Novo na gestão de nível sênior? Veja como liderar uma equipe de sucesso

Novo na gestão de nível sênior? Veja como liderar uma equipe de sucesso
Foto: (reprodução/internet)

Você acabou de ser promovido a gerenciamento de nível sênior. Embora você já tenha demonstrado seu sucesso na liderança, você deseja ter certeza de que está desbloqueando totalmente o potencial de sua nova equipe.

Ativar sua equipe nas primeiras semanas na função é fundamental. Os membros da sua equipe formarão percepções sobre você rapidamente e, se você não mobilizar o grupo logo, nunca poderá desbloquear o potencial que, de outra forma, eles teriam.

Como você pode ativar totalmente a equipe que você foi nomeado recentemente para gerenciar? Nossas seis etapas são um ponto de partida inteligente.

Seja você mesmo

Se você é um gerente de nível sênior recém-nomeado, pode sentir que precisa agir como gerentes que teve no passado. No entanto, é importante agir com autenticidade e liderar de uma forma que seja verdadeira para você.

Korn Ferry sugere que um líder autêntico tem as seguintes características: “Um líder também precisa ser transparente, ético e capaz de desenvolver as habilidades de uma equipe … Então, ele pode criar visões compartilhadas para inspirar suas equipes.”

Para envolver totalmente sua equipe, você precisa ser você mesmo, em vez de tentar reproduzir as características de outros líderes que admira.

Veja também: Use princípios de coaching para se tornar um gerente melhor

Demonstre seu compromisso com o bem-estar de sua equipe

Como um novo líder, é importante que os membros da sua equipe saibam que você se preocupa com eles por inteiro, não apenas com quem eles são como funcionários. Isso significa que você precisa se conectar com eles em um nível pessoal. O que eles fazem fora do trabalho? Eles têm família?

Sua compreensão dos membros de sua equipe como indivíduos estimula sua vitalidade. Para ter sucesso, cada membro da equipe precisa ter saúde emocional, física e mental em casa e no trabalho.

Se sua equipe não sente que seu novo líder os compreende – e pode oferecer-lhes apoio – então eles podem se sentir menos motivados em seu novo ambiente de trabalho.

Novo na gestão de nível sênior? Veja como liderar uma equipe de sucesso
Foto: (reprodução/internet)

Identifique o valor em todos

Novos líderes podem confiar demais nos membros de sua equipe de melhor desempenhoOs de melhor desempenho podem ficar exaustos se forem solicitados a fazer muito. Além disso, esses indivíduos não podem fazer tudo.

Em vez disso, conecte-se com sua equipe para identificar os pontos fortes e fracos de todos. O que os energiza? O que os desgasta? Criar um equilíbrio que funcione para todos é a base do sucesso de sua equipe.

Crie uma equipe que não pense, olhe e aja como você

Os líderes podem elogiar muito aqueles que pensam e agem como eles. Como a Forbes sugere, no entanto, “a inovação é interrompida em uma câmara de eco”.

Portanto, seja cuidadoso ao criar uma equipe que tenha uma diversidade de opiniões, experiências e personalidades. Quando você for nomeado para uma função de liderança sênior em uma equipe, certifique-se de ouvir todos – e realmente ouvir; não deixe todo mundo falar. 

Além disso, certifique-se de não envolver apenas os membros da equipe que fazem mais barulho. Membros mais silenciosos de sua equipe são igualmente valiosos.

Mais tarde, quando você estiver construindo uma equipe, encontre membros que não simplesmente sigam sua filosofia. Em vez disso, crie uma equipe que o desafie a pensar fora da caixa.

Veja também: Alinhamento estratégico: criando um caminho para equipes de alto desempenho

Entenda a cultura e as percepções de sua equipe

Quando você é nomeado para uma função de liderança, você entra em uma equipe que já tem sua própria história, conexões, vitórias e derrotas, padrões de comportamento e preferências. Mesmo se você fosse um membro dessa equipe, você ainda tem que navegar na nova dinâmica de poder entre você e seus antigos colegas.

É por isso que é tão importante gastar tempo entendendo a cultura de sua equipe antes de mudar as coisas ou definir novas expectativas. O Centro de Liderança Criativa estabelece estes objetivos para líderes recém-nomeados:

  • Compreenda “os pensamentos, comportamentos e necessidades dos colegas de trabalho e das partes interessadas”.
  • Determine “qual é o comportamento apropriado para cada situação e [aja] de acordo”.
  • Interaja com cada membro da equipe “para obter novas informações e construir suporte para as metas de sua equipe – e das partes interessadas”.
Novo na gestão de nível sênior? Veja como liderar uma equipe de sucesso
Foto: (reprodução/internet)

Compartilhe suas expectativas para a equipe

Depois de se conectar com sua equipe e entender sua cultura, você pode planejar como eles funcionarão e trabalharão juntos. A chave aqui, porém, é que você precisa comunicar essas expectativas à sua equipe. Qual é o papel de cada pessoa e por quê? Por que você identificou uma função específica para cada indivíduo?

Harvard Business Review explica que o papel mais importante que os novos líderes podem desempenhar é manter as portas abertas

No início de seu mandato de liderança, você desejará ter mais estrutura e check-ins do que poderia ter ao longo de sua carreira. Isso pode significar um equilíbrio entre reuniões de equipe completa, reuniões individuais, e-mails – e manter a porta do escritório aberta.

Ativar todo o potencial de sua equipe envolve explorar a cultura de sua equipe, conectar-se com cada membro e compartilhar os objetivos que você tem para o seu trabalho em conjunto. Ao mesmo tempo, você deseja transmitir um estilo de liderança que seja autêntico para quem você é. 

Se você está preocupado em como mobilizar com eficácia sua equipe e ao mesmo tempo permanecer fiel a si mesmo, entre em contato com um dos Coaches Executivos da Ivy Exec. Esses profissionais podem ajudá-lo a navegar pela sua primeira posição de gerenciamento de nível sênior.

Fique por dentro: Avalie onde você está em sua carreira para se desvencilhar

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec