Como os CEOs podem construir uma base para o sucesso durante os primeiros 100 dias?

ANÚNCIO
Como os CEOs podem construir uma base para o sucesso durante os primeiros 100 dias?
Foto: (reprodução/internet)

Um novo CEO geralmente enfrenta uma força de trabalho cética e uma quantidade enorme de escrutínio. Embora os CEOs cheguem com um plano para avaliar organizações e funcionários, é importante lembrar que o CEO também está sendo avaliado e que os primeiros meses podem construir ou destruir uma nova liderança.

Espera-se que os novos CEOs efetuem mudanças – uma mudança na liderança frequentemente sinaliza o desejo da empresa por uma correção de curso ou desejo de crescimento. Esse é particularmente o caso de CEOs contratados de fora da organização. 

ANÚNCIO

Os CEOs enfrentam a pressão de entregar resultados e impulsionar uma organização, ao mesmo tempo que aprendem em movimento e se provam para as pessoas que estão liderando. 

No ambiente de negócios de ritmo constante de hoje, os CEOs não podem temer interromper o status quo; em vez disso, eles devem agir rapidamente para efetuar a mudança. Use o seu instinto para ser perturbador, não se intimide. Os primeiros 100 dias são essenciais para definir o tom de seu estilo e expectativas de liderança. 

Veja como construir uma base para o sucesso.

ANÚNCIO

Construa uma equipe de liderança

Um CEO de sucesso descobrirá rapidamente uma equipe e estrutura de liderança. Avaliar o pessoal atual, colocar as pessoas nos cargos certos e criar aliados é uma etapa essencial para os primeiros 100 dias de mandato de um CEO.

Os CEOs devem ser capazes de avaliar os membros da equipe com relativa rapidez, aprendendo seus pontos fortes e fracos.

Nos primeiros 100 dias, um CEO deve ser capaz de formular e implementar uma estrutura de liderança. A organização tem peso no topo? Onde está o peso morto? Quem são as “vacas sagradas” e quais devem ser colocadas no “pasto”?

O CEO deve determinar quem são as superestrelas na organização, em todos os níveis, e confiar nelas para obter percepções críticas.

Leia também: Do serviço militar ao empresarial: um veterano e estrategista compartilha 4 verdades de liderança

Muitos CEOs trazem pessoas que conhecem e os instalam em posições-chave, mas a maioria das empresas tem superestrelas que conhecem o que é bom, o que é ruim e onde existem minas terrestres políticas. Capacitar as pessoas certas pode ajudar um novo CEO a começar a trabalhar e ganhar grandes aliados.

Primeiras vitórias

Os funcionários vão querer impressionar e provar seu valor para um novo CEO. É natural. As pessoas querem que o responsável goste delas e saiba que estão fazendo um bom trabalho. Eles também querem saber se a pessoa responsável sabe o que estão fazendo (infelizmente, nem sempre é o caso). 

As vitórias iniciais nos primeiros 100 dias podem conquistar até mesmo os funcionários mais céticos que, talvez, tenham passado por uma liderança ruim. Um CEO que pode entrar, identificar alguns frutos mais fáceis e fazer as coisas aumentará o moral e motivará os funcionários. 

Esta é uma das melhores maneiras de um CEO construir credibilidade – entregando resultados rápidos. Se você notar que sua equipe também está acumulando vitórias, certifique-se de reconhecer o esforço deles em tornar sua transição tranquila.

Como os CEOs podem construir uma base para o sucesso durante os primeiros 100 dias?
Foto: (reprodução/internet)

Seja decisivo

Um CEO que é novo em uma organização, deve gastar uma boa quantidade de tempo reunindo informações, conversando com os funcionários e se atualizando. Esse processo, entretanto, não pode levar à indecisão e retardar o que precisa ser feito. Liderar uma organização e ser o tomador de decisão final exige uma boa dose de coragem.

Um novo CEO deve encontrar um equilíbrio entre ficar atualizado sobre os assuntos e ser um líder decisivo que move a organização para frente. Evite “tours de escuta”, que geralmente resultam em um fluxo de reclamações. 

Em vez disso, busque conversas produtivas e comunicação que se concentrem em mudanças positivas e no avanço da empresa. Certifique-se de que cada conversa termine com argumentos claros para a mudança.

Tente equilibrar ouvir os sentimentos das pessoas com dados e fatos. Você é um rosto novo com uma nova perspectiva. Frequentemente, nas organizações, as percepções se acumulam e se tornam realidade, mas os fatos apoiam a percepção?

Nesse caso, não hesite em fazer alterações. Construir uma equipe de liderança e capacitar as pessoas certas na organização pode ajudar um CEO a ser o líder decisivo necessário.

Crie uma estrutura

Uma estrutura pode ajudar um novo CEO a encontrar seu rumo dentro da organização e ajudá-lo a implementar suas ideias. Por exemplo, metas trimestrais ou reuniões puladas com funcionários-chave podem criar um ambiente onde um CEO começa a colocar sua marca na organização. 

Uma estrutura ou sistema que o CEO cria e implementa pode estabelecer de alguma forma as mudanças culturais e organizacionais que o CEO está criando. Também pode ser uma forma de o CEO adquirir conhecimento perspicaz ao longo do caminho, sem desacelerar as coisas.

Veja também: 6 dicas para negociar uma oferta durante cortes generalizados no orçamento

Gerenciamento de tempo

No ambiente tecnológico acelerado de hoje, o gerenciamento do tempo pode se tornar um problema. Durante os primeiros 100 dias, todos vão querer sua orelha. Pessoas dentro e fora da empresa entrarão em contato – algumas vão querer vender algo, algumas vão oferecer conselhos úteis e algumas terão motivações políticas.

Aproveitar ao máximo o seu tempo, principalmente no início, é essencial. Nem todo assunto merece a atenção de um CEO, e você deve evitar ser arrastado para o meio do mato em disputas mesquinhas. 

Identifique seus porteiros, ajude-os a entender quando uma questão precisa ser elevada e quando não, para que você não fique atolado. Reunir informações de qualidade (estrutura) e formar uma boa equipe de liderança são duas ótimas maneiras de garantir que seu tempo seja gasto com sabedoria. 

Reunir-se com sua equipe de liderança regularmente o ajudará a filtrar o ruído e passar para as atualizações importantes.

Como os CEOs podem construir uma base para o sucesso durante os primeiros 100 dias?
Foto: (reprodução/internet)

Conclusão

Quando um CEO começa em uma organização, é importante começar a correr, mas também é essencial para tomar decisões informadas. É um ato de equilíbrio delicado até mesmo para o executivo mais experiente. 

Aja devagar demais e você corre o risco de perder credibilidade e tempo valioso. Aja sem as informações adequadas, e suas decisões e comportamento podem ser considerados imprudentes e mal informados. Seguir nossas sugestões pode ajudá-lo a estabelecer a estrutura necessária para o sucesso.

Fique por dentro: Sempre diga isto quando você se relacionar com alguém novo

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO