciados, as entrevistas informativas também podem ser uma excelente maneira de descobrir que uma empresa está pensando em contratar para um nível executivo.)

5 coisas que você deve saber sobre uma empresa antes de entrevistar sua equipe de liderança
Foto: (reprodução/internet)

Aqui estão algumas perguntas de entrevista com informações em potencial que podem ajudá-lo a se posicionar para o sucesso. 

  • Como você descreveria o estilo de liderança da empresa  ?
  • Quais são as metas da organização para este trimestre? Para este ano? 
  • Você pode me explicar a contribuição de uma equipe específica para os objetivos?
  • Quais são os principais indicadores de desempenho do seu departamento?
  • Como os principais marcos de receita foram alcançados no ano passado?
  • Como é o sucesso na empresa?
  • Quais são as duas ou três coisas que a empresa faz melhor? Você mudaria alguma coisa?

Você precisa saber sobre uma empresa para entrevistar com sucesso para um cargo de alto nível nela. Entenda qual problema precisa ser resolvido, pesquise as necessidades do cargo e conheça a história por trás do cargo. As entrevistas informativas podem ser uma forma valiosa de obter informações dentro da empresa.

Fique por dentro: Como criar conexões significativas e duradouras em seu setor

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO