O que a colaboração eficaz parece (e não parece)?

O que a colaboração eficaz parece (e não parece)?
Foto: (reprodução/internet)

A colaboração é uma das melhores maneiras de aproveitar o talento de uma organização e promover a inovação. Mas, apesar de todos os benefícios, às vezes é difícil obter colaboração. Há sinais reveladores de que seus esforços de colaboração não estão funcionando – e maneiras infalíveis de corrigi-los.

Sinais de colaboração eficaz

As coisas estão funcionando bem quando você pode ver os resultados que espera de uma boa colaboração. 

ANÚNCIO

Todos têm um senso de metas e objetivos compartilhados. A empresa está avançando com ideias novas e promissoras. Há uma celebração coletiva sobre os sucessos, incluindo os de membros individuais da equipe e da empresa. Então, como você chegou aqui? Esses são alguns precursores de uma colaboração eficaz.

Troca Saudável de Ideias

Às vezes, o conflito não é uma má ideia. Na colaboração empresarial, o diálogo respeitoso sobre diferentes perspectivas pode levar a novas soluções.

Membros da equipe e representantes de departamentos devem se sentir bem-vindos para discutir pontos de vista. Essa troca saudável é o que a colaboração deve alcançar, pois leva a um pensamento inovador e à consciência geral dos elementos cruciais da tomada de decisões.

Talvez a liderança planeje mudar seus recursos de suporte ao cliente para formas de comunicação online e reduzir o número de agentes ativos disponíveis.

Vendas e marketing podem ter dados que mostram que seu público-alvo prefere comunicação por telefone, portanto, livrar-se de agentes ativos pode levar a um declínio nas vendas. Esses debates ajudam as equipes a descobrir novos fatos importantes e a fazer um planejamento adequado.

Leia também: Como se dar bem com os colegas de trabalho

Projetos multidisciplinares

A colaboração bem-sucedida faz parte do fluxo de trabalho, já que pessoas de divisões distintas devem se unir para atingir um objetivo comum. Isso não só leva ao respeito mútuo, mas também a um resultado mais bem-sucedido. 

Os participantes de projetos multidisciplinares usam os pontos fortes e as experiências uns dos outros para atingir uma meta final que beneficie todos os segmentos da empresa. Frequentemente, são necessários vários departamentos para atingir um objetivo.

Por exemplo, para aumentar a receita complementar de uma empresa de telecomunicações, um projeto pode envolver vendas e marketing para levar o novo produto aos consumidores, com operações a bordo para traçar estratégias como lidar com consultas adicionais de suporte ao cliente e volume de chamadas.

O que a colaboração eficaz parece (e não parece)?
Foto: (reprodução/internet)

Metas alinhadas entre divisões

Muitas organizações caem na armadilha de acreditar que todos os departamentos compartilham o mesmo objetivo. Mas se eles não forem mensuráveis ​​e bem definidos, esses objetivos podem se perder na tradução. 

Alinhamento de metas significa que todos estão na mesma página sobre o que a empresa está tentando fazer e qual papel específico cada divisão desempenha.

Veja também: 5 etapas para ser promovido em uma pandemia

Sinais de fraca colaboração

O outro lado da boa colaboração é a colaboração ruim. Isso pode ocorrer mesmo que uma organização tenha feito o possível para incentivar as pessoas a trabalharem juntas. Mas o trabalho em equipe não é o mesmo que colaboração. Não é suficiente que todos se sintam ligados à empresa e respeitem os colegas de trabalho e a liderança. 

Colaboração significa participação ativa em todas as divisões, a fim de fazer avançar os objetivos da empresa de uma forma inteligente e inovadora. Então, quando a inovação não está nas cartas? Aqui estão alguns alertas.

Membros da equipe silenciosos durante as reuniões

O debate e a discussão saudáveis ​​são essenciais. Isso não significa que todos tenham que falar sobre os demais durante cada reunião da equipe. Mas se os funcionários relutam em falar ou mostram pouco entusiasmo durante as sessões de brainstorming, a cultura de colaboração provavelmente não está presente. 

Algumas pessoas falam mais do que outras, mas a sensação geral de que os membros da equipe estão esperando que lhe digam o que fazer, geralmente mostra uma falta de colaboração saudável.

Tarefas e projetos redundantes

Um benefício da colaboração é a redução de recursos desperdiçados, pois as equipes trabalham juntas para atingir objetivos comuns. 

Quando há evidências claras de redundância, a colaboração não ocorreu ou não ocorreu no contexto certo. É fácil detectar a redundância. Se o ditado “grandes mentes pensam da mesma forma” descreve membros individuais da equipe ou objetivos em divisões distintas, algo deu errado.

Por exemplo, se vendas e marketing solicitaram que a equipe de dados produzisse um relatório semelhante, houve uma falha na colaboração. A colaboração teria produzido um relatório que as equipes poderiam compartilhar e provavelmente o teria tornado suficientemente abrangente com a adição de pontos de dados de cada equipe.

O que a colaboração eficaz parece (e não parece)?
Foto: (reprodução/internet)

Má comunicação entre as equipes

Quando as equipes operam de forma independente, geralmente é um caso de “isolamento”, em que as equipes conhecem seu próprio papel e objetivos, mas não se importam com o trabalho dos outros.

Em um ambiente colaborativo, “trincheiras” não existem. No mínimo, há uma comunicação formal e regular entre as equipes para desenvolver abordagens abrangentes aos objetivos da empresa.

Se uma organização depende de comunicação informal – ir a um escritório para ver o que está acontecendo em outro departamento – não é o suficiente. Os líderes devem integrar a colaboração na estrutura da empresa, imaginando caminhos entre as divisões como parte do organograma.

Abrindo o caminho para uma colaboração eficaz

Se você vir alguns sinais de que a colaboração não está funcionando em sua organização, há boas notícias. Você pode avançar com um plano para promover a comunicação entre as equipes e incentivar a discussão aberta e o debate. 

Com o tempo, você pode criar um ambiente em que todas as partes da empresa trabalhem juntas em direção a objetivos comuns.

Fique por dentro: 5 citações inspiradoras de líderes empresariais para ajudá-lo a se manter motivado

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO