Faça esses ajustes importantes de marca quando você ultrapassar a fase de “inicialização”

Faça esses ajustes importantes de marca quando você ultrapassar a fase de "inicialização"
Foto: (reprodução/internet)

Nem sempre é fácil reconhecer quando isso acontece, mas em algum momento, sua empresa deixa de ser uma startup e se torna um empreendimento viável de longo prazo. Este é o momento crucial em que você pode impulsionar seu negócio para o próximo nível ou permitir que seus concorrentes alcancem e comam sua base de mercado.

Nesta conjuntura, os próximos passos que você dá podem estabelecer seu negócio e torná-lo atraente para clientes e investidores. Embora muitas armadilhas tenham causado a queda de mais de uma empresa, várias ações específicas podem aumentar significativamente suas chances de sucesso.

Se você estiver pronto para levar sua startup para o próximo nível, considere a implementação dos seguintes processos.

1. Revisite seu plano de negócios

Os empreendedores são curiosos por natureza e, quando surgem novas oportunidades, pode ser tentador explorar novos caminhos e perder o foco em seu negócio principal. No entanto, é essencial retornar às etapas do plano de negócios que o levaram até onde você está agora.

Essas são as bases que o ajudaram a crescer e é vital reconhecer que essa é uma estratégia de sucesso que o trouxe ao próximo estágio.

Um plano de negócios é um documento vivo e, sem dúvida, você o revisou várias vezes ao aprender lições ao longo de sua jornada. Agora é a hora de revisitar seu plano de negócios e integrar suas novas ideias à estrutura florescente existente.

Leia também: Do serviço militar ao empresarial: um veterano e estrategista compartilha 4 verdades de liderança

2. Defensor do atendimento ao cliente

A maioria das empresas cresce oferecendo um excelente atendimento ao cliente. No entanto, algumas startups podem se envolver demais com os planos de expansão e esquecer de focar neste elemento crucial.

Embora existam desafios envolvidos na implementação de novos processos adequados para uma força de trabalho maior, manter e melhorar os níveis de serviço ao cliente é essencial.

Se você estiver recrutando mais funcionários, pode ser prudente contratar um gerente que possa supervisionar os padrões de treinamento e serviço para garantir que você permaneça na vanguarda em seu campo.

Sua reputação é crucial e seu compromisso com um excelente atendimento ao cliente determina sua posição na percepção pública.

Faça esses ajustes importantes de marca quando você ultrapassar a fase de "inicialização"
Foto: (reprodução/internet)

3. Aumente seus esforços de marketing

Seus clientes atuais sabem que você opera um negócio confiável, mas ainda há uma grande quantidade de participação de mercado inexplorada que precisa saber sobre sua experiência. 

Quanto mais clientes souberem sobre sua empresa e seus produtos, mais oportunidades você terá de aumentar as vendas para se adequar ao seu novo status de autoridade do mercado.

Ter uma estratégia de SEO eficaz é crucial para estabelecer sua empresa com uma base de clientes mais ampla. Otimizar suas campanhas de publicidade online pode ser desafiador se você não estiver familiarizado com termos como métricas de palavras-chave, SERP e penalidade algorítmica.

Você pode contratar um especialista em SEO qualificado, mas isso pode ser caro e pode levar algum tempo para ver o retorno da publicidade online. Você pode querer considerar a terceirização para uma empresa de publicidade online ou pode considerar a contratação de um freelancer com excelentes referências e resultados.

Veja também: 6 dicas para negociar uma oferta durante cortes generalizados no orçamento

O marketing online é uma indústria baseada em dados, portanto, é essencial trabalhar com um profissional que forneça relatórios semanais sobre gastos com publicidade e resultados para que você possa monitorar seus retornos.

4. Corte a “gordura”

O investimento é crucial ao levar seu negócio para o próximo nível. No entanto, é vital cortar custos sempre que possível. Cada startup gasta dinheiro enquanto descobre o que é lucrativo e o que não é. Quando chega a hora de se tornar uma empresa estabelecida, é vital cortar gastos em áreas não essenciais.

Ao economizar dinheiro em um departamento, você pode aumentar a quantidade de capital disponível para investimento em áreas mais lucrativas.

5. Crie uma cultura empresarial

Quando o número de funcionários é pequeno, é muito mais fácil incutir a cultura da empresa. Os funcionários podem se beneficiar do contato próximo com a administração e aprender em primeira mão como a empresa se apresenta aos seus clientes.

No entanto, isso se torna mais difícil à medida que o número de funcionários aumenta. Quando uma empresa cresce, também exige mais tempo dos diretores para trabalhar com investidores e clientes importantes.

É vital fornecer um documento escrito de exatamente que tipo de cultura você espera dos funcionários. Honestidade, respeito, incentivo, positividade e apoio são aspirações excelentes para cada membro da equipe. 

Cada gerente em sua empresa deve promover seu ethos, para que sua personalidade continue a percorrer a empresa à medida que ela cresce.

Faça esses ajustes importantes de marca quando você ultrapassar a fase de "inicialização"
Foto: (reprodução/internet)

6. Aumente o Capital

Você sabe que sua empresa pode fazer a diferença e seus clientes também, mas a realidade é que você precisa de dinheiro para tornar esse sonho realidade.

Procure os parceiros certos em vez de investidores que apenas fornecem capital. Você pode se beneficiar da experiência de um investidor em ajudar empresas a desenvolver e fazer conexões comerciais significativas que podem ser ideais para um crescimento exponencial.

7. Implemente seu plano

Quando sua startup se torna um negócio viável, você pode experimentar emoções conflitantes. Orgulho pode se misturar com dúvidas sobre para onde você vai a partir daqui. A implementação dessas seis etapas pode fornecer uma base sólida para o sucesso e ajudar a levar sua startup ao próximo nível.

Fique por dentro: Sempre diga isto quando você se relacionar com alguém novo

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec