Por que você nunca é sênior demais para um mentor?

Por que você nunca é sênior demais para um mentor?
Foto: (reprodução/internet)

Os mentores podem ajudar a moldar nossa jornada. Eles oferecem conselhos e percepções aos quais podemos não ter acesso. No início de sua carreira, você pode ter desejado a orientação de um mentor e agora talvez esteja em posição de oferecer essa orientação a outras pessoas. 

Acontece que mesmo o profissional mais experiente ainda pode aprender e crescer; na verdade, é a abertura para o crescimento que distingue os executivos do mais alto calibre. Muitos profissionais de nível sênior pensam que já passaram do estágio de poder se beneficiar de um mentor. 

No entanto, nossa experiência em administrar sessões de mentoria para pessoas de todos os níveis mostra que você nunca é sênior demais para se encontrar com um mentor. 

Para o mentor da Ivi Exec, Julie Kantor de Twomentor, “mentoring” também é uma via de mão dupla que beneficia todas as partes, como ela explica, “Mentoring é um conceito de pagamento adiantado e cada um de nós pode ser mentor e mentor.

Leia também: 5 maneiras de liderar com coragem durante as crises

Meus mentores são 20 anos mais novos do que eu e 20 anos mais velhos do que eu. Meu conselho – entre no jogo e tenha perspectivas diferentes”.

Chame isso de “tutoria de colegas”, se quiser, mas a experiência nos mostra que, qualquer que seja o nome, pode ser imensamente útil. Se você não acredita em nós, continue lendo para ver o que alguns de nossos membros têm a dizer sobre sua própria experiência.

Beneficie-se de uma perspectiva externa

Os mentores da Ivy Exec são alguns dos indivíduos mais talentosos em sua área, portanto, obter conselhos sobre seu crescimento pessoal e profissional é uma oportunidade incomum.

Como um profissional de nível sênior, é pequeno o grupo de pessoas com quem você pode se aproximar para ter ideias, insights e até mesmo assistência que realmente compreenderá os desafios que você enfrenta.

Ao trabalhar com um mentor, você pode ter uma caixa de ressonância que pode oferecer uma experiência comprovada no assunto no qual você precisa de ajuda.

“Procurei um mentor, pois todos temos nossos pontos cegos, e os mentores podem nos fornecer uma visão imparcial de fora da situação. Sempre me beneficiei de um mentor, seja para buscar conselhos ou uma opinião sobre o que eles teriam feito em uma situação semelhante”, diz Anand.

Por que você nunca é sênior demais para um mentor?
Foto: (reprodução/internet)

Anand fala: “Tenho interagido com meu mentor para obter conselhos sobre crescimento profissional, sobre meu currículo e até mesmo sobre minha personalidade. Eu acredito fortemente que quanto mais graduados alcançamos em nossa carreira, mais devemos buscar mentores, já que já construímos antolhos ainda maiores para nós mesmos.”

“Alguns dos empreendedores mais bem-sucedidos em todo o mundo compartilharam que um dos grandes contribuintes para seu sucesso foram suas interações regulares com seus mentores.” – Anand Shrivastasta, Gerente Sênior.

Veja também: Avaliando empregadores em potencial: o que perguntar pós-corona

A tutoria de pares capacita os participantes

Em um nível mais alto de negócios, pode ser difícil encontrar colegas seguros para compartilhar seus desafios. Os indivíduos em sua empresa podem ter suas próprias prioridades que obscurecem sua perspectiva. Aqueles que estão perto de você, amigos e familiares, podem se conter por amor e bondade

Um mentor de pares pode capacitá-lo a tomar decisões, controlar seu trabalho e seu desenvolvimento pessoal e seguir em frente. Um executivo de varejo com 30 anos de experiência conta que usa regularmente o programa de mentores para obter novas perspectivas de indivíduos altamente qualificados.

Uma das surpresas mais agradáveis ​​para mim foram as sessões de mentor, uma ajuda tremenda que achei inestimável. Quase todos os meses, vou ao site e uso os vários filtros para selecionar um mentor da minha área escolhida, para falar sobre um tópico que eu escolho e um subtópico dentro dele. 

É uma fórmula que desejo que mais organizações de mentores usem! Nunca tive uma sessão de mentor em que não me sentisse como se a pessoa com quem estava falando fosse um executivo de classe mundial, comunicador estelar e alguém cujos conselhos aprendi e respeitei. ” – Rick Planos, Executivo de Varejo.

Por que você nunca é sênior demais para um mentor?
Foto: (reprodução/internet)

Cultive uma abertura para o aprendizado

Na verdade, tudo se resume a aproveitar uma oportunidade de aprender. Pessoas inteligentes nunca param de aprender, e líderes bem-sucedidos aproveitam todas as oportunidades para aprimorar suas habilidades básicas e sociais. Nossa própria coordenadora do programa mentora resume perfeitamente quando diz:

“Muitas vezes pensamos que mentoria é algo que deve ser utilizado por profissionais que estão apenas começando a carreira. Com muitos anos de experiência, descobrimos que a mentoria é uma boa opção para todos, não importa o estágio de sua carreira.” 

“Os mentores fornecem um novo ponto de vista; eles são uma caixa de ressonância para suas idéias, alguém com quem fazer um brainstorm. Receber conselhos de alguém que já esteve onde você está, que também teve dúvidas e desafios a superar, pode ser inestimável,” diz Vanja.

“O mentoreamento é tão valioso para executivos seniores quanto para qualquer pessoa que esteja começando. ” – Vanja Karlicic, coordenadora do programa Ivy Exec Mentor.

Fique por dentro: Gerenciando uma equipe remota: 3 chaves para o sucesso

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec