7 dicas para gerenciar uma equipe remota durante a pandemia de Coronavirus

7 dicas para gerenciar uma equipe remota durante a pandemia de Coronavirus
Foto: (reprodução/internet)

A pandemia de coronavírus (COVID-19) significa que muitos de nós trabalharemos em casa ou gerenciaremos equipes que de repente estão trabalhando remotamente. Uma situação de trabalho remota pode ser um desafio em circunstâncias normais, mas isso não é comum.

Como gerenciar trabalhadores remotos

As perturbações que as pessoas enfrentam em suas vidas diárias não foram planejadas, e as empresas estão lutando para mudar a forma como fazem negócios. Tudo isso significa que os gerentes terão muito mais dificuldade para lidar com as equipes de maneira eficaz.

Seja empático

A pandemia está empurrando as pessoas para situações que nunca imaginaram. Muitos trabalhadores que nunca trabalharam remotamente agora se veem tendo que fazê-lo pela primeira vez. 

É provável que alguns deles nunca quisessem. E vamos lembrar que muitas escolas fecharam e as crianças também estão em casa. Esta situação de trabalho vai ser uma transição significativa e um ajuste. Como gerente, tente entender isso e antecipar problemas potenciais

Seja pro ativo. Converse com suas equipes e veja como estão se saindo, e isso vai além de simples questões de trabalho. Tente se certificar de que eles têm o que precisam para fazer o trabalho. 

Durante o seu um a um regular, certifique-se de falar sobre quaisquer obstáculos ou desafios que eles estejam enfrentando. Isso também ajudará a identificar problemas em toda a equipe.

Leia também: Por que a confiança na economia é importante durante uma pandemia?

Comunicação efetiva

A comunicação é fundamental ao gerenciar funcionários remotos. Quando você não pode ir até lá e conversar com alguém no escritório, a dinâmica da comunicação muda drasticamente. Mas, só porque sua equipe está trabalhando remotamente, isso não significa que você não pode colaborar e ainda ser criativo.

Uma ótima ideia é começar o dia com uma videoconferência. Isso pode ser especialmente eficaz para uma equipe maior. Se você gerencia um grupo menor, check-ins individuais pelo telefone ou pelo Skype podem funcionar melhor. O importante é que você comunique as prioridades, mantenha os projetos dentro do cronograma e as ideias fluindo.

Uso de qualidade do tempo

Conduzir uma reunião produtiva que aproveite bem o tempo pode ser um desafio, mesmo quando todos estão no escritório. Fazer isso por chamada de conferência para vídeo conferência leva esses desafios a outro nível. 

Certifique-se de ter uma agenda. Siga o plano e mantenha as coisas em andamento, não há nada pior do que uma conversa sinuosa que é difícil de ouvir durante uma conferência telefônica. Certifique-se de encerrar a reunião com as lições pertinentes e enviar um e-mail de acompanhamento.

7 dicas para gerenciar uma equipe remota durante a pandemia de Coronavirus
Foto: (reprodução/internet)

Horários e horários do escritório virtual

É essencial, como gestor, estar disponível e online. Quando você e sua equipe estão trabalhando remotamente, pode ficar um pouco confuso. Quando as pessoas estão online? Quando as pessoas podem entrar em contato com você? 

Durante a pandemia, as responsabilidades da vida podem criar distrações para você e sua equipe. O horário de expediente virtual pode ajudar sua equipe e você cria alguma rotina para o dia. Além disso, permite que sua equipe saiba quando você está disponível e deve ajudar a fornecer uma comunicação eficaz.

Use as ferramentas à sua disposição

Ferramentas de gerenciamento de projetos como Trello, Workzone e Zoho Projects tornam-se ainda mais essenciais ao gerenciar uma equipe remota. Todos precisam estar a bordo e usar os recursos em que sua empresa investiu.

Outras ferramentas incluem ferramentas de vídeo conferência, seja Gotomeeting, Zoom ou qualquer outra coisa. Se você usou uma ferramenta de videoconferência e sempre foi um pesadelo usá-la, agora pode ser um bom momento para mudar. 

A última coisa que você quer é frustrar os membros da equipe perdendo tempo com algo que não funciona muito bem. Isso se aplica a outras ferramentas também – coisas que poderiam ter sido um simples incômodo no passado podem se tornar incapacitantes em um cenário remoto para todo o trabalho.

Veja também: Como escrever e lançar sua própria descrição de trabalho?

Não use e-mail em excesso

É fácil enviar a alguém um e-mail com uma pergunta. Muito fácil às vezes. A última coisa que você deseja é que sua equipe seja martelada com e-mails não essenciais e sem parar. Pode custar caro simplesmente responder e-mails em vez de realmente fazer o trabalho. 

Se uma pessoa estiver online, conversar com ela pode ser a melhor maneira de obter uma resposta à sua pergunta. Ou, se for enviar um e-mail, certifique-se de que seja o mais abrangente possível. Por último, não deixe que os e-mails que você está recebendo sobrecarreguem você. 

Talvez você possa enviar uma resposta rápida como “Ei, obrigado por isso, vamos discutir em nosso um-a-um”. Às vezes, uma simples resposta de confirmação de recebimento é tudo o que é necessário.

7 dicas para gerenciar uma equipe remota durante a pandemia de Coronavirus
Foto: (reprodução/internet)

Crie um fim para o seu dia de trabalho

Isso é essencial para você e sua equipe. Por um lado, você precisa de um horário de expediente virtual e de uma programação para garantir que está trabalhando em um ambiente doméstico. Mas, este é o outro lado da equação. 

As pessoas precisam descomprimir e encerrar seu dia de trabalho. Mesmo que seja uma questão de apenas fazer uma pausa às 17h e ficar online mais tarde para verificar o e-mail. É importante para você e sua equipe reservar um tempo para si próprios e evitar o esgotamento.

Fique por dentro: Aceite ou espere: avaliando uma oferta de emprego

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec