Eu conduzi minha carreira como uma campanha política e fui promovido em 6 meses – veja como

Eu conduzi minha carreira como uma campanha política e fui promovido em 6 meses - veja como
Foto: (reprodução/internet)

“Decidimos dar-lhe mais um ano para tentar uma promoção.”

Eu estava ansioso com essa discussão com meu chefe durante toda a semana. Os resultados de final de ano estavam sendo anunciados e era minha segunda vez tentando uma promoção que eu realmente queria.

Meu primeiro pensamento foi: “Com licença … o quê ?!” Eu tinha dado o meu melhor no trabalho com ótimo feedback dos clientes e, ainda assim, estava ficando para trás de cada colega e colega júnior ao vê-los subir a escada corporativa.

Eu me senti frustrado, com raiva e preso em um ciclo de culpar o mundo inteiro.

“São as duas licenças-maternidade que tirei para ter meus filhos.”
“Sou uma minoria nesta organização.”
“Eu simplesmente não sou bom o suficiente.”

Eu internalizei essa decisão como uma falha em mim, meu talento, minha personalidade, minhas escolhas de vida e decidi que simplesmente não fui feito para uma vida de consultoria. Procurei outros empregos e quase aceitei uma oferta, mas algo em mim me obrigou a avaliar minhas ações.

Talvez “eu” estivesse faltando alguma coisa. Eu estava fazendo a mesma coisa repetidamente e esperando um resultado diferente. E se eu colocasse meu ego de lado e fizesse uma mudança na maneira como estava moldando minha carreira?

Voltei para o meu chefe e vários executivos seniores e pedi ajuda. Este conselho que recebi mudou tudo.

“Punya … as pessoas estão conduzindo suas carreiras como uma campanha política”

Isso mudou completamente a forma como eu via meu trabalho. Ocorreu-me que estava conduzindo minha carreira no piloto automático o tempo todo, esperando que as coisas acontecessem.

Criei um plano de 6 meses para agir e comecei a implementar essas ideias. Assumir o controle do meu sucesso foi o maior avanço na minha carreira e isso mudou tudo. Aqui estão os seis passos que dei para conduzir minha carreira como uma campanha política.

Leia também: Como fazer a transição para uma nova indústria se a sua foi dizimada

1. Peça ajuda

A maioria das pessoas estão dispostas a ajudá-lo. Você tem que ser claro sobre o que deseja e pedir. Qual é o pior que poderia acontecer? A resposta é “não” se você não perguntar de qualquer maneira. 

Nem todos em minha empresa tiveram tempo para ajudar. Mas quando comecei a pedir ajuda, a maioria das pessoas estavam dispostas a me dar conselhos e ganhei clareza sobre meus próximos passos.

Eu conduzi minha carreira como uma campanha política e fui promovido em 6 meses - veja como
Foto: (reprodução/internet)

2. Traga um POV (Ponto de Vista)

Não seja o tomador de notas nas reuniões. Essa é uma maneira de obter a tarefa permanente de redigir as atas da reunião. Embora exija talento para capturar todos os detalhes das reuniões, especialmente com executivos seniores ou partes interessadas muito técnicas do cliente, isso não ajuda a posicioná-lo como um líder

Comecei realmente a me envolver na discussão da reunião e a expressar meu ponto de vista (POV). No início, parecia estranho, mas quando comecei a usar esse músculo, minha confiança cresceu e comecei a ser notado pelos meus idosos por causa de minhas ideias.

3. Seja proprietário de um projeto do início ao fim

Eu sempre fui a pessoa que assumiu quaisquer projetos / papéis que surgiram em meu caminho. Foi só quando comecei a discutir conscientemente minhas funções nos projetos, quais áreas de trabalho eu teria e o que seria responsável por que meus veteranos começaram a me levar a sério.

Veja também: 4 maneiras de o trabalho mudar após a Covid e 2 erros que os líderes podem cometer

4. Seja deliberado ao construir relacionamentos

Como introvertido, odeio networking. Eu odiava participar de eventos aleatórios e esperar que, por acaso, encontrasse pessoas que pudessem fazer a diferença em minha carreira e vice-versa. 

É exaustivo! Mas e quanto à rede direcionada? Sim por favor! Fazer minha pesquisa para listar os profissionais que poderiam ter um impacto em minha carreira e vice-versa mudou toda a minha abordagem em relação ao networking e me trouxe resultados tremendos.

5. Levante a mão (ou seja, torne a vida do seu chefe mais fácil)

Se você pode se tornar a pessoa certa para seu chefe ou veteranos, você é excelente. Comecei a comunicar minha marca e a pedir oportunidades para minha rede. 

Isso me ajudou a conseguir projetos que se encaixam perfeitamente em minhas habilidades e também me ajudou a orientar minha equipe e ajudá-los a ter sucesso em sua carreira.

Eu conduzi minha carreira como uma campanha política e fui promovido em 6 meses - veja como
Foto: (reprodução/internet)

6. Aja como se você já tivesse conseguido

Este não é um “fingir até que você faça”, mas uma mudança de mentalidade. Demorou um pouco antes de perceber que tinha todas as habilidades para ser promovido, mas não estava sinalizando isso para meus veteranos. Eu não estava aparecendo no papel sênior que queria. 

Eu não estava demonstrando confiança e não estava pensando como um executivo sênior. No momento em que disse a mim mesmo que estava pronto para o próximo nível, foi como se um interruptor fosse acionado e tudo funcionasse perfeitamente.

Essas ações me empurraram para fora da minha zona de conforto? Sim. Tive a curva de aprendizado mais íngreme da minha carreira naquele ano? Sim. Eu fui promovido? Sim!

Portanto, se você se sentir estagnado em sua carreira, pergunte-se se está seguindo as etapas acima para impulsionar sua carreira em vez de esperar que as coisas aconteçam. Comunique o seu valor e busque oportunidades e pessoas que podem ajudá-lo a ter sucesso. Mais importante ainda, conduza sua carreira como uma campanha política.

Fique por dentro: Sempre diga isto quando você se relacionar com alguém novo

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec