Como descrever seu estilo de liderança para fazer os entrevistadores falarem “sim”

ANÚNCIO
Como descrever seu estilo de liderança para fazer os entrevistadores falarem "sim"
Foto: (reprodução/internet)

Você está em uma entrevista e alguém lhe pede para descrever seu estilo de liderança. É um momento importante, pois você sabe que eles estão perguntando sobre a adequação executiva e a liderança de sua organização. Você precisa acertar a descrição para expressar a mensagem certa e capturar com precisão seu estilo pessoal.

Aqui estão algumas maneiras de enquadrar sua resposta adequadamente.

ANÚNCIO

Faça sua lição de casa

Você nunca quer responder a uma pergunta em uma entrevista pela primeira vez. Faça sua lição de casa antes da entrevista, antecipe as perguntas e pratique suas respostas. Se for um cargo de gerência, você sabe que eles perguntarão sobre suas habilidades de liderança, então estejamos preparados.

Avalie as habilidades necessárias para o trabalho

Faça uma lista das principais habilidades necessárias para a posição. A descrição do trabalho o ajudará a categorizar as habilidades necessárias. Conversar com outras pessoas na empresa ou em empregos semelhantes também pode ajudar.

Pense em cenários ao aplicar essas habilidades

Não é suficiente usar jargões. Você precisa ter exemplos da vida real para demonstrar como usou as habilidades que eles procuram durante sua carreira. Desenvolva alguns cenários em que você demonstrou liderança para realizar uma tarefa com sucesso. Termine explicando como você usaria a mesma habilidade na nova posição.

ANÚNCIO

Leia também: Cinco erros comuns de entrevista de emprego

Resposta usando o método STAR

STAR significa  Situação, Tarefa, Ação, Resultado  e pode ajudá-lo a lembrar o que você deve incluir em sua resposta.

  1. Situação – Descreva uma situação com a qual você teve que lidar e que exigiu liderança de sua parte.
  2. Tarefa – Explique sua função na resolução da situação
  3. Ação – Descreva as etapas que você executou e como abordou especificamente a situação
  4. Resultado – Fale sobre o resultado positivo

Você também pode mencionar o que aprendeu durante o processo e como isso o ajudou em outras situações. Um princípio fundamental da liderança é a capacidade de crescer e aplicar as lições aprendidas.

Aqui está um exemplo de como isso pode funcionar. Digamos que a função que você está discutindo exija resolução de problemas, escuta ativa e gerenciamento de desempenho.

Situação: um dos membros da minha equipe estava lutando para cumprir os prazos e isso sobrecarregava os outros funcionários para compensar.

Tarefa: Sentei-me para discutir a situação e investiguei os motivos que estavam causando o problema. Durante a reunião, descobri que eles tinham dificuldade para usar a nova plataforma de software que lançamos no mês passado.

Ação: conseguimos treinamento adicional para ele.

Resultado: seu desempenho melhorou consideravelmente. A produtividade geral da equipe também melhorou.

Muitas vezes, os candidatos esquecem a última etapa e ela é a mais importante. Em uma função de liderança, as etapas só valem a pena ser discutidas se levarem a resultados tangíveis.

Veja também: Como responder ‘fale-me sobre você’ em uma entrevista

Aqui está outro exemplo.

Situação: um de meus executivos de conta não estava conseguindo atingir suas metas de vendas.

Tarefa: Em nossa reunião, revisamos a lista de contas e a atividade de vendas. Percebi que, embora fossem ótimos em prospecção, não estavam perdendo tempo para qualificar leads de vendas. Como resultado, ela estava gastando muito tempo perseguindo clientes potenciais não qualificados.

Ação: Juntos, criamos uma lista de verificação para clientes em potencial qualificados e ela concordou em completá-la antes de investir mais tempo em qualquer cliente em potencial.

Resultado: em um mês, ela estava atingindo suas metas de vendas. Ela também tinha mais confiança porque estava fechando mais negócios e se tornou uma de nossas principais representantes.

Lidando com perguntas ímpares

Claro, você também pode receber uma pergunta estranha na  qual não pensaria com antecedência. Se você for uma entrevista para um cargo de gerência no Google, por exemplo, eles podem pedir que você faça uma  estimativa de quantos afinadores de piano trabalham em Chicago.

Você não pode se preparar para todas as perguntas, mas pode se preparar para como responderá. Nessas situações, não é tanto qual é a sua resposta, mas como você chega lá que é importante. Os entrevistadores avaliarão como você reage à pergunta e as etapas que você dá para chegar à resposta.

Pode parecer bobagem, mas nos negócios, você frequentemente enfrentará perguntas para as quais não sabe a resposta e terá que usar as habilidades de resolução de problemas para encontrar a resposta certa.

Quer saber agora quantos afinadores de piano funcionam na Windy City e como chegar à resposta? Confira esta solução.

Como descrever seu estilo de liderança para fazer os entrevistadores falarem "sim"
Foto: (reprodução/internet)

Modele a função

Estudos mostram que as primeiras impressões são feitas nos primeiros sete segundos do encontro com alguém. Essa impressão pode ser a lente pela qual eles julgam qualquer coisa que você diga ou faça. Você pode pensar que isso é injusto, mas é a realidade.

Pesquisadores da Universidade de Princeton fizeram experimentos mostrando que as pessoas faziam julgamentos precipitados sobre a aparência, simpatia, confiabilidade, competência e agressividade das pessoas em menos de um segundo.

Portanto, é importante começar forte. Você faz isso modelando o trabalho que deseja.

Tem a ver com vestir-se profissionalmente, agir de forma condizente com o comportamento esperado e com a maneira como você se comporta. Fale com confiança. Olhe nos olhos deles. Tenha um aperto de mão sólido. Não relaxe. Todos esses sinais sutis enviam uma mensagem sobre sua confiança e preparação.

A mesma pesquisa mostrou que a exposição adicional a alguém raramente muda sua primeira impressão.

Perguntas comuns da entrevista de gerenciamento

Para começar, aqui estão algumas das perguntas mais comuns que você pode receber. Tenha uma resposta pronta para demonstrar como você desempenhou um papel de liderança.

  • Qual é a sua filosofia de gestão?
  • Como você lida com um funcionário problemático?
  • Como você motiva os membros da equipe?
  • Se você acreditasse que seu chefe estava errado, o que você faria?
  • Você já tomou uma decisão que acabou mal?
Como descrever seu estilo de liderança para fazer os entrevistadores falarem "sim"
Foto: (reprodução/internet)

Você pode ser capaz de responder a qualquer uma dessas perguntas sem usar o método STAR, mas resista à tentação de apenas falar sobre teoria de gestão. Quase todo mundo sabe as palavras certas para dizer em uma entrevista.

Quando você pode vincular sua resposta a situações específicas e como sua liderança levou a resultados positivos, isso demonstra sua experiência.

Fique por dentro: O que a colaboração eficaz parece (e não parece)?

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO