P&D é uma plataforma de lançamento de startups

P&D é uma plataforma de lançamento de startups
Foto: (reprodução/internet)

De acordo com a professora de finanças Tania Babina, a exposição ao departamento de pesquisa e desenvolvimento de uma empresa pode fornecer informações valiosas para aqueles que desejam iniciar um empreendimento empresarial.

Em um artigo recente que ela escreveu em coautoria com Sabrina T. Howell, da NYU Stern School of Business, Babina descobriu que, quando ex-funcionários de P&D deixam uma empresa, eles frequentemente entram em startups ou estabelecem suas próprias empresas.

“Nossa hipótese era que a P&D corporativa é uma importante fonte de ideias para os funcionários fundarem suas próprias empresas”, diz Babina.

Leia também: 4 razões pelas quais sua equipe não está motivada (e o que você pode fazer para consertar)

Muitos mudaram de trabalhos de carreira para empreendedorismo

Babina e Howell ficaram interessados ​​em rastrear a trajetória de carreira dos trabalhadores que migraram do mundo corporativo para o empreendedorismo depois que os dois professores tomaram conhecimento de trabalhos acadêmicos recentes descrevendo o declínio geral do investimento em pesquisa e desenvolvimento entre as grandes empresas.

“Havia uma motivação macro para entender se P&D era realmente uma fonte importante para os funcionários obterem ideias valiosas”, disse Babina. “A experiência com P&D corporativo é um indicador chave de funcionários saindo para startups ou se tornando empreendedores.”

Em seu estudo, eles empregam uma definição ampla de “empreendedorismo”, usando o termo para significar “equipe fundadora de uma nova empresa; o grupo com maior probabilidade de contribuir com ideias e habilidades cruciais para a startup. ”

P&D é uma plataforma de lançamento de startups
Foto: (reprodução/internet)

Houve um crescimento grande de pessoas buscando serem empreendedoras

Babina e Howell então usaram números do Censo dos Estados Unidos de 1990 a 2008, bem como um banco de dados que rastreia as mudanças de emprego dos funcionários, para acompanhar os vários planos de carreira de trabalhadores expostos a P&D. 

A pesquisa demonstrou que um aumento de 100% na atividade de P&D de uma empresa se traduziu em um aumento de 8,4% na taxa de saída de funcionários para empreendimentos empresariais.

Nem todos os empreendimentos empresariais são bem-sucedidos; Babina e Howell explicaram isso rastreando o fluxo de capital de risco para esses novos projetos, um indicador sólido de uma empresa valiosa.

“Os dados nos dizem que essas novas empresas são muito importantes porque os capitalistas de risco investem nelas”, diz Babina. “São investidores sofisticados.”

Veja também: Por que suas tentativas de encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional não são bem-sucedidas?

A pesquisa também abordou a preocupação de que as empresas geralmente relutam em deixar os melhores talentos irem embora.

Babina diz que a principal razão pela qual os trabalhadores expostos a P&D saem é por causa das mudanças nas estratégias de investimento que tendem a estreitar o foco dos departamentos de pesquisa. 

Ela acrescentou que, quando esses funcionários se mudam, seus projetos empreendedores normalmente têm uma missão diferente do local de trabalho anterior.

Embora isso possa parecer contra intuitivo, Babina diz que a direção diferente se deve em parte às cláusulas de não concorrência que impedem os trabalhadores de usar ideias desenvolvidas em sua antiga empresa.

P&D é uma plataforma de lançamento de startups
Foto: (reprodução/internet)

“Suponha que haja um engenheiro do Google trabalhando em um projeto de aprendizado de máquina, um tipo de tecnologia bastante geral”, diz Babina. “Depois de saber como isso funciona, você pode aplicar a tecnologia em diferentes setores.”

Babina diz que sua pesquisa sobre funcionários familiarizados com departamentos de P&D também fornece uma visão sobre os caminhos de carreira em potencial para aspirantes a empreendedores, independentemente da área.

“Você quer ser um empreendedor, não tenha uma boa ideia ainda”, diz Babina. “Experimente trabalhar em empresas inovadoras e com visão de futuro. Você pode ter ótimas ideias para quando começar o seu próprio. ”

Fique por dentro: 5 coisas que você deve saber sobre uma empresa antes de entrevistar sua equipe de liderança

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec