Como ter presença executiva em um mundo virtual de trabalho?

Como ter presença executiva em um mundo virtual de trabalho?
Foto: (reprodução/internet)

A presença executiva é um tema muito discutido no mundo corporativo. Mas o que essa frase realmente significa? Forbes descreve a presença executiva como “sua capacidade de inspirar confiança entre os colegas de que você é capaz e confiável”. 

Em outras palavras, seu objetivo é transmitir sua capacidade de liderar e fazer seus colegas acreditarem em sua capacidade de liderar, de forma que sua presença e orientação como líder sejam sentidas mesmo quando você não está realmente na sala.

ANÚNCIO

Na verdade, essa liderança do tipo “quando você não está na sala” nunca foi mais significativa do que agora. Embora você nem sempre tenha estado diretamente envolvido em todas as decisões no pré-COVID-19, provavelmente estava pelo menos no mesmo escritório com seus colegas. 

Agora que trabalharemos indefinidamente, como você pode transmitir o mesmo nível de presença executiva que conseguiria quando estava nas mesmas instalações de sua equipe?

Promova ferramentas para que sua equipe entre em contato com você

Se você estivesse em uma situação cara a cara, sinalizaria seu interesse em sua equipe falando com você, deixando a porta aberta ou outras dicas visuais. No entanto, pode ser muito mais difícil permitir que outras pessoas saibam que você está disponível em uma plataforma virtual.

Para criar a mesma ideia de que sua equipe pode “aparecer”, use ferramentas virtuais para transmitir abertura. Por exemplo, você pode organizar uma hora de apresentação regular no Zoom, onde sua equipe pode discutir problemas ou criar estratégias com você. 

Como alternativa, ferramentas de bate-papo como o Microsoft Teams podem replicar a “conversa mais fria” que acontece em escritórios face a face e cria comunidades.

Leia também: O que significa assumir riscos em uma economia instável?

Expresse como você está se sentindo – e deixe sua equipe fazer o mesmo

Uma das dificuldades para trabalhar em casa é que é difícil ler a linguagem corporal ou as pistas faciais. Ainda assim, os especialistas dizem que os líderes são abertos sobre suas emoções e expressam como estão se sentindo. 

Portanto, se você se sentir chateado ou animado com um evento atual no mundo, escreva um e-mail para seus colegas sobre suas reações. Como alternativa, você pode hospedar fóruns abertos sobre tópicos específicos para debater e compartilhar ideias que eles possam ter interesse em discutir.

Como ter presença executiva em um mundo virtual de trabalho?
Foto: (reprodução/internet)

Implante táticas importantes para reuniões virtuais

As reuniões virtuais podem parecer mais informais do que as presenciais, mas não se deixe enganar pelo fato de estar hospedando uma reunião de equipe na sua sala de estar! Os especialistas sugerem várias táticas para transmitir a presença executiva, mesmo em videoconferências virtuais:

  • Preencha a tela com toda a sua cabeça e ombros.
  • Olhe para a câmera do laptop enquanto fala, não diretamente para a equipe.
  • Fale mais alto do que você acha que deveria; fale como se estivesse enchendo uma grande sala de conferências.
  • Acenar com a cabeça e fazer perguntas para que sua equipe saiba que você está ouvindo.
  • Silencie quando não estiver falando, para que sua equipe não ouça ruídos de fundo (como seus filhos ou animais de estimação!).

Use os recursos de chat para compartilhar sua liderança inovadora

Existem muitas maneiras de se envolver ativamente nas conversas de sua equipe. Primeiro, se você mencionar uma ideia durante uma reunião virtual, envie links no recurso de bate-papo que permite que seus funcionários leiam mais sobre ela quando quiserem.

Além disso, se sua equipe estiver usando recursos de chat da comunidade, como o Microsoft Teams, visite regularmente e forneça orientações e informações.

Veja também: Como descrever seu estilo de liderança para fazer os entrevistadores falarem “sim”

Use ativamente uma plataforma de mídia social

Para transmitir tendências sobre sua empresa e ideias que são importantes para você, os especialistas sugerem o uso de uma plataforma de mídia social. 

Dependendo do que parecer natural para você, escolha uma plataforma de mídia social como LinkedIn ou Twitter que você usará regularmente. Incentive sua equipe a segui-lo. Em seguida, compartilhe ideias, artigos ou desenvolvimentos que sejam importantes para você. 

Dessa forma, sua equipe terá a confiança de que você está atualizado com as novas ideias, ao mesmo tempo que terá uma noção melhor de quem você é como líder.

Como ter presença executiva em um mundo virtual de trabalho?
Foto: (reprodução/internet)

Seja você mesmo autêntico

Criar uma presença online robusta não significa se tornar alguém que você não é. Em vez disso, use as mesmas táticas que usaria para liderar uma reunião pessoal ou interagir com seus colegas na sala de descanso. Se alguma plataforma virtual não parecer natural para você, não precisa usá-la. 

Desenvolver uma presença executiva online não é ser uma versão virtual de si mesmo; trata-se de ser você mesmo em um espaço virtual.

Por mais independente que seja sua força de trabalho, você deseja tornar sua presença conhecida. Mais do que isso, você deseja que eles o vejam como um líder capaz e motivador. 

Fique por dentro: Sempre diga isto quando você se relacionar com alguém novo

Talvez fosse mais fácil transmitir a presença executiva em um local de trabalho face a face, mas ainda existem muitas ferramentas virtuais para você se conectar e inspirar seus funcionários.

Ainda assim, estamos enfrentando tempos sem precedentes e escolher as estratégias certas para transmitir a presença executiva para sua personalidade e seus funcionários pode às vezes ser ambíguo.

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO