O LinkedIn é a chave para a busca moderna de empregos: veja como usá-lo de maneira eficaz

O LinkedIn é a chave para a busca moderna de empregos: veja como usá-lo de maneira eficaz
Foto: (reprodução/internet)

Você fez check-in em seu perfil do LinkedIn recentemente? Você pode estar negligenciando uma das ferramentas mais dinâmicas do seu arsenal profissional. Reviver aquela página inerte do LinkedIn pode ser o momento decisivo para sua busca de emprego.

Desde que foi lançado em 2003, o LinkedIn cresceu e se tornou um recurso confiável para a contratação de gerentes que buscam preencher uma posição. 

ANÚNCIO

Os resultados da pesquisa no “Jobvite Recruiter Nation Report 2016” mostraram que 87% dos recrutadores consideram a plataforma de mídia social mais eficaz para avaliar candidatos durante o processo de contratação. Essa é uma estatística convincente a ser considerada ao planejar sua estratégia para atrair ofertas de emprego desejáveis.

Sua presença no LinkedIn precisa transmitir mais do que um currículo atualizado descrevendo sua formação e experiência. Os recrutadores estão procurando além das habilidades básicas para encontrar candidatos, de acordo com o relatório do Jobvite. 

A decisão de contratar é fortemente influenciada pelo entusiasmo e pelas habilidades de comunicação, bem como pelo domínio dos requisitos do trabalho. Felizmente, é aí que o LinkedIn pode ajudá-lo a brilhar.

Atualize sua presença no LinkedIn

Imagine isso

O LinkedIn estima que simplesmente ter uma imagem sua aumenta a probabilidade de visualização de seu perfil em 14 vezes.

Faça a primeira impressão contar, com uma imagem atualizada que os recrutadores reconhecerão você, quer eles o encontrem depois de terem visto sua página, quer no acompanhamento após uma entrevista consultando seu perfil do LinkedIn.

Não é necessário vestir-se com traje executivo completo se esse não for o seu estilo; vista as roupas que espera usar para o trabalho que deseja.

Tire uma foto em alta resolução, com seu rosto ocupando pelo menos 60% do quadro, cortado logo abaixo dos ombros até o topo da cabeça, contra um fundo neutro. Você pode se sentir mais confortável com uma expressão séria, se isso se adequar à imagem que deseja projetar. 

Leia também: Gerenciando durante a recessão do verão

Geralmente, as pessoas tendem a ser atraídas por fotos em que estão sorrindo, achando-as agradáveis ​​e acessíveis.

Peça a outra pessoa para tirar a foto, em vez de tirar uma selfie. As fotos tiradas com a câmera traseira em smartphones são de qualidade superior do que a câmera selfie produz, e você também aparecerá mais natural na imagem.

Otimize seu título

O título do perfil pode ser mais do que o cargo de sua posição atual. O título e o cargo recente têm grande peso no algoritmo do LinkedIn e é também assim que os gerentes de contratação procuram candidatos. 

Use o espaço para explicar o que você faz, especialmente se seu setor tiver uma variedade de descritores para seu conjunto de habilidades. Usar palavras-chave relevantes no título aumenta a probabilidade de seu perfil aparecer nos resultados de pesquisa.

A localização é outro fator importante para os recrutadores. Eles gostam de começar sua busca por candidatos localmente, o que significa que seu perfil aparecerá nessas buscas. 

Se você quiser trabalhar em outra cidade, nomeie-a como sua localização, ou então você pode especificar para quais cidades você se mudaria na configuração “Interesses de carreira”.

O LinkedIn é a chave para a busca moderna de empregos: veja como usá-lo de maneira eficaz
Foto: (reprodução/internet)

Expanda sua rede

Quanto mais conexões você tiver, mais oportunidades estarão disponíveis para você. É o caso das ofertas de emprego tradicionais, em que uma ligação pode ajudar a obter uma referência, e do algoritmo do LinkedIn, que privilegia ligações que tenham associações mais próximas com o pesquisador. 

Com uma rede mais ampla, é mais provável que você entre em contato com conexões que ajudarão seu perfil a ser notado pelo gerente de contratação certo, especialmente se você cultivar uma rede alinhada com seus objetivos.

Comece sincronizando seus contatos de e-mail com seu perfil, o que permite ao LinkedIn sugerir pessoas com as quais você pode se conectar; você pode aumentar ainda mais a rede enviando solicitações do LinkedIn após reuniões ou conversas. Lembre-se de que as solicitações pessoais de conexão têm maior probabilidade de serem aceitas. 

Um outro caminho para fazer conexões é ingressar em um dos grupos da indústria que o LinkedIn hospeda, já que você pode convidar todos no grupo para se conectarem ao seu perfil.

Veja também: 7 coisas que as pessoas de sucesso nunca revelam sobre si mesmas durante as entrevistas

Compartilhe seus interesses

A curadoria cuidadosa e o compartilhamento de informações, notícias e estudos que vêm em seu feed do LinkedIn nutrirão suas conexões e também podem trazer mais atenção para seu perfil. 

Compartilhe conteúdo de seu feed do LinkedIn que seja atraente para você e que você acha que as pessoas em sua rede acharão interessante. Interaja com outras pessoas, gostando e comentando em suas postagens também. Isso os incentiva a se conectar com você e eles retornarão o interesse visitando seu perfil.

A princípio, você pode querer limitar o que compartilha ao conteúdo com o qual concorda, mas quando adiciona comentários ao conteúdo, pode lançar uma rede mais ampla. Você pode explicar por que a peça é importante para você, mesmo se discordar dela. 

Comentários bem elaborados podem gerar atenção e colocá-lo no caminho para se estabelecer como um líder inovador.

O LinkedIn é a chave para a busca moderna de empregos: veja como usá-lo de maneira eficaz
Foto: (reprodução/internet)

Publique seu próprio conteúdo

Depois de criar uma presença no LinkedIn com compartilhamentos e comentários, você pode se aventurar a produzir seu próprio conteúdo. 

Você pode notar que certas postagens que você compartilha geram mais comentários do que o normal e você deseja continuar a discussão, ou você está inspirado para explorar um problema com mais profundidade. Talvez você tenha percepções pessoais de sua própria experiência que está pronto para expressar.

O conteúdo original demonstra seu estilo para possíveis empregadores de uma forma que um currículo não demonstra. Também atrai mais visualizações ao seu perfil e pode gerar discussões animadas e frutíferas. Os gerentes de contratação podem não ter tempo para ler seu conteúdo, mas perceberão a energia que você traz para a mesa.

Fique por dentro: Sempre diga isto quando você se relacionar com alguém novo

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO