O gerenciamento remoto exige habilidades únicas de liderança

ANÚNCIO
O gerenciamento remoto exige habilidades únicas de liderança
Foto: (reprodução/internet)

Nosso mundo COVID-19 está cheio de realidades econômicas complexas e uma mudança drástica para forças de trabalho remotas. 

Os líderes tiveram que fazer a transição para novos métodos de orientação e responsabilidade, com situações inesperadas em mãos. Mas mesmo quando a pandemia acabar, a comunicação tecnológica continuará sendo uma ferramenta de negócios chave

ANÚNCIO

Um tema central emergiu: a importância de humanizar seu estilo de gestão e conectar-se com sua equipe como indivíduos que enfrentam um momento exclusivamente estressante. 

Este artigo examinará essas mudanças nos estilos de gerenciamento remoto, com dicas sobre como lidar com uma pandemia e possíveis caminhos para o crescimento executivo.

Liderança moderna para o local de trabalho remoto

Com exceções limitadas, o local de trabalho moderno não está mais vinculado apenas a escritórios, salas de reuniões e suítes e , como o INSEAD observou, essa mudança muitas vezes foi drástica. 

ANÚNCIO

Em configurações remotas, a tecnologia é a fonte de sua comunicação, e suas habilidades de gerenciamento são vitais para fazer com que a comunicação funcione sem problemas. 

A cultura de trabalho de hoje está muito distante do estereótipo do líder distante e sem intervenção, e os executivos atuais precisam abraçar a variedade de métodos de comunicação, além das interações face a face. 

De e-mail a mensagens instantâneas e videoconferências, interagir pessoalmente com as pessoas que se reportam a você é essencial para uma gestão sólida mais do que nunca.

Leia também: Como ter presença executiva em um mundo virtual de trabalho?

Mesmo quando a pandemia acabar, a comunicação tecnológica continuará sendo uma ferramenta de negócios chave. Permita mentoria e orientação à distância, mesmo quando habitar espaços físicos é seguro fazê-lo novamente. 

Conforme você avalia sua empresa e estilo de liderança durante o COVID-19, essas mudanças na responsabilidade e nos espaços de trabalho domésticos / remotos permitirão que seus funcionários prosperem e sejam produtivos fora das configurações normais do escritório. 

Seu estilo de liderança precisará evoluir de acordo para confiar menos na supervisão pessoal e mais na confiança, avaliações objetivas e comunicação forte.

Use a tecnologia para atender às necessidades de sua equipe

Isso pode parecer óbvio, mas está longe de ser simples. Na verdade, forças de trabalho remotas significam que os líderes precisam abrir mão de suposições.

Você pode pensar que sabe como usar a tecnologia de forma eficaz; afinal, você já manda e-mails e videoconferências.

Mas se aprofundar na combinação do seu uso de tecnologia com as necessidades exclusivas de sua equipe é mais valioso do que você imagina. Você pode adaptar seus check-ins de responsabilidade , suas expectativas e sessões de coleta de informações de maneiras diferentes.

Por exemplo, digamos que um dos membros da sua equipe esteja trabalhando em casa e também supervisionando seu filho, que está aprendendo remotamente. Em vez de interromper o fluxo de trabalho adaptado para chamá-los sobre o projeto atual a qualquer momento, você pode enviar um e-mail para atender à necessidade de flexibilidade.

O gerenciamento remoto exige habilidades únicas de liderança
Foto: (reprodução/internet)

Se outro colega de equipe gosta de comunicação visual, você pode reservar um tempo para uma ligação do Zoom para verificar, em vez de depender do telefone. 

Embora algumas comunicações exijam retransmissões rápidas de informações, reconhecer as mudanças pessoais em um cenário do COVID-19 e mostrar à sua equipe sua própria capacidade de gerenciar com opções criará espaço para respirar de cima para baixo

Administre com empatia

A liderança pode ser considerada como um papel de duas faces: os líderes devem agora dominar uma “dança” delicada de disponibilidade pública e privada. 

Depois de compreender esse equilíbrio de vida como uma face pública de sua empresa, mas também como um líder gerenciando pessoas em tempos estressantes, sua reputação melhorará e esse lado humano atrairá funcionários mais felizes e produtivos.

Liderança tem a ver com resultados e lucro, mas no mundo de hoje você não pode ter uma produtividade forte sem cuidado e compreensão. Sua equipe deve olhar para você como um recurso de abertura, diálogo e compreensão quando a vida pessoal e a carreira estão agora em difícil harmonia. 

Seja compreensivo com pequenos atrasos. Dê à sua equipe a chance de falar com você em particular, mesmo de longe. Ouça as preocupações e trabalhe em busca de soluções para quando a vida pandêmica se tornar opressora até mesmo para os membros mais produtivos de sua equipe.

Veja também: Desenvolva sua carreira por meio de oportunidades de aprendizagem online

Liderar os outros começa com você mesmo

A autorreflexão como líder agora é mais importante do que nunca. Compreender os próprios pontos fortes e fracos, admiti-los abertamente e confiar nos outros são características de um grande administrador

A pesquisa mostra que quando os funcionários veem seus gerentes como pessoas que conhecem seus próprios limites e áreas de crescimento, eles sentem uma sensação de alívio quando todos estão lutando em várias funções. Isso pode liberar recursos mentais e aumentar um sentimento de pertencimento e produtividade.

O gerenciamento remoto exige habilidades únicas de liderança
Foto: (reprodução/internet)

Embora 2020 possa ter sido o ano de mudanças “sem precedentes”, a incerteza e a volatilidade vieram para ficar, e investir no aumento de sua resiliência individual e coletiva pode muito bem ser uma das etapas mais impactantes que você pode tomar para aprimorar suas habilidades de gerenciamento de mudança. 

INSEAD Executive Master in Change é um programa único que permite que você entenda a si mesmo e aos outros em um nível fundamental, integrando a educação empresarial com uma variedade de disciplinas psicológicas – e, por fim, usar esse conhecimento para liderar com mais eficácia nesta e em futuras crises.

Fique por dentro: Você deve mudar suas avaliações de desempenho após o coronavírus?

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO