É corrigível: gerenciamento de reputação quando você comete um erro

ANÚNCIO
É corrigível: gerenciamento de reputação quando você comete um erro
Foto: (reprodução/internet)

Todo mundo comete erros. Mas e se o erro que você cometeu custar sua reputação?

Talvez você tenha cometido uma gafe nas redes sociais, dito algo inapropriado ou alguém descobriu que você estava escondendo algo. Talvez você violou a política da empresa, teve um conflito com um colega de trabalho ou relatou informações incorretas.

ANÚNCIO

Se você cometeu um erro no trabalho ou em sua vida pessoal, isso afetará você no trabalho. Às vezes, o melhor curso de ação é consultar um profissional. Mas, para erros menores, existem algumas etapas que você pode seguir para reparar sua reputação.

Apenas peça desculpas

“O primeiro passo é reconhecer o dano que causamos e decretar algum tipo de pedido de desculpas”, diz a Dra. Jo-Ellen Pozner, professora assistente de administração da Escola de Negócios Leavey da Universidade de Santa Clara. 

Reconhecer o erro pode significar literalmente pedir desculpas à parte prejudicada, ou pode ser pedir desculpas a outras pessoas por seu comportamento ou por ter cometido um erro ou perdido a confiança de alguém. 

ANÚNCIO

Pozner diz para ter certeza de que você tem empatia e reconhecer que as coisas não saíram do jeito que você esperava ou pretendia.

Leia também: O gerenciamento remoto exige habilidades únicas de liderança

Seja parte da solução

No entanto, não se desculpe, a menos que você possa fazer algo para consertar a situação. “Apenas declarar ‘Eu tenho isso’ ou ‘Eu cometi um erro’ sem dar ideias sobre como seguir em frente parece sem sentido”, disse Pozner. O objetivo é mostrar que você entendeu e internalizou o que deu errado e como consertar.

Para acertar esse pedido de desculpas, assuma a liderança em ser parte da solução

“Pergunte se você pode corrigir o problema que causou e até mesmo fortalecer os procedimentos que evitam que aconteçam no futuro”, disse Pozner. “Use o erro como uma oportunidade para ajudar a organização mais ampla e a estrutura social em que você está operando, em vez de como um motivo para castigo.”

É corrigível: gerenciamento de reputação quando você comete um erro
Foto: (reprodução/internet)

Mostre que é uma coisa única

Lembre às pessoas que você demonstrou no passado que seu comportamento foi positivo e que o erro nunca mais acontecerá

Eis abaixo duas citações de Pozner sobre o assunto:

“Uma das melhores maneiras de restaurar sua reputação depois de cometer um erro prejudicial é demonstrar que você é confiável e que foi um acaso, em vez de algo indicativo de um problema mais profundo”.

“A maioria de nós está tentando abrir caminho suavemente pelo mundo, limitando nossa exposição a parceiros de interação não confiáveis. As pessoas querem saber que não iremos prejudicá-las no futuro.”

Veja também: Como ter presença executiva em um mundo virtual de trabalho?

Prepare-se para as consequências

Às vezes, dependendo do nível em que você está e da magnitude do erro que você cometeu, é melhor fazer uma promessa pública de fazer melhor no futuro.

“Há um desejo das pessoas de verem os outros passarem por um momento crucial em que aceitem o que aconteceu, sofram publicamente e paguem algum tipo de penitência”, disse Pozner. “Existe essa assunção de responsabilidade, esse tipo de julgamento público, essa vergonha pública fundamental.”

Pozner destaca que, dependendo do seu nível de visibilidade dentro e fora da organização, essas coisas podem ter que acontecer publicamente. Mas se não, você também pode fazer isso em particular em reuniões individuais com as partes interessadas aplicáveis.

Peça ajuda a outros

Pozner diz que pedir ajuda a outras pessoas pode ser uma maneira realmente poderosa de fazer as pessoas voltarem para o seu lado. Ela sugere coisas como pedir conselhos sobre o que você pode fazer melhor, como evitar que os mesmos erros aconteçam ou como reparar os danos.

“Isso dá poder à pessoa a quem você está pedindo, mostra deferência e, como você está pedindo às pessoas que deem voz ao seu processo interno, isso as torna mais comprometidas com o seu resultado”, diz Pozner. 

Continuando, Pozner também diz: “Eles não apenas ficarão lisonjeados com a sua pergunta, mas também serão atenciosos sobre o que pode ser necessário, serão úteis para que aconteça e serão mais complacentes com o resultado porque estão comprometidos com o seu sucesso.”

É corrigível: gerenciamento de reputação quando você comete um erro
Foto: (reprodução/internet)

 

Seja paciente enquanto repara sua reputação

A recuperação de uma marca em sua reputação pode levar tempo. Pozner diz que entender a temperatura da organização e reconhecer suas necessidades é fundamental

Às vezes, varrer um erro para debaixo do tapete é a coisa certa a fazer, pois se chamar a atenção para o assunto, pode piorá-lo e pode enviar um sinal poderoso de que as coisas estão acontecendo e que o erro não é grande coisa. Outras vezes, diz ela, assumir a responsabilidade é o suficiente para fazer com que todos sigam em frente.

Fique por dentro: Desenvolva sua carreira por meio de oportunidades de aprendizagem online

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO