7 coisas que as pessoas de sucesso nunca revelam sobre si mesmas durante as entrevistas

ANÚNCIO
7 coisas que as pessoas de sucesso nunca revelam sobre si mesmas durante as entrevistas
Foto: (reprodução/internet)

A preparação para uma entrevista pode ser estressante. Temos a tendência de suar por todas as coisas certas a dizer, mas nem sempre pensamos muito no que não devemos dizer. Às vezes, como somos todos humanos, pode ser fácil ficar confortável demais em uma entrevista de emprego se o entrevistador for super pessoal.

Mas, embora não dizer o suficiente possa destruir suas chances de conseguir o emprego, o compartilhamento em excesso também pode prejudicá-lo seriamente

ANÚNCIO

É importante estabelecer um relacionamento e criar uma conexão com o entrevistador para que você seja um candidato memorável, mas há uma linha tênue que você não deve cruzar se quiser ter sucesso.

Aqui estão sete coisas que as pessoas de sucesso nunca dizem em entrevistas – e você também não deveria.

1. Você realmente não gostou do seu último gerente

Talvez você tivesse um ódio absoluto de seu chefe anterior, talvez eles fossem um chefe valentão totalmente tóxico, ou talvez vocês dois simplesmente nunca pareciam estar de acordo. Claro, isso acontece – e provavelmente acontece com bastante frequência. Mas seu novo gerente em potencial não precisa saber muito sobre isso. 

ANÚNCIO

É claro que não há problema em discutir como você gerencia conflitos no local de trabalho (a resolução produtiva de problemas é certamente um recurso valioso), mas reclamar de seu antigo chefe só fará o entrevistador se preocupar com o que você pode dizer sobre ele. 

A última coisa que você quer é parecer um “boca ruim” que não se dá bem com os outros.

Leia também: Exemplos de cartas de apresentação gratuitas on-line estão direcionando você da maneira errada

2. Você realmente, realmente precisa de um emprego

OK, você precisa de um emprego. Suas contas estão se acumulando, você está sobrecarregado com algum tipo de dívida de empréstimo e tem um grande acontecimento em sua vida que precisa de dinheiro para cobrir. 

Um trabalho que pague bem seria ótimo. Mas o seu entrevistador não se importa com suas dificuldades financeiras; eles se preocupam se você é ou não adequado para este trabalho específico.

E se você entrar no escritório basicamente implorando pelo emprego só porque precisa de um contracheque, bem, isso não mostra realmente paixão ou habilidade, mas, sim, desespero. O desespero não lhe dá um emprego; você recebe um não.

3. Você tem um plano para crescer rapidamente na empresa

Ter aspirações de ter sucesso e crescer na empresa é extremamente atraente. O entrevistador certamente gostaria de saber se você se preocupa com seu futuro na empresa, e é por isso que muitos entrevistadores costumam perguntar como você se verá nos próximos anos. 

Mas o que você não quer é exagerar no fato de que está apenas tomando esse trabalho como um trampolim para o próximo passo. Se você parecer arrogante e desdenhoso sobre o papel atual, em vez de inspirado e motivado para ter sucesso, não é uma boa aparência. Portanto, pise com cuidado.

7 coisas que as pessoas de sucesso nunca revelam sobre si mesmas durante as entrevistas
Foto: (reprodução/internet)

4. Você tem algumas preocupações em relação ao trabalho

É normal ficar ansioso para começar um trabalho. Assumir uma nova função em uma nova empresa pode facilmente deixar até mesmo os profissionais mais experientes ficarem nervosos. 

E embora seja normal admitir que pode haver uma curva de aprendizado para você em algumas áreas do trabalho, você definitivamente não quer se vender abaixo do esperado

Se houver uma habilidade que você não possui ou um software com o qual não está necessariamente familiarizado, por exemplo, não se concentre nos aspectos negativos – concentre-se em sua vontade de aprender, em sua capacidade de adaptação impressionante e em sua motivação para enfrentar desafios. 

Dito isso, se você realmente acha que não pode fazer o trabalho, também não há problema em decidir que não é a opção certa para você e ir embora. Lembre-se de que as entrevistas são vias de mão dupla.

5. Você prefere trabalhar sozinho

Talvez você esteja acostumado a trabalhar de forma independente e talvez o trabalho até exija que você trabalhe basicamente por conta própria. Tudo bem dizer ao entrevistador que você se sai bem em ambientes independentes. Não é certo, entretanto, dizer ao entrevistador que você realmente não gosta de trabalhar em grupos. 

Mesmo as funções de trabalho mais individualistas exigem trabalho em equipe e colaboração, e você precisará ser capaz de trabalhar bem com seus colegas para ter sucesso em sua função e ajudar a empresa a ter sucesso em seus objetivos. Ser capaz de fazer as duas coisas é uma grande qualidade.

Veja também: Como descrever seu estilo de liderança para fazer os entrevistadores falarem “sim”

6. Você odeia trabalhar sozinho

Da mesma forma, se você não adora trabalhar sozinho e prefere ambientes em grupo, tudo bem. Muitas pessoas pensam da mesma forma. 

Trabalhar junto com uma equipe pode mantê-lo motivado e inspirado, e trocar ideias e apoiar uns aos outros pode levar a um grande sucesso. 

Mas focar no fato de que você odeia trabalhar sozinho – em vez dos benefícios do trabalho em equipe – pode dar errado. Você não quer parecer incompetente sozinho ou depender demais dos outros. Novamente, o equilíbrio é fundamental.

7 coisas que as pessoas de sucesso nunca revelam sobre si mesmas durante as entrevistas
Foto: (reprodução/internet)

7. Você não tem perguntas

No final da entrevista, é provável que o entrevistador pergunte se você tem alguma dúvida. Se a entrevista correu bem, o entrevistador entrou em detalhes e você teve uma discussão envolvente, talvez você não tenha mais perguntas candentes a fazer. 

Mas não fazer perguntas pode fazer você parecer desinteressado no trabalho. Também pode parecer que você não fez sua pesquisa porque, se você leu o suficiente sobre a empresa, a função ou o entrevistador, certamente haverá pelo menos algo sobre o qual você pode perguntar. 

Se o entrevistador já respondeu a todas as suas perguntas, você pode mencionar (seria bom que ele soubesse que fez um ótimo trabalho) e ainda expressar interesse perguntando sobre suas próprias experiências com a empresa. As pessoas adoram falar sobre si mesmas e essa pergunta mostra que você se preocupa em saber mais.

Fique por dentro: Sempre diga isto quando você se relacionar com alguém novo

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO