Crie um espaço de trabalho funcional em casa

Crie um espaço de trabalho funcional em casa
Foto: (reprodução/internet)

Com mandatos abrangentes em todo o país para fechar locais de trabalho para evitar a propagação do coronavírus, ou Covid-19, muitas pessoas estão sendo solicitadas a trabalhar remotamente de casa ou mesmo sendo colocadas em quarentena. 

Para ter sucesso na conclusão de sua carga de trabalho diária, é útil criar um espaço de trabalho funcional em casa. Se você ainda não tem um escritório dedicado, sem dúvida haverá desafios na criação de um.

Como criar um espaço de trabalho funcional em casa

Algumas estratégias simples podem ajudar a transformar qualquer área da sua casa em um espaço de trabalho produtivo, mesmo se você tiver espaço limitado.

Escolha o lugar certo

Encontre um local em sua casa que tenha o mínimo de distrações, mas que também seja favorável ao trabalho. Se você tem uma casa ocupada, seu quarto pode ser o lugar mais silencioso, mas trabalhar na cama o dia todo não é necessariamente bom para sua saúde física ou mental.

Dito isso, tente trabalhar em um espaço que tenha uma porta e feche-a enquanto trabalha. Isso não apenas limitará as distrações e fornecerá um espaço mais silencioso, mas também sinalizará para o resto da família que você está trabalhando e ocupado.

Você pode não estar sentado à mesa em sua cadeira de escritório favorita, por isso é importante considerar uma configuração ergonômica. Você pode adicionar um travesseiro atrás de você se estiver em uma cozinha ou cadeira de jantar, de forma que possa apoiá-lo nas costas.

Leia também: Por que a confiança na economia é importante durante uma pandemia?

Considere apoiar sua tela em uma pilha de livros para criar um ângulo de visão confortável. Certifique-se de ter materiais e equipamentos de que precisa para ter sucesso, como computador ou tablet, impressora, relatórios e arquivos importantes, etc.

Mesmo se você for solicitado a trabalhar em casa, é provável que seu escritório ainda esteja acessível em alguma capacidade se você precisar de um arquivo ou peça de equipamento que poderá recuperar, se necessário.

Estratégia de tecnologia

Proteja sua eletrônica. Se você tiver muitos dispositivos conectados, considere o uso de um filtro de linha.

Pode ser tentador comer e beber usando seus dispositivos ou carregá-los pela casa com você, mas não é uma boa ideia. São propriedade da empresa, portanto você é responsável por eles. Além disso, se algo acontecer, você terá dificuldade em conseguir um novo dispositivo ou obter ajuda para solucionar um problema com o dispositivo danificado.

Seja paciente com a tecnologia. É provável que os serviços de suporte técnico de seu empregador estejam sobrecarregados com solicitações e perguntas de pessoas que estão se preparando para trabalhar em casa e podem não estar tão acessíveis como antes.

Também é provável que mais e mais pessoas estejam logadas remotamente, colocando uma pressão sobre a infraestrutura de conexão.

Crie um espaço de trabalho funcional em casa
Foto: (reprodução/internet)

Considerações sobre videoconferência

Se você for fazer videoconferência, encontre um local em sua casa que tenha um fundo com pouca ou nenhuma distração, como uma parede lisa. Se isso não for possível, preste atenção ao que está em seu plano de fundo e certifique-se de que está limpo e arrumado e sem objetos muito pessoais.

Mantenha as coisas o mais naturais possíveis; pendurar um lençol atrás de você provavelmente não é o visual que você deseja e pode fazer as pessoas do outro lado se perguntarem o que você está escondendo.

Certifique-se de que sua câmera esteja a uma altura adequada: direto no rosto, não olhando para cima ou para baixo. Use livros ou outros objetos domésticos para encontrar a altura desejada.

Considere a luz ambiente das janelas e certifique-se de que não haja feixes de luz ou sombras em seu rosto na tela de vídeo. Reposicione as lâmpadas para que a iluminação em seu novo “escritório” seja adequada para chamadas de vídeo a qualquer hora do dia.

Veja também: Como escrever e lançar sua própria descrição de trabalho?

Quando estiver em uma chamada, minimize as distrações fechando qualquer navegador aberto ou janela de documento que não seja a janela da reunião. Coloque o telefone no modo silencioso e certifique-se de que a televisão e o rádio estejam desligados.

Trabalhar com crianças em casa

Se você tem filhos, converse com eles sobre as mudanças que todos vocês estarão experimentando ao trabalhar em casa e seja claro sobre o que esperam deles. Dito isso, mantenha suas expectativas sob controle.

Você não pode esperar que eles fiquem completamente quietos o dia todo, mas pode esperar que fiquem quietos enquanto você estiver em uma ligação.

Você pode ter que compartilhar o espaço de trabalho com seus filhos, então tente fazer o melhor possível. Configure “escritórios” para todos, mesmo que sejam apenas lugares atribuídos à mesa da cozinha.

Crie uma “agenda” na qual os membros da família trabalhem em silêncio e possam se divertir um pouco mais. Experimente algumas coisas e veja o que funciona melhor.

Crie um espaço de trabalho funcional em casa
Foto: (reprodução/internet)

Mantenha o senso de humor

Lembra daquela entrevista agora famosa da BBC em que os dois filhos pequenos do professor vagam para o fundo? Pessoas ao redor do mundo se identificavam com ele.

Portanto, se seu filho entrar na sala ou seu gato decidir tomar um banho em segundo plano enquanto você estiver em uma vídeo chamada, tire o melhor proveito disso. 

Transforme isso em uma piada ou momento alegre, e não só será mais agradável para todos, mas fará com que você pareça mais humano. Na verdade, você pode considerar uma postagem alegre ou uma série de postagens nas redes sociais sobre os desafios e sucessos de trabalhar em casa.

Gerenciar expectativas

Trabalhar em casa é o que é. A campainha toca. O cachorro late. O telefone do seu parceiro apita. Seu filho tem um acesso de raiva em outra sala. A vida acontece e a maioria das pessoas entende isso porque estão trabalhando em casa e também sofrem interrupções.

Mantenha-se em comunicação com seus colegas de trabalho e gerentes. Informe-os sobre os desafios que você enfrenta em casa. Eles podem estar enfrentando desafios semelhantes e podem ter algumas ótimas ideias para ajudá-los a superá-los. Se não, pelo menos você sabe que está tudo junto.

Fique por dentro: Aceite ou espere: avaliando uma oferta de emprego

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec