Como ser corajoso na época do COVID-19

Como ser corajoso na época do COVID-19
Foto: (reprodução/internet)

A cada dia que passa, a crise do COVID-19 continua afetando a vida diária e as rotinas de milhões de pessoas.

Em meio às preocupações com a saúde da família e dos amigos, as pessoas tiveram que se adaptar a trabalhar em casa, com as mesas da cozinha funcionando também como salas de conferência baseadas em Zoom, ou até mesmo sem funcionar.

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Muitos foram duramente atingidos pelo rápido declínio da economia, que no mês passado viu quase 10 milhões de pessoas se inscreverem para receber seguro-desemprego.

No entanto, diz o professor Adam Galinsky, embora possa ser difícil de compreender no momento, há oportunidades para trabalhar as paixões profissionais e o crescimento pessoal durante a crise.

Dois componentes da determinação segundo Galinsky

Galinsky, o professor de negócios de Vikram S. Pandit e presidente da Divisão de Gestão, foi coautor de um artigo de 2018 que redefiniu o que consideramos “determinação”. A pesquisa de Galinsky descobriu que a areia é composta de dois componentes.

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Primeiro é a perseverança (ou consciência); Galinsky define este componente de grão como sendo “ordenado e responsável”. O segundo componente é a paixão, que é “um forte sentimento em relação a um valor ou preferência pessoalmente importante”.

Para ser corajoso na época do COVID-19, Galinsky aconselha a aderir às rotinas usuais, enquanto se permite a oportunidade de trabalhar em outros projetos ou interesses que estão fora dessas rotinas.

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Galinsky diz que, para quem está acostumado com os padrões de um horário das 9 às 17, é fundamental criar uma estrutura para trabalhar em casa.

“É o que eles ensinam aos astronautas”, diz Galinsky. “Todo dia tem uma estrutura apertada, caso contrário você começa a perder dias e semanas, assim como sua amarração na realidade do dia a dia.”

Falta de interação Social pode ser um problema

Galinsky observa que ter estrutura ajuda as pessoas a explorar seu próprio senso de perseverança, o que tem o benefício adicional de diminuir a ansiedade e a depressão.

Também é importante compensar a falta de atividades corriqueiras, como exercícios e interação social, que se perdem durante as constantes teleconferências.

“Quando vamos trabalhar, fazemos alguma atividade física, fazendo exercícios e nos movimentando; isso é crítico porque o exercício tem um efeito semelhante sobre o humor como um medicamento antidepressivo ”, diz Galinsky. “E também interagimos com nossos colegas e a interação social é outro componente crítico do bem-estar.”

Galinsky diz que para aqueles que tiveram a sorte de manter seus empregos durante o surto, é importante manter uma estrutura ao mesmo tempo que atende a uma paixão não realizada.

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“Na medida em que seu trabalho envolve ideias, esse isolamento pode ser um pouco como o retiro de um escritor”, diz Galinsky. “A pesquisa mostrou que uma sensação de distância de sua rotina normal, embora ainda crie uma nova, pode abrir espaço para você pensar em novas ideias.”

Alguns não têm tanta sorte. A perda do trabalho pode ser desorientadora e levar à perda de estrutura e diminuição do sentido de significado. “Mas você pode capitalizar isso como uma oportunidade de investir em uma paixão secundária dentro de uma estrutura baseada na perseverança”, diz ele.

O que fazer para se preparar quando a crise terminar

Galinsky observa que, com a crescente incerteza econômica, os desempregados deveriam aproveitar esse tempo para criar um sistema para encontrar um novo emprego para quando o mercado se recuperar e os empregadores começarem a contratar novamente.

“Eu não enviaria currículos agora”, diz Galinsky. “Prepare-se para começar assim que o mundo começar a se mover na direção certa.”

À medida que a crise continua a se desenrolar, Galinsky recomenda que cada um de nós possa cultivar um senso de gratidão. Reconheça que muitos outros sofreram mais e as maneiras pelas quais você é afortunado.

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A pesquisa de Galinsky mostrou que essa forma de pensamento contrafactual – imaginar outras realidades – pode ajudar as pessoas a encontrar gratidão e que essa gratidão pode ser uma contribuição tanto para a perseverança quanto para a paixão, ou seja, coragem.

“Para as pessoas que ainda têm emprego, a realidade alternativa é que você não tem emprego”, diz ele. “Para quem não tem emprego mas não está doente, a realidade alternativa é não ter saúde. A gratidão pode ser uma força motivadora. Lembre-se: ‘Se eu não tivesse X, minha vida seria pior e sou grato pelo que tenho.’ ”

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Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec – Columbia Business School

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