Como escrever e lançar sua própria descrição de trabalho?

Como escrever e lançar sua própria descrição de trabalho?
Foto: (reprodução/internet)

Todos nós sonhamos em topar com o anúncio de emprego perfeito, que combine nossas habilidades, interesses e experiência em uma posição ideal. Mas mesmo se você vasculhar todas as três bilhões de listas de empregos publicadas a qualquer momento, você ainda pode não encontrar este emprego.

Porque? Porque ninguém pode ter exatamente as mesmas capacidades que você. Ou porque as empresas podem não ter identificado o quão impactante uma posição com responsabilidades específicas poderia ser em seu setor.

Crie e lance seu próprio trabalho

Como, então, você pode encontrar seu emprego ideal enquanto resolve um problema em seu setor? Elaborando sua própria descrição de trabalho.

Leia também: Por que a confiança na economia é importante durante uma pandemia?

Identificando a necessidade de um novo cargo

Para defender uma nova função, primeiro você precisa argumentar que os empregos que ocupou atualmente não estão atendendo a uma necessidade específica. Use sua experiência no campo, junto com a pesquisa, para começar.

Comece identificando um problema. Você também pode pesquisar outras empresas que resolveram problemas desenvolvendo uma posição que sua empresa, ou uma empresa de seu interesse, não oferece.

Digamos, por exemplo, que seus colegas não estejam recebendo comunicações oportunas e bem organizadas de seu C-Suite. Isso faz com que sua empresa pareça menos transparente e limita a eficiência.

Em seguida, argumente que esse problema é significativo o suficiente para justificar uma nova posição para resolvê-lo. Finalmente, explique precisamente como uma nova posição resolveria esse problema.

Como escrever e lançar sua própria descrição de trabalho?
Foto: (reprodução/internet)

Escrever uma descrição de trabalho

Não se limite a apresentar este cargo ao seu empregador ou à empresa na qual gostaria de trabalhar, sem considerar exatamente quais seriam suas responsabilidades nesse cargo. Como suas tarefas de trabalho atenuariam o problema que você identificou?

Primeiro, nomeie sua posição de uma forma que forneça uma visão geral clara de suas expectativas. Você pode chamar a função descrita acima de “Diretor de Comunicações Internas”.

Depois disso, elabore uma declaração que descreva como essa função se encaixaria nos valores da empresa. O que essa função faria para apoiar melhor essa missão?

Em seguida, considere as expectativas para esta função. Por exemplo, se você estiver se concentrando em apresentar uma função de Diretor de Comunicações Internas, poderá escrever:

“ Minhas responsabilidades seriam comparecer regularmente às reuniões do C-Suite para ficar a par dos planos e propostas. Eu criaria canais nos quais poderia compartilhar informações e os funcionários poderiam compartilhar problemas comigo. Por sua vez, eu traria preocupações dos funcionários que a alta administração precisa resolver. 

Veja também: Melhore suas habilidades de redação executiva

Depois de elaborar uma declaração de deveres, escreva um resumo das responsabilidades diárias do cargo. Como seria um dia neste papel? Certifique-se de incluir uma quantidade razoável de tarefas que não o sobrecarreguem nem aborreçam durante um dia normal de trabalho.

Por fim, discuta como suas qualificações específicas o preparariam para essa função, bem como descreva como você entendeu que essa posição seria necessária para a empresa. Se você é um funcionário de longa data, essa pode ser uma tarefa mais fácil, mas ainda é possível explicar o valor de sua posição para outro empregador.

Vendendo sua proposta de trabalho

Criar o trabalho que você vê necessidade é apenas uma parte do processo. Você também precisa descobrir quem contatar para apresentar o trabalho. Identificar o ponto de contato correto é um primeiro passo importante.

Depois disso, transforme sua proposta de trabalho com base em como seu empregador deseja recebê-la. Se estiverem procurando uma proposta por escrito, não os sobrecarregue com nada mais do que 700 palavras

Se eles querem um discurso falado, traga materiais visuais que ajudem a provar seus pontos. Com qualquer tipo de apresentação, persuadir seu contato abordando preventivamente quaisquer preocupações que ele possa ter.

Como escrever e lançar sua própria descrição de trabalho?
Foto: (reprodução/internet)

Em seguida, esteja preparado para compartilhar a descrição de seu trabalho e por que você seria a pessoa certa para ocupar o cargo. Você também pode incluir os seguintes componentes em sua proposta:

  • Benefícios quantificáveis, como economia de tempo, aumento de eficiência ou ganho de dinheiro.
  • Um gráfico de hierarquia. A quem esta posição se reportará? Que outras funções reportarão a esta posição?
  • Uma lista de metas e seus cronogramas de realizações. Por exemplo, a criação de um novo canal de comunicação em dois meses.
  • Desafios que podem surgir ao criar esta função e como você pode resolvê-los.

Mesmo que seu contato não aceite todas as suas obrigações ou responsabilidades de trabalho, esta reunião de pitch pode ajudá-lo a modificar as expectativas para o cargo. Afinal, você pode ter negligenciado certas capacidades que poderiam tornar a posição ainda mais significativa para você.

Se você esperar passivamente pelo anúncio de emprego ideal, poderá esperar para sempre. Em vez disso, controle o futuro da sua carreira. Ao provar a necessidade de um cargo que corresponda às suas qualificações, você não apenas criará o emprego ideal, mas também agregará valor para sua empresa.

Fique por dentro: Aceite ou espere: avaliando uma oferta de emprego

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec