Como preparar o caminho para liderar sua organização profissional (mesmo se você for novo)

Como preparar o caminho para liderar sua organização profissional (mesmo se você for novo)
Foto: (reprodução/internet)

Uma das maneiras mais eficazes de avançar em seu setor é ingressar em uma associação profissional. O Departamento do Trabalho dos EUA afirma: “Construir e manter uma rede profissional robusta é uma das melhores maneiras de progredir em sua carreira – esteja você apenas começando, pensando em mudar de carreira ou já seja um líder no campo”.

Sua melhor aposta para criar esta rede? Aderir a uma associação profissional. Além de ser uma ótima maneira de desenvolver relacionamentos, é uma excelente oportunidade para assumir e demonstrar um papel de liderança que pode ajudá-lo a progredir em sua carreira.

Claro, a associação em si não é suficiente. Você realmente precisa desenvolver conexões com outros membros; tornar-se um líder na organização é ainda melhor. 

Conversamos com Sam Lippin, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios e Insights de Mercado da Ivy Exec, sobre suas experiências com associações profissionais e como ele tirou o máximo proveito de sua associação e assumiu cargos de liderança.

Conheça novas pessoas

É muito provável que seus atuais e antigos colegas participem das mesmas reuniões de associações profissionais que você. Mas não gaste todo o seu tempo conversando com pessoas que você já conhece. 

Você deseja verificar com as pessoas que conhece, especialmente aquelas com quem você não trabalha atualmente para manter essas conexões aquecidas, mas seu objetivo principal em um evento de networking é expandir sua rede – o que significa conhecer muitas pessoas novas. 

Se isso não acontecer naturalmente, Sam aconselha adicionar um pouco de um elemento de jogo ao evento. Compita com a sua equipa, ou consigo mesmo de eventos anteriores, e veja quem pode distribuir e obter o maior número de cartões de visita ao final do evento. 

Torná-lo um pouco brincalhão pode ajudar a eliminar um pouco da estranheza que você pode sentir inicialmente.

Leia também: Aceite o ADA na sua empresa

Seja extrovertido e confiante

Para conhecer novas pessoas, participe de eventos e reuniões de networking. Isso pode ser uma tarefa difícil para alguns, mas lembre-se de que todos comparecem às reuniões de associações profissionais para se conectar com outras pessoas.

“Vocês estão todos lá pelo mesmo motivo. É quase como um encontro de namoro. Não há nada para ser reservado porque as pessoas estão lá para ser amigáveis ​​e conversar umas com as outras. ” Diz Sam.

Envolva-se com novas pessoas fazendo-lhes perguntas sobre si mesmas e seu trabalho. Eles provavelmente também farão perguntas, portanto, esteja preparado para falar sobre quem você é e sobre o que você faz.

Dica de profissional: se você está ansioso para conhecer novas pessoas, não caia na tentação de beber muito para acalmar seus nervos. Você sempre deseja encontrar o equilíbrio entre ser amigável e acessível e dar o seu melhor.

Como preparar o caminho para liderar sua organização profissional (mesmo se você for novo)
Foto: (reprodução/internet)

“Mantenha uma atitude profissional mesmo quando estiver fazendo conexões pessoais. Você ainda está representando sua empresa e você mesmo. A percepção das pessoas sobre quem você é influencia a maneira como pensam que você administra seus negócios ”, aconselha Sam.

Fale sobre mais do que negócios

Embora seja comum quebrar o gelo falando sobre seus interesses profissionais, é improvável que você construa relacionamentos fortes dessa maneira. Se você só está se conectando com alguém porque também deseja algo dessa pessoa, é provável que ela detecte essa atitude a um quilômetro de distância.

Em vez disso, conecte-se com o objetivo de fazer um novo amigo. Que interesses você tem em comum? Como é sua vida fora do escritório? Seu objetivo é encorajar novos contatos a gostarem de você e confiarem em você. 

Não espere formar essas conexões de nível mais profundo em sua primeira reunião, construir confiança simplesmente não funciona dessa forma. Leva tempo para alguém ter uma noção de que tipo de pessoa você é. 

“Para conseguir um cliente para toda a vida, as pessoas precisam conhecer você, como você e confiar em você. Participar de eventos de networking é uma ótima maneira de fazer com que as pessoas conheçam e gostem de você. A confiança virá com o tempo ”, Sam sugere.

Veja também: Avaliando empregadores em potencial: o que perguntar pós-corona

Faça o acompanhamento para desenvolver suas novas conexões

Depois de um evento de networking, enviar um e-mail é um ótimo primeiro passo, então certifique-se de obter suas informações de contato. Não deixe que esse e-mail de acompanhamento seja muito superficial, lembre-se de que você está tentando construir uma conexão de longo prazo com uma pessoa real. 

Para construir confiança, você precisa começar com o pé direito, mostrando que prestou atenção e percebeu quem eles são e quais são suas prioridades, tanto nos negócios quanto pessoalmente.

Sam recomenda pegar os cartões de visita das pessoas e fazer anotações no verso imediatamente após terminar uma conversa. Anote coisas como os nomes dos filhos, seus hobbies e tudo o mais que você discutiu no verso do cartão. 

Então, quando você se conectar com seus conhecidos novamente, você se lembrará do que eles lhe contaram. Esta não é apenas uma tática de negócios; as pessoas ficam genuinamente tocadas quando você menciona detalhes que elas contaram sobre suas vidas.

Demonstrar interesse na associação

Depois de começar a participar de reuniões e eventos de networking, torne-se um contribuidor inestimável para o grupo. Continue se conectando com colegas e aprofundando seu relacionamento. Envolva-se com as atividades do grupo, fazendo perguntas e comentários. 

Você não vai ser o presidente da sua organização profissional imediatamente! Mas haverá muitas oportunidades para assumir responsabilidades adicionais, como preparar eventos, vender ingressos para rifas ou ajudar na recepção. 

Como um novo membro, não deve haver tarefa pequena demais para o seu tempo e esforço, se você realmente estiver comprometido em ajudar o grupo a crescer e florescer.

Mais uma vez, se você está apenas passando pelo ritmo da associação profissional para avançar em sua carreira, outros membros saberão. Se o seu interesse pelo grupo for genuíno, você só precisa mostrar sua autenticidade.

Como preparar o caminho para liderar sua organização profissional (mesmo se você for novo)
Foto: (reprodução/internet)

“Se a liderança da associação vir que você participa como um membro dedicado, é mais provável que você seja procurado para um cargo de liderança”, explica Sam.

O voluntariado para assumir um papel mais ativo, mesmo com algo tão simples como montar cadeiras até a organização de eventos futuros, é como Sam começou a aprofundar seu compromisso com sua organização profissional. Depois que ele começou a assumir as tarefas necessárias para o grupo, outro membro o convidou para entrar no conselho.

“Eles precisam saber que você está comprometido e disposto a ajudar. Se você deseja ocupar uma posição de liderança, deve se envolver, dar tempo, participar de eventos e ajudá-los. Pergunte como você pode ajudar! ” Sam aconselha.

Compromisso com uma associação profissional

Muitas pessoas pensam que ser membro de uma associação profissional em si é um bilhete dourado para o próximo estágio em sua carreira. 

Mas ser membro não é suficiente. Você precisa construir conexões, demonstrar sua liderança e mostrar um compromisso mútuo para promover o sucesso dos outros. Demonstre seu valor para sua associação profissional e novas oportunidades surgirão com o tempo.

Fique por dentro: Otimize suas comunicações remotas usando o zoom

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec