Torne-se um professor melhor para ser um líder melhor

Torne-se um professor melhor para ser um líder melhor
Foto: (reprodução/internet)

Gerenciar uma equipe envolve mais do que orientar os funcionários por meio de uma série de exercícios predeterminados. Para sugerir uma orientação significativa, um líder deve se tornar um instrutor, treinador e conselheiro confiável. 

Envolve mais ensino do que supervisão, conversas produtivas do que palestras. Normalmente, significa gastar entre 70% à 90% do seu tempo se comunicando com funcionários e partes interessadas para garantir o sucesso da empresa.

ANÚNCIO

Mas, embora muitos gerentes juniores entendam a importância dos KPIs (Indicador-chave de desempenho) e da supervisão, eles deixam de avaliar o impacto que poderiam ter como professores e mentores. Veja porque o ensino deve ser a base de sua abordagem de liderança executiva e sênior e como se tornar um gerente melhor.

7 Princípios de Gestão e Ensino de Equipe

1. Mentorear os funcionários individualmente

Em um estudo de comportamento organizacional de 2011, Amy Cuddy, da Harvard Business School, descobriu que os líderes são mais eficazes quando demonstram competência e cordialidade

Proximidade e comunicação direta e frequente são essenciais para desenvolver relacionamentos com seus relatórios e criar um ambiente confortável. 

Com instruções personalizadas e individuais, você pode promover um senso de familiaridade que permitirá que você se conecte com sua equipe. A instrução individual também cria espaço para atender às suas necessidades específicas.

Leia também: O que a colaboração eficaz parece (e não parece)?

2. Incorporar e discutir os princípios de integridade

O 2020 Edelman Trust Barometer revela que o público está perdendo a fé em figuras de autoridade. Como líder, é sua responsabilidade provar que você está investido no sucesso de sua equipe e ganhar sua confiança. 

Pode ser uma batalha difícil, mas se comportar com ética o ajudará a construir uma base de confiança. Para estabelecer credibilidade, seja honesto com sua equipe e modele a atitude e o comportamento que você deseja que eles reflitam.

Sylvia Metayer, CEO da Sodexo Corporate Services Worldwide, diz que se responsabiliza pelos funcionários, primeiro perguntando sobre suas principais prioridades e, em seguida, estabelecendo marcos para como atingir essas metas. 

No final de cada ano, ela realiza reuniões na prefeitura para discutir seus esforços. Ao estabelecer esse exemplo, Metayer estabelece um senso de reciprocidade que incentiva as pessoas a se destacarem e a permanecerem na organização.

3. Torne-se um mentor e defensor

Um bom professor não se limita a dar palestras – ele ajuda os alunos a realizarem seu potencial e construírem uma carreira para si próprios. Aprenda quais são os objetivos de sua equipe e incentive-os a avaliar consistentemente seu progresso em direção ao cumprimento de marcos definidos. 

Por exemplo, discuta seus objetivos de curto e longo prazo durante reuniões individuais. Isso cria um senso de propósito e incentiva sua equipe a definir o que desejam e como contribuem para a organização.

Torne-se um professor melhor para ser um líder melhor
Foto: (reprodução/internet)

4. Empregue o método socrático

Sócrates acreditava no uso de questões gerativas para revelar a verdade. Os líderes de negócios podem adaptar essa abordagem cooperativa fazendo perguntas à sua equipe para ajudá-los a descobrir novas informações. 

A natureza investigativa dessas conversas estimula as equipes a explorar novas perspectivas e fazer brainstorm; também incentiva uma maior participação, o que aumentará a capacidade de sua equipe de lembrar detalhes sobre a reunião. As aulas interativas são mais fáceis de lembrar e entender.

5. Ofereça oportunidades para autodeterminação

Em vez de orientar um funcionário sobre como realizar uma tarefa, explique o objetivo e veja quais soluções eles encontram por conta própria. Pense em você como um facilitador em vez de alguém que precisa resolver todos os problemas.

Veja também: Como se dar bem com os colegas de trabalho

6. Torne-se acessível aos membros da equipe

Sydney Finkelstein, professor de administração da Tuck School of Business do Dartmouth College, diz que uma lição bem executada é “informal e orgânica, decorrente das tarefas em mãos” ( Harvard Business Review ). 

Para gerenciar e treinar pessoas de forma eficaz, explica o Dr. Finkelstein, você precisa se tornar acessível e integrar os processos de trabalho em todas as camadas de emprego. 

Entrando nas “trincheiras” com os funcionários (ou pelo menos mantendo a porta aberta), você identificará oportunidades de ensinar in medias res (no meio das coisas) , quando essas aulas serão as mais memoráveis ​​e relevantes.

Torne-se um professor melhor para ser um líder melhor
Foto: (reprodução/internet)

7. Saia do escritório

René Redzepi, empresário e co-proprietário do restaurante Noma em Copenhagen, realocou funcionários para criar um pop-up em Tulum, no México. Redzepi e sua equipe usam viagens para ampliar sua perspectiva e pesquisar diferentes culinárias e culturas, o que por sua vez os expõe a novas técnicas de preparação, ingredientes e temperos. 

Redzepi deu continuidade a essa tradição por anos, porque acredita que isso ajuda sua equipe a se expandir de forma criativa e se adaptar a novos ambientes.

Você pode aplicar a mesma técnica em uma escala menor, tirando relatórios para o almoço ou jantar, por exemplo, ou participando de atividades fora do local. Ao colocar sua equipe em um novo ambiente, você pode ajudá-los a sair da rotina para incentivar a participação, pensar de forma diferente e estimular a conversa.

Aprendizagem contínua em todas as fases da carreira

Os líderes mais eficazes desafiam seus relatórios para ajudá-los a crescer. Existem infinitas maneiras de melhorar e inovar, e um professor pode ajudar até mesmo uma equipe estável a alcançar novos patamares em sua carreira. Se você não tiver certeza do que ensinar à sua equipe, tente perguntar o que estão interessados ​​em aprender. 

Expandindo continuamente o repertório de sua equipe, você pode ajudá-los a dominar novas habilidades, desenvolver independência e aprimorar suas habilidades de resolução de problemas, o que acabará por contribuir para uma força de trabalho mais forte e mais produtiva.

Fique por dentro: 5 citações inspiradoras de líderes empresariais para ajudá-lo a se manter motivado

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO