Sou um especialista em contratação – aqui estão 6 razões pelas quais você deve estar se sentindo otimista sobre a busca de empregos para 2021

Sou um especialista em contratação - aqui estão 6 razões pelas quais você deve estar se sentindo otimista sobre a busca de empregos para 2021
Foto: (reprodução/internet)

Depois de um ano difícil, há alguma esperança no horizonte para 2021. Os líderes do Federal Reserve estão prevendo que o desemprego cairá para 5% no final do próximo ano. (Em abril, atingiu um recorde de 14,7%, de acordo com o Bureau of Labor Statistics, embora tenha caído para 6,7% em novembro).

Com a primeira vacina COVID sendo administrada atualmente a profissionais de saúde e funcionários e residentes de instituições de longa permanência, as pessoas estão começando a ficar mais otimistas em relação a 2021.

ANÚNCIO

Verificamos com especialistas de carreira por que as pessoas deveriam estar se sentindo positivas em relação à procura de emprego a seguir ano. Aqui está o que eles disseram.

1. Haverá mais clareza sobre o futuro

“2020 foi um ano repleto de incertezas. Os primeiros dias da pandemia nos colocaram em um território completamente desconhecido, com muitos de nós lutando para se adaptar ao trabalho remoto e muitos outros perdendo empregos devido ao declínio nos negócios ”, escreve Erin Thompson, gerente sênior de marketing de produto.

“Embora os efeitos da pandemia ainda estejam em vigor, a maior diferença em 2021 será aumentar a clareza sobre como será o futuro”, completa Erin Thompson.

Uma mudança positiva que ela prevê é um aumento nas contratações à medida que a vacina é mais amplamente distribuída. Ela também acredita que haverá crescimento de empregos mais ‘preparados para o futuro’. 

Em muitas indústrias, a pandemia apenas acelerou as mudanças que já estavam em andamento. Os empregos que se tornarem disponíveis em 2021 provavelmente serão adequados para a economia nova e futura.

Leia também: Cinco principais opções para ajudá-lo a escrever um ótimo currículo

“À medida que o cenário muda e as coisas parecem mais promissoras, as empresas se sentirão mais seguras planejando contratar novas pessoas”, concorda Tara Clark, coach de carreira e redatora da Career Climb. 

“Além disso, haverá uma demanda reprimida em muitas indústrias devido às paralisações e à transição para um ambiente de trabalho remoto.”

2. As empresas criarão novas posições

A pandemia revolucionou o cenário de trabalho e introduziu novas necessidades para a força de trabalho. Por causa disso, Ellysa Smith, curadora de engajamento de RH, acredita que novas funções serão definidas. 

“Com a pandemia, os avanços tecnológicos se aceleraram, e isso significa que novas posições estão surgindo”, ela escreve:

“Os candidatos a emprego devem estar entusiasmados porque isso significa que as habilidades atuais podem ser transferidas para aquelas novas funções brilhantes e atraentes que oferecem a oportunidade de ser engajado e tente algo novo. ”

Kelli Anderson, Coach de Carreira e Mindset e fundadora da Mindset Mamas, está animada com essas mudanças. “2020 forçou as empresas a girar e fazer grandes mudanças, causando necessidades de recursos em áreas que não haviam considerado antes (por exemplo, Diretor de Trabalho Remoto)”, escreve ela.

Sou um especialista em contratação - aqui estão 6 razões pelas quais você deve estar se sentindo otimista sobre a busca de empregos para 2021
Foto: (reprodução/internet)

“Acredito que 2021 será o ano em que os candidatos a emprego podem avançar com sucesso em novas carreiras que realmente os façam sentir-se satisfeitos e realizados no trabalho, porque mais empregadores estão agora abertos a mudanças e a uma perspectiva diferente.”

3. Haverá mais oportunidades para inovar

Junto com novas funções, vem uma oportunidade maior de inovar – desde a forma como os negócios são administrados até as responsabilidades de diferentes cargos. 

“Se a necessidade e a oportunidade de inovar e redefinir existem, então também existem os empregos para apoiar o crescimento e a renovação do negócio”, escreve Randi Levin, Estrategista de Vida Transicional.

“À medida que todos nós ficamos mais familiarizados com a incerteza e a distorção das regras de como, onde e até por que fazemos negócios, as empresas precisarão se redefinir para sobreviver e prosperar em um novo mundo. 

A questão é: ‘Se não estamos mais presos a fazer negócios como fazíamos antes, o que é possível agora?’ A resposta a essa pergunta é o arco-íris após a tempestade de 2020 ”.

4. Mais trabalhos serão remotos

Thompson prevê um crescimento significativo em quantos empregos remotos estarão disponíveis no próximo ano. “Muitas empresas se adaptaram bem ao trabalho remoto e não têm planos de retornar a uma força de trabalho 100% baseada no escritório”, escreve ela.

Em geral, ela diz, haverá mais flexibilidade no trabalho; ela acredita que mesmo as empresas em que os funcionários voltam ao escritório não exigirão que eles estejam no local todos os dias da semana.

Veja também: Os líderes aprendem: por que um curso de liderança vale a pena

5. As lacunas de emprego não serão mais sinais de alerta

“É um ótimo momento para olhar porque todos nós passamos por essa convulsão juntos”, acrescenta Clark. “Como resultado, você não está embarcando em uma busca com uma lacuna de emprego ou uma transição de carreira sozinho; milhões estão na mesma posição, e isso a torna menos uma ‘bandeira vermelha’ do que era nos anos anteriores.”

“Eu digo que todos nós podemos aproveitar esse momento para entrar na carreira que queremos, porque, com o mundo inteiro em movimento, é um ótimo momento para definir o seu futuro.”

Sou um especialista em contratação - aqui estão 6 razões pelas quais você deve estar se sentindo otimista sobre a busca de empregos para 2021
Foto: (reprodução/internet)

6. Haverá mais oportunidades de encontrar um trabalho gratificante

Jacquelyn Lloyd, uma consultora de RH, vê o próximo ano como um momento para reenergizar suas carreiras, dizendo: “Talvez a mudança mais emocionante que os candidatos a emprego possam experimentar em 2021 seja uma mudança mental interna sobre como querem trabalhar, onde querem trabalhar e o legado que desejam deixar. ”

“Durante o ano passado, os candidatos tiveram a oportunidade de refletir sobre seus cargos atuais ou mais recentes e as atitudes e decisões de seus empregadores anteriores ou atuais durante 2020. Encontrar um empregador que compartilhe seus valores é muito importante para o sucesso e a felicidade.”

“A pandemia fez com que muitos parassem e avaliassem suas prioridades e as coisas que consideram importantes na vida”, concorda Genny Heikka, palestrante motivacional e coach de vida e carreira.

“Como profissional da indústria de coaching, tenho visto muitas mulheres aproveitarem esse tempo para investir em si mesmas para que possam ter uma ideia mais clara do valor exclusivo que trazem para a mesa e que tipo de impacto podem ter no futuro.

Fique por dentro: Sempre diga isto quando você se relacionar com alguém novo

O foco e o aumento da confiança que muitas vezes resultam dessa jornada de autodescoberta realmente empoderam as mulheres para abordar o mercado de trabalho com uma posição de força. 

Quando você sabe quem você é e sua vantagem distinta, isso informa para quais empregos você se candidata, com que eficácia você pode conectar quem você é ao que você faz (ou deseja fazer) e a confiança e entusiasmo que você traz para a entrevista! ”

Não importa o que as suas previsões para a procura de emprego em 2021, a maioria dos especialistas sugerem expandir seu conjunto de habilidades e garantir que ambos os duros e soft skills são claras sobre o seu currículo para aumentar suas chances de serem contratados.

“Soft skills e hard skills estarão em demanda, então certifique-se de enfatizar ambos, uma vez que as empresas que foram enxutas na esteira da pandemia buscarão formas inovadoras de reformular a marca e emergir de novo tanto interna quanto externamente”, Levin diz.

Traduzido e adaptado por equipe Vagas Liste

Fonte: Ivy Exec

ANÚNCIO